Atendimento do Serviço Social

Raynne Ferreira Santos – Assistente Social (CRESS 5493 – 21ª Região/MS)

E-mail: raynne.ferreira@ufms.br
WhatsApp: 67 99948-4269

Atendimento presencial na UAP-AE:

Segunda, quarta e sexta (7h às 11h | 13h às 17h)

Terça e quinta (9h às 11h | 13h às 17h | 19h às 21h)

 

O atendimento social ao estudante, entre as diversas atividades do Assistente Social na UFMS, é realizado diariamente pela equipe de assistentes sociais da Secretaria de Assistência Estudantil (SEAE), na Cidade Universitária e pelos assistentes sociais das Unidades de Apoio para Assuntos Estudantis (UAP-AE) nos Câmpus.

OBJETIVO:

Atuar nas situações vivenciadas pelos acadêmicos nos âmbitos educacional e social, que podem levar a sua retenção e evasão e limitar as suas possibilidades de vivência acadêmica nas mais diversas áreas na universidade (cultura, esporte, lazer, ensino, pesquisa, extensão, entre outros).

ATIVIDADES REALIZADAS:

  • Acolhimento e identificação das necessidades dos acadêmicos;
  • Atendimento, orientação, entrevistas, visitas domiciliares, estudos sociais e pareceres sociais aos estudantes para acesso aos auxílios de Assistência Estudantil oferecidos pela UFMS e viabilização dos direitos sociais presentes nas políticas públicas;
  • Acompanhamento social dos estudantes atendidos;
  • Orientação individual e coletiva sobre:
    1. Auxílios de Assistência Estudantil oferecidos pela UFMS;
    2. Informações educacionais, de saúde, lazer e cultura no âmbito da UFMS;
    3. Informações sobre os direitos dos estudantes referente as normativas institucionais;
    4. Informações e encaminhamento aos diversos serviços prestados pela rede pública, privada e não-governamental de saúde, assistência social, educação, entre outros, do município onde está matriculado.

Atendimento on-line do Serviço Social

Diante das mudanças provocadas pelas ações de prevenção à disseminação da COVID-19, a UFMS se preocupa em manter um espaço destinado ao acolhimento e desenvolvimento de ações e intervenções com foco na otimização educacional e social dos/as acadêmicos/as em um contexto marcado pela pandemia.

Oferecemos atendimento on-line em Serviço Social. Para agendar, faça sua inscrição e aguarde o contato que ocorrerá por e-mail. Inscrição através do link: http://link.ufms.br/atendimentosocial

 

Informações complementares

O Assistente Social tem o seu exercício profissional norteado pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social, que estabelece, entre outros:

Art. 15 Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.

Art. 16 O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

Parágrafo único. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

Art. 17 É vedado ao/à assistente social revelar sigilo profissional.

 

Referências

Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993). Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf