Estrutura

MBA Gestão Estratégica de Organizações


DIREÇÃO

– convocar e presidir o Conselho da Unidade;
– dirigir, coordenar e supervisionar as atividades da Unidade;
– zelar pela fiel execução do Estatuto, deste Regimento e demais normas;
– coordenar as atividades acadêmicas e as administrativas da Unidade;
– zelar pelas informações da unidade mantidas no Sistema de Controle Acadêmico;
– exercer ação disciplinar no âmbito da unidade setorial, de acordo com o Regi-me Disciplinar da UFMS;
– coordenar a elaboração do plano de capacitação dos servidores lotados na Unidade da Administração Setorial, obedecidas às diretrizes e às prioridades estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, encaminhando-o ao Conselho da Unidade;
– coordenar e aprovar o plano de férias do pessoal lotado na Unidade, reme-tendo-os à unidade responsável pela gestão de pessoas;
– opinar sobre processos referentes à movimentação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação;
– determinar no âmbito da Unidade a abertura de sindicância e, quando necessário, propor à Reitoria a instauração de processo administrativo disciplinar;
– baixar atos normativos nos limites de suas competências;
– constituir comissão para normatização e acompanhamento dos processos de consulta e eleições no âmbito da sua competência;
– opinar sobre afastamento de servidores lotados na Unidade;
– opinar sobre a implementação da política de gestão de pessoas;
– submeter às Unidades competentes as propostas de convênios, de contratos e de outros instrumentos jurídicos de mesma natureza;
– encaminhar à Reitoria relatórios com os resultados dos programas e das ações de sua área de competência, sempre que solicitado;
– apresentar ao Conselho da Unidade as propostas de projetos de ensino, pesquisa e de ações de extensão que devem compor os planos de atividades de ensino, pesquisa e de extensão da Unidade;
– designar docentes para orientação e tutoria de alunos de graduação quando a forma de designação não estiver prevista nas normas específicas do programa;
– dirigir as atividades dos servidores lotados na Unidade, promovendo o cumprimento das obrigações concernentes a cada um;
– zelar pela guarda e pela preservação de equipamentos e de materiais permanentes sob sua responsabilidade;
– elaborar, para encaminhamento ao Conselho da Unidade, o plano de gestão da infraestrutura da Unidade, no qual constarão as propostas de uso, de expansão e de manutenção do espaço físico e as propostas de uso, de aquisição e de manutenção de materiais e de equipamentos; e
– zelar pelas informações no que tange às atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços desenvolvidos pelos docentes lotados na Unidade.

(Artigo n.º 11 – Resolução nº 78/2011-COUN – Regimento Geral da UFMS)

Diretora:
Prof. Dr.ª Andréia Cristina Ribeiro
Servidor:
Leonardo Chaves de Carvalho

 

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

– elaborar os estudos necessários à compatibilização dos programas, das cargas horárias e dos planos de ensino das disciplinas componentes da estrutura curricular, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso;
– encaminhar às Unidades da Administração Setorial as demandas de oferecimento de disciplinas;
– acompanhar a execução do Projeto Pedagógico do curso;
– orientar e acompanhar a vida acadêmica;
– acompanhar o desempenho dos acadêmicos do curso, encaminhando relatório ao Colegiado;
– assessorar as Unidades da Administração Central e da Administração Setorial em assuntos de administração acadêmica;
– coordenar a matrícula dos alunos de seu curso;
– assessorar as Unidades da Administração Setorial que oferecem disciplinas ao curso, bem como os respectivos professores, na execução do projeto pedagógico do curso e demais normas emitidas pelo Colegiado de Curso; e
– zelar pelas informações mantidas no Sistema de Controle Acadêmico.

(Artigo n.º 19 – Resolução nº 78/2011-COUN – Regimento Geral da UFMS)

Coordenações:
Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo – Curso de Administração
Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim – Curso de Matemática
Prof. Dr. Bruno Peixoto Carvalho– Curso de Psicologia

 

SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO – SAP

– controlar e executar as atividades de apoio administrativo necessárias ao funcionamento das Coordenações de Curso;
– organizar e executar todos os procedimentos administrativos necessários as reuniões dos Colegiados de Curso;
– providenciar a publicação dos atos homologados nas reuniões dos Colegiados de Curso;
– colaborar na elaboração do horário de aula e ensalamento;
– auxiliar no lançamento da lista de oferta de disciplinas no SISCAD;
– orientar os Coordenadores de Curso sobre a seleção de candidatos à monitoria;
– desenvolver outras atividades na sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:

Fabíola Cristina de Freitas – responsável
Angélica Nunes Ferreira

 

SECRETARIA ACADÊMICA – SECAC

– controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
– promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;
– providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
– executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;
– orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
– viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;
– divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
– orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
– colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
– proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
– orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
– encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
– executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
– executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
– orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;
– acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
– preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
– instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica;
– encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
– emitir atestados, declarações, certificados e históricos solicitados pelos discentes;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:
Patricia Queiroz Peli – responsável
Ani Caroline Machado

