Guia do Calouro

Sejam bem-vindos ao Campus de Paranaíba!!

Sabemos que essa fase é cheia de novidades e novas obrigações que podem te deixar um pouco confuso, já que são muitos detalhes para pensar e organizar. Pensando nisso, preparamos um guia com as principais informações da vida universitária na UFMS. Aproveite cada informação e saiba que estamos à disposição para ajuda-los nesse momento.

Acesse o guia do calouro UFMS-2022

 

 

 

 

Passaporte UFMS

O Passaporte UFMS é o sistema desenvolvido pela AGETIC para que você tenha acesso aos serviços on-line disponibilizados pela UFMS, como:

– Rede Wireless no campus
– Acesso aos computadores do laboratório de informática
– Inscrição nos processos seletivos
– Acesso ao AVA e SISCAD

 

O Passaporte será o seu login para praticamente todas as páginas da UFMS, por isso ele é fundamental.

 

Identidade Estudantil

A Identidade Estudantil é o seu documento pessoal como estudante, ele é utilizado para a sua identificação dentro da universidade. No Campus de Paranaíba você irá utiliza-la para o empréstimo de livros.

Lembre-se que você precisa solicitar a sua identidade, para isso, acesse o site https://proaes.ufms.br/identidade/identidade-estudantil-1a-via/

 

 

 

SISCAD

O SISCAD é o sistema acadêmico online, nele diversas informações estão disponíveis e as atividades básicas da vida universitária podem ser acompanhadas.

No sistema você poderá acompanhar o lançamento de notas e faltas, além das disciplinas em que está matriculado(a), terá acesso ao Histórico Escolar e Estrutura Curricular do curso, poderá emitir documentos, como a Declaração de matrículas e outros…

 

 

 

 

 

E-mail Institucional

Para entender qual a importância do e-mail instrucional e aprender como solicita-lo é só conferir o Tutorial criado pela UFMS clicando aqui (https://youtu.be/gQEgVXCpZz8)

 

 

 

 

 

Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis – SECAE

Essa é a secretaria responsável por orientar, acompanhar e executar as atividades referente ao Apoio Estudantil vinculadas à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES). Suas atividades estão relacionadas a:

  • Acompanhamento do aproveitamento dos beneficiários dos auxílios de Assistência Estudantil
  • Apoio para acadêmicos com deficiência
  • Serviço social
  • Auxílio apoio pedagógico
  • Auxílio emergencial
  • Auxílio para participação de estudantes em eventos
  • Eu respeito
  • Processo de concessão de auxílios
  • Renovação dos auxílios de assistência estudantil

Para mais informações clique aqui (adicionar esse link no “clique aqui” – https://cpar.ufms.br/academico/secae-secretaria-de-apoio-para-assuntos-estudantis/)

 

Secretaria Acadêmica  – SECAC

A Secretaria de Acompanhamento Acadêmico (SEACAC) e responsável pelos assuntos de natureza acadêmica como: controle de matrícula, movimentação e transferência de alunos, emissão de documentos relativos à vida acadêmica, conferência de processos de formandos, recebimento e encaminhamento de requerimentos, além de todo atendimento presencial e não presencial aos alunos e à comunidade em geral.

Para mais informações clique aqui (adicionar esse link no “clique aqui” – https://cpar.ufms.br/academico/informacoes/ )

 

 

Biblioteca

A Biblioteca do câmpus de Paranaíba tem trabalhado para atender a comunidade acadêmica da melhor e mais segura forma possível.
De acordo com nosso plano de Biossegurança para o combate ao Coronavírus, há três faixas de risco de contaminação: Alta, Média e Baixa (para mais informações acesse o plano)

Baixo Risco: Atendimento das 13h às 17h, na segunda, terça, quarta e quinta-feira. As salas e cabines de estudo ficam liberadas para uso.
Médio Risco: Atendimento das 13h às 17h, na segunda, terça e quinta-feira. Apenas empréstimo e devolução de livros.
Alto Risco: Atendimento das 13h às 17h na terça e quinta-feira. Apenas empréstimo e devolução de livros.

Atualmente, o município de Paranaíba se encontra em ALTO RISCO.  (Acesse aqui a análise de cenário da COVID-19)

Os livros emprestados passam por uma quarentena de 10 dias, e todos que frequentam a biblioteca tem sua temperatura aferida por medidor digital por infra-vermelho e aplicam álcool para higienizar as mãos.
O empréstimo e devolução podem ser agendados por meio do site: https://bibliotecas.ufms.br/emprestimoedevolucao/

Para informações sobre as medidas tomadas pelas bibliotecas de toda a UFMS, acesse: https://bibliotecas.ufms.br/category/quarentena/

Para cadastro no Sistema de bilblioteca: https://bibliotecas.ufms.br/cadastro-de-usuarios/
Para mais informações: bibliotecas.ufms.br

 

Laboratório de Informática e setor de TI

O laboratório de informática se encontra FECHADO neste momento,  como medida de contenção da pandemia de COVID-19.

A UFMS disponibiliza local e equipamentos para acesso à internet que atendem às condições necessárias para a manutenção da biossegurança no câmpus. Estão disponíveis os seguintes locais:

Sala de informática
Sala de Aula n. 03
Sala de Aula n. 04
Sala de Aula n. 05

Todas as salas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 18h

Estas salas estão adaptadas para permitir o distanciamento e materiais para higienização das mãos e equipamentos.

É imprescindível que o estudante utilize máscara, mantenha a distância mínima de 2 (dois) metros de distância de outras pessoas, higienize as mãos e mouse e teclado antes e depois de utilizar os equipamentos.

Para utilizar um desses locais, o estudante precisa agendar previamente, enviando um e-mail para suporte.cpar@ufms.br

Para quaisquer dúvidas ou suporte ao uso dos sistemas de tecnologia da informação da UFMS, entrar em contato com o técnico de informática pelos emails: dirceu.matos@ufms.br e suporte.cpar@ufms.br