Projetos de Extensão

CPAR Saúde e Esporte

Coordenador: Hiran Aparecido da Silva

Devido a pandemia do Covid-19, mudanças nos hábitos no cotidianos sofreram fortes alterações, a improvisação no trabalho e nas aulas foram um dos resultados do desgaste psicológico e o estado físico. Sobre o ocorrido no ano 2020 e 2021, foi pensando a proposta de elaboração de um projeto para atividade física, associando servidores (docentes, técnicos e terceirizados) e acadêmicos da UFMS – Câmpus de Paranaíba.

Para mais informações: hiran.silva@ufms.br

 

RH 4.0 – O papel do RH para o sucesso do negócio

Coordenador(a): Wesley Ricardo de Souza Freitas 

Resumo da Proposta: Há uma demanda latente por conhecimento de qualidade, e ao mesmo tempo, com a internet, há muita oferta de cursos com qualidade duvidosa em termos de aprofundamento técnico, desta forma, há uma lacuna no mercado, especificamente, relacionado ao tema desse projeto, pois o contexto organizacional, com seus desafios, barreiras e competitividade é volátil e impõe aos profissionais de RH e gestores uma atualização constante. Diante disso os alunos que participarem do projeto criarão um curso EaD para profissionais de RH, gestores, administradores, psicólogos, empreendedores e estudantes de outras instituições. Também será desenvolvido redes sociais com o nome RH 4.0 para ampliar o alcance da marca UFMS, além disso, serão realziadas palestras sobre o tema. O objetivo geral é disseminar o conhecimento em relação à gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Para mais informações: wesley.freitas@ufms.br

 

Oferecimento Gratuito de Consultorias Econômicas e Financeiras a Microempresários da Região de Paranaíba

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Tiossi

Resumo da proposta: O empreendedor é considerado como um agente de mudanças, mas para isso, importante que esteja preparado e conectado às tendências de seu negócio. Estudos apontam que a falta de planejamento tem sido um dos principais fatores que levam um empreendimento à falência, seguido da inexperiência para gerir a empresa no todo. Para minimizar os impactos desses problemas, o   objetivo deste projeto de extensão é oferecer, à comunidade empresarial local, consultoria contábil-financeira para microempreendedores individuais, além de palestras educativas a esta classe e a oportunidade aos acadêmicos do curso de Administração de conhecimentos empíricos sobre a realização de uma análise SWOT do negócio, seguido da aplicação prática nas empresas atendidas. Seu desenvolvimento dar-se-á a partir de pesquisa bibliográfica e atendimentos/visitas aos microempreendedores participantes, conhecendo, de forma real, a situação de cada negócio para, a partir daí, adotar medidas que contribuam para o desenvolvimento e perenidade do empreendimento. Como resultados, espera-se propicionar aos participantes, seja microempreendedor ou acadêmico, conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam uma nova visão solidificada em conceitos técnicos e capaz de propiciar aos gestores, subsídios suficientes que o levem à tomada de decisões mais assertivas e, consequentemente, a melhores resultados econômico-financeiros.

Para mais informações: fabiano.tiossi@ufms.br

 

InterTEA – Intervenção dirigida ao transtorno do Espectro Autista 

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Luiza Bossolani Martins 

Resumo da proposta: InterTEA é um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Paranaíba desde 2019, que tem por objetivo desenvolver as potencialidades em crianças de 2 a 5 anos, diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que permitam uma vida mais autônoma, principalmente em aspectos como autocuidado, comunicação e interações sociais, bem como o desenvolvimento profissional e teórico-prático dos extensionistas. O projeto ocorre em dois períodos: O primeiro é um curso teórico de duas horas semanais com duração de 6 meses sobre o tema TEA e Análise do Comportamento Aplicada (ABA); a segunda etapa ocorrerá através dos atendimentos nas casas aplicando intervenções às crianças e com treinamento dos pais. A equipe hoje é composta por oito extensionistas e abrirá vagas para a nova formação. Todas as atividades ocorrem semanalmente. Espera-se que, a partir da avaliação dos marcos do desenvolvimento das crianças, o projeto terapêutico individual permita que essas crianças atinjam autonomia e os pais adquiram aprendizado na condução deste desenvolvimento, assim como os extensionistas tenham formação especializada na área do autismo.