 

SECRETARIA DE APOIO ADMINISTRATIVO – SAD

– controlar, orientar e avaliar as atividades de apoio administrativo, necessárias ao funcionamento do Câmpus;
– atender pessoas que desejam comunicar-se com os servidores lotados no Câmpus;
– providenciar as solicitações de materiais de consumo e permanente necessários à operacionalização da Direção, bem como a recepção, conferência e controle dos mesmos;
– providenciar as solicitações de serviços, reprografia, formulários e impressos do Câmpus;
– verificar as necessidades de reparos e/ou manutenção nas dependências do Câmpus;
– coordenar, orientar, organizar e fiscalizar os trabalhos do pessoal da Secretaria;
– coordenar, controlar e executar as atividades de redação, datilografia,
– conferência e reprodução de documentos e correspondências da Direção;
– receber e controlar a entrada e saída de documentos e correspondências da Direção;
– promover a triagem de documentos para arquivamento, segundo as normas vigentes;
– encaminhar atestados médicos, pedidos de licença, folhas de freqüência e/ou cartões de ponto, à unidade responsável;
– providenciar e controlar as ligações telefônicas;
– distribuir, internamente, as correspondências recebidas, quando as mesmas forem de interesse das unidades subordinadas aos Campus;
– coordenar, orientar e controlar tarefas relacionadas com recepção, copa, limpeza e arrumação de instalações, equipamentos e mobiliários da Direção;
– proceder o controle da carga patrimonial do Câmpus;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidor:
Ronilson Vilela dos Reis – responsável
Hiran Aparecido da Silva

 

SEÇÃO DE PSICOLOGIA – SEPS

– apoiar, desenvolver e executar atividades na área da psicologia;
– prestar serviço de atendimento clínico – psicológico e orientação técnica às comunidades universitária e geral;
– proporcionar estágio supervisionado aos alunos do curso de psicologia;
– desenvolver programas e projetos no sentido de proporcionar aos discentes a oportunidade de intercâmbio e integração com a futura profissão;
– manter entendimentos com entidades públicas e privadas que possam oferecer oportunidades de desenvolvimento de atividades na área de psicologia;
– propor e analisar convênios, contratos e outros instrumentos dessa natureza voltados à área da psicologia;
– promover, solicitar e gerir os recursos humanos, materiais e financeiros necessários a operacionalização das atividades da Seção;
– proceder a triagem e o encaminhamento dos pacientes para as sessões de consulta ou psicoterapia;
– elaborar relatórios gerenciais;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área e atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:
Prof. Me. Vinicius Santos Ferreira – chefe
Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho – Psicóloga do CPAR (CRP 14/05351-9)
Anahi Souto Vieira – Técnico de Laboratório/Bioterista
Murillo Evangelista Paiva
 
 SEÇÃO DE BIBLIOTECA – SEEB
  – orientar os usuários na busca da informação e no uso de fontes de referência existentes, auxiliando-os em suas necessidades de estudo e pesquisa;
– acompanhar, orientar e supervisionar a consulta local e o empréstimo de
material bibliográfico;
– realizar levantamentos bibliográficos;
– orientar trabalhos, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT;
– divulgar as coleções e serviços oferecidos pela Seção;
– localizar documentos solicitados pelo usuário;
– realizar treinamento de usuários;
– promover o ordenamento dos diversos catálogos a serem utilizados pelo
público;
– revisar a ordenação do material bibliográfico armazenado nas estantes;
– efetuar, anualmente, levantamento patrimonial dos livros, identificando o
material desaparecido, irrecuperável e em desuso, comunicando as baixas;
– restaurar, separar e encaminhar, quando for o caso, para encadernação, os
livros danificados;
– promover inscrições de novos usuários da biblioteca;
– subsidiar a organização e manutenção do Catálogo Coletivo de Material
Bibliográfico do sistema de bibliotecas da Universidade;
– operacionalizar, supervisionar e executar o processamento técnico dos
materiais bibliográficos;
– informar à Divisão de Patrimônio as doações de material bibliográfico
recebidas;
– organizar e manter arquivo de catálogos de editoras/livrarias nacionais e
estrangeiras, bem como fichário de encomenda e compra de material
bibliográfico;
– colaborar no Catalógo Coletivo Nacional de Periódicos-CCN, através da Divisão
de Periódicos e Intercâmbio/CBC;
– encaminhar à Coordenadoria de Biblioteca Central, as relações de livros e
periódicos para compor o Plano de Aquisição de Material Bibliográfico;
– encaminhar as solicitações de comutação bibliográfica à Coordenadoria de
Biblioteca Central;
– controlar os materiais permanentes e de consumo alocados na Seção;
– elaborar relatórios gerenciais;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
  (Manual de Competências da UFMS)

 Servidores:
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches – Bibliotecária/Documentalista
Leandro Saito Kawakita