Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

ADMINISTRAÇÃO

Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Título: Utilização do Coco do Babaçu na Geração de Energia: um estudo na cadeia de suprimentos das microrregiões de Jauru e Alto Pantanal em Mato Grosso.

RESUMO: As indústrias estão adotando matérias primas no processo produtivo que causem menos impactos ao meio ambiente. A utilização de outras fontes de energia, como a biomassa, é caracterizada por uma fonte energética renovável, resultando na redução do uso de outros combustíveis. O coco do babaçu, uma biomassa, é um material orgânico que pode ser utilizado por indústrias como fonte de energia, trata-se de uma alternativa que propicia redução nos custos. Este artigo se propõe a analisar a utilização do coco do babaçu como uma alternativa energética entre os agentes da cadeia de suprimentos. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa. Serão selecionadas organizações que participam da cadeia de suprimentos que utilizam o babaçu para a geração de energia. Os dados serão coletados a partir de entrevistas, análise de documentos e observação. A técnica de tratamento dos dados será à análise de conteúdo.

Palavras-Chave: Cadeia de Suprimentos, Bioenergia, Biomassa, Babaçu, Sustentabilidade.

Prof. Dr. Elton Gean Araújo

Título: Geoestatística Multivariada Da Dinâmica Do Carbono Do Solo Em Áreas Agrícolas No Cerrado Brasileiro.

RESUMO: Os cultivos de floresta plantada e sistemas silvipastoril têm elevada importância na redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), principalmente o CO2, pois propiciam o acúmulo de carbono e diminuam a emissão de CO2 do solo. Neste contexto, o estudo da variabilidade espacial dos atributos do solo para definição de áreas específicas de manejo, aumentando assim a eficiência das práticas conservacionistas, é de suma importância. O objetivo deste trabalho será estudar a variabilidade espacial dos estoques de carbono e emissão de CO2 do solo em áreas de floresta plantada (eucalipto) e sistema silvipastoril (consórcio de aroeira-vermelha e capim braquiária), na região de Cerrado do estado do Mato Grosso do Sul. A emissão de CO2 do solo será determinada por meio do sistema dinâmico LI-8100, juntamente à determinação de temperatura e umidade do solo. Serão realizadas a determinação dos atributos químicos e físicos do solo, e posteriormente será realizado o cálculo dos estoques de carbono em ambas as áreas. A variabilidade espacial dos atributos será estudada por meio de técnicas geoestatísticas clássica e bayesiana, associadas com as técnicas multivariadas análise fatorial exploratória e análise de equações estruturais.

Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas

Título: Gestão de Recursos Humanos Verde: Novos Rumos para a área de RH

RESUMO: Na perspectiva em que a gestão de recursos humanos pode desempenhar um papel significativo nas organizações e que uma estratégia sustentável é vital para a sustentabilidade organizacional, este projeto tem como objetivo identificar como as empresas estão configurando suas estratégias e práticas de RH, avaliar se há critérios ambientais, além de identificar o estado da arte na área de RH.

Prof. Dr. Adriano Alves Teixeira

Título: Green Supply Chain Management, desempenho ambiental e o papel dos stakeholders: efeitos diretos e indiretos.

RESUMO: O propósito desta pesquisa é verificar a influência da Green Supply Chain Management (GSCM), mediada ou não pelos stakeholders, no desempenho ambiental de organizações brasileiras. Para atingir tal objetivo, será construída uma fundamentação conceitual a partir dos temas: gestão ambiental nas organizações e suas motivações, práticas de gestão ambiental, pressão dos stakeholders e Green Supply Chain Management. Posteriormente, será conduzido um estudo quantitativo, baseado em uma pesquisa tipo survey com diversas assertivas elaboradas dos conceitos-chave, levantados durante a fase de fundamentação conceitual, que serão apresentados em uma escala tipo Likert de cinco pontos a gestores ambientais de empresas localizadas no Brasil de diferentes, portes e setores. O universo de organizações que poderão fazer parte da amostra constitui-se de empresas pertencentes a bancos de dados do INMETRO e do grupo de estudo a que esse candidato faz parte. A amostra mínima será calculada com a ajuda do software G*Power 3 e tais dados serão analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais, uma abordagem quantitativa multivariada de segunda geração. Neste contexto, o software SmartPLS 3.0 será utilizado durante o processamento de dados para se verificar a acuidade das relações propostas. Espera-se que os resultados desta pesquisa proporcionem evidencias claras de como vem se configurando a relação entre práticas de GSCM e o desempenho ambiental em empresas brasileiras e se os stakeholders vem exercendo algum tipo de pressão que possa estar influenciando essa relação, comunicando-as em fóruns acadêmicos na área de Administração e com bom fator de impacto. Ressalta-se que, em buscas realizadas nas bases ISI Web of Science, Scopus e Scielo, ainda não há pesquisas que analisaram de forma conjunta as relações aqui propostas, principalmente quando se considera empresas brasileiras.

