ACONTECEU no CPAR! Resultados do mês de Setembro/2021

Postado por: dirceu.matos

ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de Setembro de 2021.

Durante o mês de setembro, os professores, alunos, servidores e técnicos do Câmpus de Paranaíba, realizaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de outras atividades inerentes à vida acadêmica e conquistaram  os seguintes resultados:

Em setembro foi realizado o evento INTEGRA-UFMS 2021, nos dias 13 e 17 de setembro de 2021. Vinte e três projetos do CPAR foram selecionados para apresentar no evento. Você pode conferir os trabalhos selecionados aqui.

O projeto “Compostagem urbana”, elaborado e conduzido pela Empresa Júnior do Curso de Administração do CPAR, foi premiado na categoria “Melhor Avaliado” na área de Ciências Sociais Aplicadas no Integra UFMS 2021, A menção honrosa foi dada durante a live de encerramento do Integra UFMS 2021, dia 18 de setembro. Clique aqui para conferir o vídeo completo da apresentação e  a premiação aqui.

Ainda, a Empresa Júnior do CPAR promoveu os eventos online “Facilitando e Descomplicando a MEI”, no dia 8, com uma palestra “Obrigações e benefícios da MEI” ministrada por Morelle Maykon Monteiro Mello e prof. Jusceni de Fátima Aparecida Queiroz, com a palestra “Empreendedorismo e Inovação” e no dia 16 de setembro, com o título “MEI: você sabe para onde vai o seu dinheiro?”, ministrada pela consultora empresarial Daniela Rodrigues, de Campo Grande.

Além disso, a Empresa Júnior realizou a palestra “Compostagem urbana”, realizada pela prof.ª Dra Karina Ocampo Righi, da FAENG-UFMS e o evento “A mulher e o Mercado de Trabalho” com várias palestras ministradas por Camila Silva (gerente de Marketing de Produto da Whirpool), prof. Dra Camila Celeste B. F Ítalo (vice-reitora da UFMS) e prof. Dra Camila Ninno Rissi (professora SED-MS), no dia 13 de setembro.

A bibliotecária do CPAR Gisele A. R. Sanches participou do XII Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos, no dia 20 de setembro, apresentando o trabalho “Politicas públicas para biblioteca escolar: uma análise dos centros de recursos para o aprendizado (CRA)- Chile e do Sistema integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI-SC) fundamentada no modelo de múltiplos fluxos”.

A  Profª Dr.ª Jassonia Paccini, do curso de Psicologia, participou do evento “I Colóquio Processos Educativos: Diálogos entre psicologia e educação” apresentando a palestra “Queixa escolar na perspectiva da pedagogia histórico-cultural” no dia 23 setembro.

A Prof.ª Dr.ª Renata Bellenzani, do curso de psicologia, em colaboração com outros pesquisadores organizaram o livro “Psicologia histórico-cultural na universidade: pesquisas implicadas” que pode ser baixado gratuitamente acessando aqui. Além disso, a Prof.ª Renata Bellezani confirmou a participação no evento “51° Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia” com o curso “PSICO-SUS: como assumir os espaços de cuidado no Sistema Único de Saúde?” que será disponibilizado aos inscritos durante o evento. O curso pode ser visualizado aqui. Ainda, em colaboração com o grupo de pesquisa a prof.ª Renata publicou o artigo “Testing, Inequities and Vulnerability of Adolescents to Sexually Transmitted Infections” no  Journal of Community Health e pode ser acessado aqui.

O Prof. Dr. Elton Gean Araújo, do curso de Administração, foi nomeado como Perito Judicial pelo Juiz de Direito da 2° Vara Cível de Paranaíba, contribuindo com a avaliação de questões de lógica matemática para um concurso.

Os professores doutores Fabiano Martin Tiossi e Odirlei Fernando Dal Moro, do curso de Administração do CPAR, Willyan Wilson Milan (UNIFUNEC), juntamente com os alunos Andrea Ferreira Pereira e Samuel Vilela Toledo tiveram o  artigo intitulado “Gestão Financeira em tempos de crise: um estudo sobre como a Pandemia do COVID 2019 tem atingido às micro e pequenas empresas de Paranaíba/MS“, aprovado no EIGEDIN 2021.

Aém disso, os professores doutores Fabiano Martin Tiossi,  Odirlei Fernando Dal Moro e Richardson Coimbra Borges, juntamente com as alunas Ana Rute Souza Forte e Luciana Mariana da Silva tiveram o  resumo de artigo intitulado “A gestão de custos como ferramenta de apoio à tomada de decisão empresarial“,  aprovado no EIGEDIN 2021.

O Fabiano Martin Tiossi (UFMS), em parceria com pesquisadores da UNIFUNEC,   aprovou o  resumo de artigo intitulado” O Mercado Acionário Brasileiro: Possibilidades Para Investimentos No Setor”,  no EIGEDIN 2021.

Por fim, a Prof.ª Dr.ª Cíntia Carvalho, do curso de Psicologia, desenvolverá o projeto de pesquisa intitulado “Os vínculos familiares e comunitários em serviços de acolhimento institucional: revisão de literatura em contexto brasileiro“.

Parabenizamos a todos pelos resultados alcançados!

Dara Suellen Lima (Estagiária/Agecom- CPAR)