Serviço de Psicologia para Acadêmicos e Servidores

O Serviço de Psicologia tem o objetivo de oferecer assistência psicológica à comunidade CPAR, ou seja, aos alunos e servidores do Campus.
Para a assistência psicológica aos alunos, observamos a política de atenção à saúde dos estudantes UFMS, instituída pela Resolução Nº 126-COUN/UFMS, de 31 de agosto de 2021.
Assim, nossa agenda de serviços inclui ações coletivas e individuais para o acolhimento, a orientação e o suporte psicológico aos acadêmicos CPAR.
Atividades semestre 2022-1:
– Roda de conversa mensal com os acadêmicos (primeira quarta-feira do mês), juntamente com a Assistente Social do CPAR, Raynne Ferreira
– Grupo de acolhimento semanal (em planejamento)
– Atendimentos psicológicos individuais de caráter breve e pontual, com o objetivo de acolher, identificar e encaminhar a demanda em saúde mental dos acadêmicos.
Peço especial ajuda aos professores e coordenadores de curso na divulgação das atividades do Serviço de Psicologia e incentivo à participação das rodas de conversa e outras atividades coletivas aos alunos, pois a promoção e a prevenção em Saúde Mental passa fundamentalmente pela formação e fortalecimento de vínculos, sendo os espaços grupais muito favoráveis para isso.
Estou à disposição para sugestões dos professores/coordenadores de curso para temas para as rodas de conversa e para planejar oficinas para os acadêmicos, tendo em vista que vocês têm contato direto com as dificuldades deles.
No âmbito da Saúde Mental dos servidores, o Serviço de Psicologia CPAR/UFMS oferece atendimento psicológico breve e pontual, para escuta e orientação, conforme as normativas da PROGEP/UFMS.
Agendamentos, dúvidas, esclarecimentos, sugestões, apresentação de demandas, etc., podem ser solicitadas pelo email mayara.coutinho@ufms.br