Título: Contribuições da Green Supply Chain Management para o desempenho ambiental: survey com organizações brasileiras.

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar se práticas de Green Supply Chain Management (GSCM) influenciam positivamente a adoção de práticas de gestão ambiental e, consequentemente, o desempenho ambiental em empresas brasileiras. Para tanto, adotar-se-a uma abordagem quantitativa de pesquisa com a aplicação de um survey com os responsáveis pela gestão ambiental nas empresas que serão objeto de pesquisa. Espera-se com esta pesquisa oferecer um maior conhecimento sobre fatores que influenciam a gestão ambiental em empresas localizadas no Brasil. Tal conhecimento pode ajudar, por exemplo, governos de diversas esferas administrativas nas definições de metas, programas e incentivos que possam contribuir com uma gestão ambiental mais proativa. Acredita-se, ainda, que esta pesquisa pode ser útil no campo de Administração e Engenharia de Produção por proporcionar resultados ainda muito pouco discutidos na literatura nacional e internacional o que contribuiria na geração de novos conhecimentos para alunos, professores e dirigentes organizacionais colocando o cenário brasileiro em uma pauta de pesquisa que tem crescido nos últimos anos.

Título: Desempenho ambiental em organizações brasileiras: a influência dos stakeholders

RESUMO: O objetivo principal desta pesquisa é verificar se a pressão exercida pelos stakeholders pode estar influenciando, ou não, a adoção de práticas de gestão ambiental em organizações brasileiras e, consequentemente, o desempenho ambiental destas empresas. Para tanto, adotar-se-á uma abordagem quantitativa com a aplicação de um survey com gestores ambientais de organizações brasileiras. Espera-se com esta pesquisa oferecer um maior conhecimento sobre fatores que influenciam a gestão ambiental em empresas localizadas no Brasil. Tal conhecimento pode ajudar, por exemplo, governos de diversas esferas administrativas nas definições de metas, programas e incentivos que possam contribuir com uma gestão ambiental mais proativa. Acredita-se, ainda, que esta pesquisa pode ser útil no campo de Administração e Engenharia de Produção por proporcionar resultados ainda pouco discutidos na literatura nacional e internacional o que contribuiria na geração de novos conhecimentos para alunos, professores e dirigentes organizacionais colocando o cenário brasileiro em uma pauta de pesquisa que tem crescido nos últimos anos.

Título: Green human resource management and green supply chain: evidencias em empresas brasileiras.

RESUMO: O propósito desta pesquisa é verificar a influência direta e indireta das práticas de green human resource management (GHRM) na adoção de práticas de green supply chain management (GSCM) em empresas com certificação ISO 14001 localizadas no Brasil. Para atingir tal objetivo, uma fundamentação conceitual será construída a partir dos temas: GHRM, GSCM, gestão da qualidade e suas relações com a gestão ambiental. Posteriormente, será conduzido um estudo quantitativo, baseado em uma pesquisa tipo survey com diversas assertivas elaboradas dos conceitos-chave, levantados durante a fase de fundamentação conceitual, que serão apresentados aos gestores ambientais destas empresas. Adicionalmente, o porte/tamanho e o tempo de existência das empresas serão analisados e interpretados como “variáveis de controle” a fim de se determinar sua real influência no framework proposto. O universo de organizações que fará parte da amostra constitui-se de empresas pertencentes aos bancos de dados do INMETRO e do grupo de estudo a que esse pesquisador faz parte. A amostra mínima será calculada com a ajuda do software G*Power 3 e os dados finais serão analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais com o apoio do software SmartPLS 2.0 M3 para se verificar a acuidade das relações propostas. Espera-se que os resultados desta pesquisa proporcionem evidencias claras de como a adoção de práticas de GHRM e GSCM vem se configurando nestas empresas e como essas práticas podem ajudar governos de diversas esferas administrativas e gestores/empresas nas definições de metas, programas e incentivos que possam contribuir com uma gestão ambiental mais proativa.

Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro

Título: Teoria dos Jogos e as Ciências Econômicas e Políticas – Estudos e aplicações.

RESUMO: O propósito desta pesquisa consiste em verificar algumas questões da política, tendo-se a Teoria dos Jogos como método de análise. Especificamente tem-se quatro pontos a serem estudados: (i) a relação entre financiadores de campanhas e os partidos políticos; (ii) as disputas no congresso e a questão da governabilidade; (iii) o estudo dos processos de impeachment ocorridos no Brasil; e, (iv) a questão da religiosidade e as eleições. Para atingir o objetivo proposto primeiramente será feita uma análise do referencial teórico e sobre os caminhos tomados pela Teoria dos Jogos dentro das ciências sociais, especificamente a economia. Com o objetivo de escrever ensaios para cada um dos quatro assuntos acima mencionados, uma revisão de literatura será realizada, dando-se uma ênfase especial aos trabalhos que utilizaram a mesma metodologia (Teoria dos Jogos) tanto na literatura nacional quanto internacional. Para cada ensaio proposto será criado uma metodologia de jogo, bem como o apontamento de seus resultados. Para tal, quando necessário, cada ensaio deverá trazer também uma análise quantitativa descritiva para fundamentarem os jogos. Desse modo, o presente projeto de pesquisa justifica-se pelo fato de aproximar a microeconomia, especificamente a Teoria dos Jogos, a discussões acerca das ciências políticas. Espera-se que os resultados possam trazer reflexões importantes sobre o modelo de financiamento eleitoral, as instabilidades políticas e os impactos de questões religiosas nos processos políticos, de modo a oferecer propostas capazes de minimizarem as externalidades negativas à sociedade.

MATEMÁTICA

Profa. Dra. Juliana Aparecida Matias Zechi

Título: Violência escolar: em busca de indicadores para sua prevenção.

RESUMO: Problemas de comportamento considerados pelos professores como violência, indisciplina e falta de respeito têm sido apontados como um dos maiores obstáculos a prática pedagógica. Esse contexto provoca uma busca por estratégias que possam reduzir os episódios de violência e melhorar a qualidade das relações interpessoais estabelecidas nas escolas e o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, que se constitui num estudo descritivo com abordagem qualitativa, tem por objetivo avaliar a produção acadêmica (teses, dissertações e artigos) acerca do tema da violência escolar em estudos realizados nos últimos dez anos buscando definir indicadores para o enfrentamento da problemática e desenvolver ações permanentes de prevenção e contenção da violência; assim como, analisar nas publicações encontradas como tem sido abordada a questão da formação inicial e continua de professores no que diz respeito ao enfrentamento das situações de violência em meio escolar. A busca pelas teses e dissertações se dará por meio do Banco de Teses e Dissertações da Capes e a seleção de artigo acontecerá via internet em site de busca (Scielo). Realizado o levantamento, procederemos a análise teórica do material selecionando respondendo aos objetivos propostos.

Prof. Me. Raildo Santos de Lima

Título: Controle de caos e estabilidade no modelo neuronal de Hindmarsh-Rose.

RESUMO: O presente projeto de pesquisa destina-se ao estudo de controle de incertezas numa variação do modelo neural de Hodkin-Huxley (1952). O modelo de Hodkin-Huxley trata da variação do tempo em ralação a condutância de íons de potássio e sódio no axônio (prolongamento único de uma célula nervosa por onde se transmite o impulso nervoso) da lula gigante. Estes autores desenvolveram um conjunto de equações diferenciais para a propagação de sinais elétricos, que foram posteriormente modificados para descrever o comportamento dos neurônios em outros animais e para outros tipos de fibras excitáveis. Com isso, a dinâmica do modelo de Hodgkin-Huxley foi estudada extensivamente com uma visão para implicações biológicas e com testes para métodos numéricos podendo ser aplicados a modelos matemáticos mais complexos. No desenvolvimento deste projeto de pesquisa será acoplado ao modelo proposto no estudo de caso (uma variação do modelo de Hodkin-Huxley) uma fonte com desbalanceamento rotativo e incluir parâmetros incertos para que em seguida, uma técnica de controle seja aplicada para estabilizar e sincronizar todo o sistema.

Título: Aplicações de Estruturas Algébricas em Teoria de Códigos.