Para mais informações: ana.bossolani@ufms.br

 

CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS ÀS TEMÁTICAS DO CONTEXTO EDUCACIONAL

Coordenador(a): Camila Bellini Colussi Macedo

Resumo: As tentativas de aproximações entre a Psicanálise e a Educação são antigas. Freud aborda a temática de forma esparsa ao longo de seu trabalho, porém outros autores, como Ferenczi e Pfister passam a tratar do tema de modo mais pontual. No Brasil, as primeiras publicações e cursos na área da Educação visavam preponderantemente a divulgação do saber psicanalítico entre os educadores. Apenas posteriormente observa-se uma ampliação de tais estudos, visando a aplicação da Psicanálise na observação de práticas pedagógicas e a análise do discurso, tanto do educador, quanto do estudante, assim como de outros agentes e do próprio discurso institucional. A partir destas considerações, surge a proposta deste estudo que pretende analisar temáticas educacionais emergentes à luz da teoria psicanalítica. O método utilizado será o método qualitativo, com aspectos quantitativos. Trata-se de uma pesquisa documental, com caráter descritivo. As temáticas elencadas foram bullying, suicídio em estudantes e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Serão realizadas revisões bibliográficas do tipo sistemática e também narrativa, utilizando descritores para busca em banco de dados (periódicos, bancos de teses e dissertações). O prazo para busca de dados abarcará os últimos cinco anos de produção científica. Os dados coletados serão analisados quantitativamente e, de modo qualitativo, a partir do referencial teórico psicanalítico apresentado. Serão agrupados e comparados os dados obtidos, categorizando-os para melhor visualização e análise.

Palavras-chave: Psicanálise; Educação; suicídio entre estudantes; TDAH; bullying.

Para mais informações: camila.bellini@ufms.br

 

Emoções e sentimentos em tempos de pandemia

Coordenador(a): Camila Bellini Colussi Macedo

Resumo. O presente projeto propõe realizar ação de prevenção voltada para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, considerando as modificações ocorridas no processo de ensino e aprendizagem decorrentes do contexto de pandemia. O público-alvo são os professores da rede municipal de ensino do município de Paranaíba/MS. Serão realizadas duas palestras, onde serão abordados temas relacionados a alterações psicológicas decorrentes do contexto atual (tais como as emoções e sentimentos relacionadas ao trabalho remoto, as limitações deste, as preocupações em relação ao retorno ao ensino presencial, entre outros) e modos de prevenção e promoção da saúde mental.

Palavras-chave: Covid-19; Isolamento social; alterações psicológicas; professores; educação infantil; ensino fundamental

Para mais informações: camila.bellini@ufms.br

 

Economia e Negócios 

Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro

Resumo da proposta:  O presente projeto de extensão justifica-se pelo fato de os professores do curso de Administração da UFMS/CPAR poderem, por meio da Rádio Liberdade FM 101.9 de Paranaíba, levar conhecimentos básicos sobre administração, economia, finanças e inovação ao público em geral, especialmente aos pequenos empresários, produtores rurais, donas de casa e estudantes. Com isso, consegue-se informar as pessoas em temas relativos a finanças empresariais e pessoais, marketing, gestão, recursos humanos, administração financeira e economia. Ademais, trata-se de uma forma de divulgar a UFMS/CPAR, o curso de Administração e, especialmente, os trabalhos realizados pelos professores e pelos acadêmicos envolvidos no projeto, objetivando aproximar e integrar a Universidade das Pessoas. Por fim, é um modo de divulgar a UFMS, especialmente o campus de Paranaíba para outras regiões.

Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br

 

UFMS Profissionalizante 

Coordenador(a): Rafael Pazeto Alvarenga 

Resumo da proposta: O projeto oferecerá um curso a comunidade de Paranaíba com disciplinas sobre o cotidiano de empresas de segmentos diversos, como o objetivo de capacitar os membros da comunidade que buscam o primeiro emprego ou querem melhorar seus conhecimentos na área. As disciplinas serão ministradas pelos alunos do curso de Administração, que terão a oportunidade de ter uma experiencia como docente enquanto estão na graduação. Como forma de garantir a qualidade do serviço oferecido, os acadêmicos professores estarão sobre a tutela de docentes (efetivos) do curso de Administração da UFMS (Campus de Paranaíba). Os professores do curso de Administração orientarão os acadêmicos na elaboração do material de aula e também oferecerão todo o suporte teórico associado à disciplina que será ministrada. Os acadêmicos professores serão orientados por professores que ministram, no curso de Administração da UFMS, as mesmas disciplinas (ou disciplinas similares) do curso profissionalizante. 

Para mais informações: rafael.pazeto@ufms.br

 

Cursinho UFMS Polo Paranaíba 

Coordenador(a): Tatiana Bertoldi Carlos 

Resumo da proposta: O objetivo principal do Projeto Cursinho UFMS – Polo Paranaíba é criar oportunidades para que alunos oriundos de escolas públicas e de baixo poder socioeconômico ingressem no Ensino Superior. Será conduzido por alunos de graduação dos cursos do Campus de Paranaíba, com supervisão de docentes, tendo como objetivo primeiro a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Serão oferecidas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, bem como atividades que compõem um núcleo diversificado, cujo objetivo é a discussão e reflexão de temáticas de urgência social e que abrangem questões envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura, artes, entre outras, trabalhadas em formato ciclo de debates e discussão, dentro das disciplinas. O projeto vem contribuir com o papel de responsabilidade social da Instituição Universitária, como promotora da ampliação do acesso ao Ensino Superior.

Para mais informações: tatiana.bertoldi@ufms.br