RESUMO: Neste projeto pretende-se aprofundar o estudo das aplicações de estruturas algébricas envolvidas na Teoria de Códigos, mais especificamente, na Teoria de Códigos Corretores de Erros que é uma sub área da Teoria da Informação. Um grande problema na transmissão de mensagens por algum canal (que pode ser uma linha telefônica, um pendrive, internet, etc) consiste no fato de que, ao atravessar o canal, o conteúdo transmitido sofre distorções e chega modificado ao destinatário, o que impossibilita a sua leitura correta. Para identificar tais erros na transmissão de uma mensagem e corrigi-los, criaram-se os códigos corretores de erros, dos quais daremos enfoque na classe dos códigos lineares, que são códigos gerados por transformações lineares injetivas entre dois espaços vetoriais sobre corpos finitos. Para tanto, será necessário um forte estudo sobre resultados importantes relacionados aos Corpos Finitos, que são estruturas algébricas importantes sobre as quais se constroem esses Códigos. Devido a crescente evolução dos sistemas de comunicação digital, cuja tendência se volta para taxas de transferência de dados em velocidades cada vez maiores, é de fundamental importância a implementação de tais códigos corretores de erros, a fim de garantir a confiabilidade e eficiência funcional dos sistemas em questão. Desta forma este projeto contribui, também, para proporcionar que estudantes de graduação/pós-graduação em Ciências Exatas tenham melhor aprendizado e compreensão das aplicações da Álgebra abstrata, incentivar a participação ativa em projetos de pesquisa oportunizando-os a desenvolver a autonomia o espírito investigativo e a pesquisa, estimulando-os a formular e verificar conjecturas.

Profa. Dra. Tatiana Bertoldi Carlos

Título: Abordagem algébrica de reticulados e aplicações em códigos.

RESUMO: Construção de reticulados usando propriedades da teoria dos números algébricos tem se mostrado uma eficiente ferramenta para obtenção de bons esquemas de codificação para canais com desvanecimento, pois permitem estimativas da distância produto mínima e diversidade, parâmetros que controlam a probabilidade de erro no envio de informações por estes canais. O objetivo do presente projeto de pesquisa é estudar e obter reticulados algébricos via homomorfismo canônico de corpos de números e comparar os parâmetros destes reticulados com reticulados clássicos, visando as aplicações em teoria de códigos.

Prof. Dr. Thiago Donda Rodrigues

Título: O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença?

RESUMO: Com o desenvolvimento desse projeto pretendemos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, elaborar discussões teóricas e técnicas sobre a transversalidade entre Etnomatemática e Filosofia da Diferença. Para tanto, a partir de ideias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari e os conceitos poder, saber, rizoma, sistema arbóreo, nomadismo, sedentarismo, máquina de guerra, aparelho de estado, espaço liso, espaço estriado e linhas de fuga, dentre outros, refletiremos sobre questões inerentes aos saberes e fazeres teórico-metodológicos da Etnomatemática, tais como, os grupos socioculturais e o seu conhecimento tradicional; a tradução matemática do conhecimento tradicional; o conhecimento matemático acadêmico; a universalização da Matemática; o conhecimento matemático escolar, dentre outros. Dessa forma, pretendemos dar algumas possibilidades de resposta à pergunta: O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença?

Prof. Dr. Luiz Fernando de Souza Freitas

Título: Modelos Matemáticos em Epidemiologia.

RESUMO: Neste projeto pretendemos analisar quantitativa e qualitativamente modelos de equações diferenciais ordinárias, também chamados de modelos determinísticos, que descrevem a dinâmica da transmissão de doenças infecciosas de transmissão direta. Tal dinâmica é estabelecida pela interação entre as classes de indivíduos suscetíveis S (aqueles que não tiveram contato com o patógeno), expostos E (infectados que não transmitem a doença), infectados I (que transmitem a doença) e recuperados R (aquelas que estão imunizados), o modelo matemático é chamado de modelo SEIR. Podemos, ainda, introduzir a classe de indivíduos vacinados V, caso exista uma vacina disponível para tal doença e o modelo passa a se chamar modelo SEIRV. Por meio do estudo de tais modelos será possível entender a dinâmica das classes de indivíduos e quais são os fatores, como quantidade de indivíduos suscetíveis, e parâmetros que têm efeito maior no controle e/ou erradicação de uma dada doença infecciosa de transmissão direta.

Considerando uma equação diferencial ordinária x’=f(x), em que x’ representa a derivada de x em função do tempo t (x(t)), dizemos que a equação f(x) possui um ponto de equilíbrio x* se f(x*)=0. O ponto de equilíbrio x* pode ser estável ou instável. No caso de ser instável isso significa que dado ponto inicial x0=x(0), próximo de x*, então a curva solução de x’=f(x) afasta-se de x* para t>0. Entretanto se x* é localmente estável, então a curva solução de x’=f(x) aproxima-se cada vez mais de x* para t>0. Dizemos ainda que x* é local ou globalmente estável. Considerando o caso de ser localmente estável temos a estabilidade assintótica, isto é, x->x* quando t->∞.

Considerando que o ponto de equilíbrio P0 indica ausência da doença na população, isto é, I+E=0 e que ele seja local e assintoticamente estável, por conta da característica determinística do modelo o ponto P0 seria alcançado no tempo “infinito”. Além disso, mesmo que a quantidade de indivíduos I e E seja muito próxima de zero, ainda são quantidades maiores que zero. Modelos determinísticos têm taxas de transferência contínuas de uma equação para outra, isto é, têm uma variação contínua do número de indivíduos no intervalo de tempo [t, t+Δt] e, por conta disso, o número de indivíduos pode não ser um número inteiro. O número não inteiro de indivíduos pode ser um problema caso seja necessário, por exemplo, determinar um número de indivíduos que foram infectados até o tempo t. Considerar uma aproximação do número de indivíduos pode não ser uma ideia adequada, pois se as condições de um ponto de equilíbrio endêmico são satisfeitas pelos parâmetros do modelo, então mesmo que a quantidade de indivíduos infectados seja muito pequena, a curva solução convergirá para um estado endêmico. Apenas se I=E=0 não haverá possibilidade de no futuro ocorrer outra endemia.

Para que a transição de indivíduos de uma classe para outra seja inteira utilizaremos uma simulação estocástica por meio do algoritmo de Gillespie [1], considerando que as transições entre os compartimentos ocorrem aleatoriamente de acordo com uma cadeia de Markov [2]. Dessa forma, poderemos contabilizar de forma mais precisa o número de indivíduos de cada classe do modelo.

Considerando uma doença infecciosa de transmissão direta e assintomática, temos o problema do desperdício de vacinas, pois os indivíduos suscetíveis, infectantes, expostos e recuperados são indistinguíveis. Os indivíduos suscetíveis devem receber a vacina para que sejam imunizados. Entretanto, caso indivíduos expostos, infectados e recuperados recebam uma vacina, as vacinas seriam desperdiçadas, pois não induziriam os indivíduos à imunidade contra a doença. Com os resultados obtidos da análise do modelo determinístico e das simulações estocásticas vamos propor uma forma de contabilizar as vacinas desperdiçadas e elaborar uma forma de calcular o custo de uma campanha de vacinação.

[1] Gillespie, D. T. Exact stochastic simulation of coupled chemical reactions. The jornal of physical chemistry, 81(25), 2340-2361 (1977).

[2] Banks, H. T. et al. Simulation Algorithms for Continuous Time Markov Chain Models. Applied Eletromagnetics and Mechanics, 37, 2007.

PSICOLOGIA

Prof. Dr. Hélio Roberto Braunstein

Título: O papel social e comunitário da escola como ponte de inclusão e cidadania.

RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as compreender as dificuldades de escolarização e as ações multidisciplinares e multiprofissionais na construção de políticas públicas Inter setoriais para a melhoria da qualidade da escola. bem como compreender a produção das dificuldades das dinâmicas escolares na Educação Básica, identificar e analisar concepções que apresentam uma perspectiva promotora de desenvolvimento humano e propor ações multidisciplinares e multiprofissionais na construção de políticas públicas intersetoriais para a melhoria da qualidade da escola, numa perspectiva inclusiva. Envolverá:

  1. a) Analisar estudos que discorrem sobre concepções de aprendizagem e desenvolvimento humano do final do século XIX e início do séc. XX e que explicam como se constituíram as tensões entre concepções biológicas a respeito dos processos de aprendizagem, de comportamento e de vida em sociedade, fundantes da concepção medicalizante e o pensamento histórico-cultural, estruturado no campo da cultura e das relações sociais.
  2. b) compreender processos de “Pseudo – Cuidado” e determinantes históricos, pedagógicos, psicológicos e sociais que constituem as teorias explicativas para as dificuldades de escolarização de crianças e adolescentes, expressados em altos índices de evasão, repetência e analfabetismo funcional, bem como compreender a produção de diagnósticos de transtornos mentais, de transtornos de desenvolvimento infantil, de comportamento e conduta que conduzem à utilização mecanismos de contenção por meio da prescrição de psicofármacos em larga escala na infância e adolescência, bem como de práticas de exclusão,, punibilidade, judicialização e evasão escolar no Brasil, e especificamente no Estado de Mato Grosso do Sul.
  3. c) Realizar levantamento de práticas bem-sucedidas (“Instituições de Cuidado”) desenvolvidas no Brasil, e especificamente no Estado de Mato Grosso do Sul, que envolvam o estímulo a propostas psicopedagógicas e de política intersetorial e multidisciplinar em rede de apoio integrada, para o enfrentamento das dificuldades no processo educacional e social, centradas no desenvolvimento humano, na aprendizagem, na infância, na adolescência e de movimentos sociais e comunitários de resistência à medicalização; judicialização e punibilidade.

A proposta de pesquisa ora apresentada é parte integrante e está vinculada como colaboração da pesquisa – projeto: “Educação Básica, Ensino e Formação Docente no Brasil, em Portugal e na Itália: dificuldades de escolarização e ações multidisciplinares na construção de políticas públicas intersetoriais para a melhoria da qualidade da escola (Basic Education, Teaching and Teacher Training in Brazil, in Portugal and in Italy: schooling difficulties and multidisciplinary proposals for developing inter-sectorial public policies to improve school quality), submetida à Chamada CNPq nº 22/2016 Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, sob coordenação principal da Professora Doutora Marilene Proença Rebello de Souza, professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP.USP .

Palavras-Chave: educação, direitos humanos, psicologia, educação inclusiva, inclusão.

Profa. Dra. Renata Bellenzani

Título: As contribuições da Ontologia do ser social de György Lukács à Psicologia Histórico-Cultural.

RESUMO: Esta pesquisa toma a Ontologia do Ser Social de György Lukács, em especial o livro II, como fonte de problemas filosófico-metodológicos importantes para a fundamentação da Psicologia Histórico-Cultural. Objetiva-se, com este trabalho investigativo, relacionar as principais categorias e complexos de problemas filosóficos e metódicos presentes na Ontologia do Ser Social com as categorias e pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, como, por exemplo, a passagem das funções elementares às superiores, a concepção de desenvolvimento, a correspondência entre o método de pesquisa e o objeto da investigação e a relação entre a teoria e a realidade. Adicionalmente, pretende-se – ainda – utilizar-se do arsenal teórico-filosófico da concepção lukácsiana do marxismo para analisar o modo como se conforma, atualmente, a crise da psicologia e quais as suas principais determinações.

Importa, ainda, ressaltar que esta pesquisa é de natureza interinstitucional e conta com pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal do Paraná. Com isso, pretende-se fazer avançar o estoque crítico de conhecimento concernente aos fundamentos da psicologia histórico-cultural, bem como disponibilizar os resultados da pesquisa sob formas que possam ser imediatamente empregadas no ensino de psicologia histórico-cultural. Trata-se de pesquisa de natureza teórico-conceitual que consiste na leitura imanente de György Lukács – especificamente de sua obra Para uma Ontologia do Ser Social II (1971) -, como fonte primária, e de seus intérpretes e estudiosos, como fonte secundária. A presente pesquisa tem como objeto as contribuições da ontologia marxiano-lukacsiana para a Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, dedica-se a relacionar as categorias do Trabalho, Reprodução, Ideologia e Estranhamento com os problemas teórico-metodológicos próprios à Psicologia.

Título: Aportes teórico-metodológicos para uma Psicologia Histórico-Cultural em Saúde (Mental) Coletiva.

RESUMO: As áreas de saberes e práticas denominadas ‘Psicologia em Saúde Mental’ ou ‘Psicologia na Atenção Básica’ são recentes no Brasil – ganham impulsos a partir dos anos 70, com os movimentos da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica.

Em que pese os efeitos sobre a saúde dos brasileiros da adesão do Brasil à agenda econômica neoliberal e a hegemonia do modelo médico naturalista e a-histórico, tanto na pesquisa como nas práticas de saúde, observa-se na contramão disto correntes de pensamento que chamam a atenção para o reconhecimento da causalidade social complexa dos processos de saúde-doença, representadas pelos trabalhos de Laurell (1981, 1983), Breilh (1979), Donnangelo (1976, 1979) em torno da Teoria da Determinação Social da Doença.

Neste cenário, de reconfiguração dos modelos de cuidado para dar conta da complexidade do processo saúde-doença, a Psicologia é convocada a contribuir com o campo da Saúde Coletiva e, em particular, da Saúde Mental.

O presente estudo, de natureza teórica, parte do entendimento de que a Psicologia Histórico-Cultural de origem soviética, cujo principal expoente é Vigotski, juntamente com aportes da teoria social de Marx (já incorporada à Sociologia da Saúde e à Psicologia Sócio-Histórica brasileiras), oferecem ferramental teórico-metodológico tanto para a produção de conhecimento, como para a prática profissional em Psicologia no campo da Saúde Mental Coletiva. Os constructos destas vertentes podem auxiliar nas análises e na produção de explicações acerca dos fenômenos psicológicos implicados nos fenômenos sociossanitários, significativamente influenciados pela estrutura social capitalista.

Assim, o objetivo geral do estudo é prospectar, reunir e analisar conjuntamente trabalhos teóricos e pesquisas práticas que no atual momento se encontram dispersos em diferentes áreas do conhecimento – História, Serviço Social, Sociologia e Economia (da Saúde), Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Políticas Públicas, Medicina Social/Saúde Coletiva e Psiquiatria – com vias a produzir uma sistematização de fundamentos e aportes teórico-práticos interdisciplinares para a práxis de Psicologia em Saúde Mental, segundo o enfoque Histórico-Cultural. Para a prospecção das obras e artigos científicos, serão visitadas bases de dados de periódicos eletrônicos acadêmicos e de dissertações de mestrado e teses de doutorados, bibliotecas virtuais, acervos de livros de bibliotecas universitárias, sites de determinadas Editoras e de Programas de Pós-Graduação. Dentre os mais relevantes:

– Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) para América Latina e Caribe, incluindo a BVS Brasil, que hospeda o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde, assim como bibliotecas e bases eletrônicas tais como: MEDLINE, Scielo, Periódicos CAPES, LILACS e PubMed.

– Portal de teses da Universidade de São Paulo e de outras Universidades que têm Programas de Pós-graduação com boa avaliação pela CAPES, em Saúde Coletiva, Psicologia e Sociologia.

Alguns dos descritores possivelmente utilizáveis, segundo múltiplas combinações, para pesquisas digitais são: psicologia, psicologia histórico-cultural, psicologia da saúde, psicologia clínica, saúde mental, reabilitação psicossocial, atenção psicossocial, psicopatologia, reforma psiquiátrica, processo saúde-doença, cuidados em saúde, sociologia da saúde, sociologia da doença, transtornos psíquicos, determinação social da doença, sistemas de bem-estar social, política de saúde, neoliberalismo, capitalismo, crise do capital, materialismo histórico e dialético e economia da saúde.

O material será organizado em torno de quatro eixos pensados como grandes categorias temáticas que têm correspondência direta com os objetivos gerais e específicos propostos:

I – Relação entre Saúde, Doença e Sociedade (Determinação Social da Doença), na tradição marxista e sua reinterpretação no que tange às particularidades da determinação social do sofrimento psíquico e das psicopatologias especificas;

II – Intensificação da lógica do Capital, avanços, retrocessos e contradições no curso das Políticas Sociais no Brasil, particularmente das políticas de saúde e de saúde mental. Trabalhos que abordem possíveis relações entre a conjuntura macroeconômica, o baixo investimento estatal em políticas sociais e a emergência de situações-problemas no âmbito da vida familiar, comunitária e laboral que têm vulnerabilizado determinados indivíduos e grupos ao adoecimento mental.

III – Pressupostos, teorias e conceitos de Vigotski e de outros expoentes da Psicologia Histórico-Cultural, que se mostram instrumentais para compreender os processos de constituição do psiquismo, da subjetivação-objetivação das experiências sociais, das interações e relações sociais, e do desenvolvimento humano no curso da vida, na direção tanto da saúde mental como em sua conformação psicopatológica, em diferentes níveis de severidade e de estruturação.

IV – Propostas teórico-metodológicas para o Cuidado em Saúde e para a Clínica Psicológica de enfoque Histórico-Cultural, na RAPS/Saúde Mental, tendo como base os incrementos nos conhecimentos sistematizados em torno dos três eixos acima.

Como resultado esperado almeja-se a produção de trabalhos acadêmicos e técnico-didáticos que subsidiem a formação e a prática profissional em Psicologia Histórico-Cultural na área de Saúde Coletiva em geral e, em particular, em Saúde Mental. A partir disso, incentivar a revisão e reconstituições teórico-práticas nas áreas de Avalição e Intervenção Psicológica no âmbito da Política Nacional de Saúde Mental e em suas interfaces com outras políticas sociais, em especial da Educação e da Assistência Social.

Profa. Ana Luiza Bossolani Martins

Título: Efeito da Hiperforina em Modelo Animal de Autismo Induzido por Exposição Pré-natal ao Ácido Valpróico.

RESUMO: Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são afecções neuropsiquiátricas com déficits em duas áreas principais: comportamental (interesse restrito e movimentos repetitivos) e social (interação/comunicação). Além dos sintomas típicos, muitos indivíduos também podem apresentar comorbidade psiquiátrica e problemas de comportamento como agressividade, auto-agressão, impulsividade, hiperatividade, ansiedade e alteração de humor. Estas condições, muitas vezes, dificultam o tratamento e, para aliviar estes sintomas, medicamentos psicotrópicos são frequentemente prescritos. Entretanto, as opções fármacoterapêuticas atuais, baseadas em evidências em crianças com TEA, são muito limitadas e têm eventos adversos importantes. Apesar dos desafios, a investigação sobre os TEA tem feito progressos consideráveis nos últimos anos, com auxílio de testes genéticos e o desenvolvimento de modelos animais, principalmente o modelo de animal de exposição pré-natal ao ácido valpróico. Este modelo reproduz alterações comportamentais e da estrutura cerebral que ocorrem nos pacientes com TEA. A erva de São João (Hypericum perforatum) tem sido utilizada no tratamento da depressão, e seu principal composto ativo, a hiperforina, se mostrou eficaz em reverter alterações morfológicas de células neurais “in vitro” de indivíduos com TEA. O extrato da erva de São João nunca foi testado em modelo animal para TEA. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar se o extrato da erva de São João pode alterar as manifestações comportamentais (social e estereotipia) e da morfologia cerebral no modelo animal de autismo induzido por exposição pré-natal ao ácido valpróico. No projeto proposto, ratos fêmeas grávidas (n=24) serão distribuídas, ao acaso, em dois grupos. No dia gestacional ou embrionário 12,5 (E12,5), um desses grupos (n=12) receberá uma dose de 600mg/Kg de ácido valpróico. No mesmo dia, o segundo grupo (n=12) receberá apenas o veículo do ácido valpróico (solução salina 0,9%). Após o desmame (dia pós-natal -DPN- 24), os filhotes machos serão distribuídos, ao acaso, em dois subgrupos: um será tratado diariamente, durante sete dias, com uma dose de 1000mg/Kg do extrato da erva de São João; o outro, com o veículo (solução salina 0,9%). Na sequência, a partir do dia da aplicação da última dose do tratamento, que corresponderá ao DPN30, e até o DPN34, todos os animais serão avaliados nos seguintes testes comportamentais: 1) Campo aberto, 2) Observação para detecção de autolimpeza, 3) Labirinto em cruz elevado, 4) Interação social recíproca e, 5) Percepção somatossensorial. Após essa etapa, a eutanásia será realizada e, os cérebros serão processados para avaliação da distribuição e densidade das células neuronais, micróglia e astrócitos, assim como da expressão da proteína TRPC6 no córtex pré-frontal e hipocampo. Os resultados deste estudo poderão ser inovadores, pois a erva de São João possui baixo custo e seu uso é aprovado em adultos para tratamento de condições como depressão e ansiedade. Considerando que as opções terapêuticas para o tratamento do TEA são escassas, caso o extrato da erva de São João tenha eficácia em modelo animal de autismo, esses resultados poderão contribuir com o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento para melhor qualidade de vida desses indivíduos.

Profa. Dra. Ana Claudia dos Santos

Título: O trabalho das mulheres em Mato Grosso do Sul: a conexão entre o rural e o urbano.

RESUMO: O projeto tem como objetivo analisar as práticas de trabalho das mulheres de Mato Grosso do Sul e como essas atividades interferem nas relações sócio familiares. O trabalho a ser investigado são aqueles desenvolvidos nos setores industrial, rural e agroindustrial. O projeto atende uma necessidade da área da Psicologia Social do Trabalho (PST) que procura compreender as tramas do mundo do trabalho de uma sociedade carregada de contrastes. Neste sentido se estará analisando o Trabalho enquanto formador da subjetividade, fundamental para a construção desses sujeitos. Será realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da produção acadêmica das universidades públicas e privadas do Estado sobre o Trabalho das mulheres.