ACONTECEU NO CPAR! Resultados durante o mês de agosto de 2021

Postado por: dirceu.matos

ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de Agosto/2021.

Durante o mês de agosto, os docentes, discentes e técnicos do Campus de Paranaíba, realizaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de outras atividades inerentes à vida acadêmica e conquistaram os seguintes resultados:

No início do mês aconteceu na UFMS, bem como no Campus de Paranaíba, a Semana de Desenvolvimento Profissional que teve como objetivo aproximar os alunos e egressos ao mercado de trabalho, além da integração com empresas e instituições. Das diversas atividades desenvolvidas durante a semana, destacaremos abaixo as que foram realizadas no CPAR:

– Dia 02/08 – “Entrevista profissional de seleção: aspectos psicológicos” – Ministrado por Léia Nunes de Carvalho;

– Dia 02/08 – “Terminei a graduação: e agora? Desafios para o Administrador” – Ministrado por Carla Luiza de Jesus Oliveira da Silva, Morelle Maykon Monteiro Mello e Hugo Bernardes Dornelas Rodrigues Garcia;

– Dia 03/08 – “Marketing Digital e Empreendedorismo” – Ministrado por Eduardo Juventino Alves Borges e Anderson Afonso da Silva;

– Dia 03/08 – “A Relação entre Combinações Completas e a solução de equações de soluções inteiras (Equações Diofantinas)” – Solucionando Exercícios do ENEM e de Vestibulares. – Ministrado por Leandro Aparecido Sangalli;

– Dia 04/08 – “Terminei a graduação e agora? Os desafios da carreira acadêmica” – Ministrado por Weslei Maique Oliveira Lopes e Letícia Ferreira Xavier;

– Dia 04/08 – “Competências sócio emocionais em tempos de pandemia: resiliência no cenário formativo de professores (que ensinam Matemática) ” – Ministrado por Vinícius Sanches Tizzo;

– Dia 05/08 – “Felicidade: o que a ciência diz? ” – Ministrado por Wesley Ricardo de Souza Freitas;

– Dia 05/08 – “Possibilidades e desafios nas aulas de matemática na escola pública” – Ministrado por Eduardo Mariano da Silva e Anderson Afonso da Silva; e

– Dia 05/08 – “Direitos Humanos e Educação das relações étnico-raciais nas organizações”- Ministrado por Carlos Rodrigues da Silva e Magno Pinheiro de Almeida.

A Empresa Júnior do Curso de Administração foi contemplada com recursos para desenvolver um projeto sustentável denominado “Compostagem Urbana”, junto a outros projetos inovadores apresentados pelas empresas juniores reconhecidas pelo Programa UFMS Júnior, conforme o disposto no Edital AGINOVA/PROPP/PROGRAD UFMS nº 06, de 24 de junho de 2021. Segundo o Prof. Dr. Fabiano Martin Tiossi, Supervisor da Empresa Júnior, “o projeto tem o objetivo de oferecer à comunidade em geral orientações sobre como realizar a compostagem utilizando folhas e restos de alimentos. Dentre suas ações, o projeto capacitará os participantes, na prática, a realizarem a compostagem como uma fonte de renda complementar”.

Além disso, a Empresa Júnior realizou, no dia 19/08, uma palestra para os empresários com o tema “A importância da elaboração e análise de demonstrativos”, ministrada pelo prof. Dr. Fabiano Guasti Lima, da FEAUSP, de Ribeirão Preto junto ao Prof. Dr. Fabiano Martin Tiossi, do CPAR. O objetivo foi apresentar à comunidade empresarial a importância de utilizar as informações contidas nos demonstrativos financeiros, como uma ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão gerencial. O Prof. Dr. Fabiano Guasti Lima, além de consultor, está entre os autores de livros mais renomados no Brasil na área financeira-contábil.

O Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas, em parceria com os egressos do curso de Administração e da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica de Organizações,  Guilherme Domont Moraes Serrar, Larissa Ferreira Silva, Weslei Maique Oliveira Lopes, Morelle Maykon Monteiro Mello e a pesquisadora da Universidade Federal de Itajubá, Jenifer de Nadae publicaram o artigo “Green Human Resource Management (GHRM) e Economia Circular: Evidência na América Latina” na Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE-USP, com Qualis A4.

O Prof. Dr. Dalton de Sousa, Coordenador do Curso de Administração do Campus de Paranaíba, foi nomeado pelo Ministro da Educação para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP. A CTAA é a instância recursal dos processos avaliativos relacionados a relatórios de avaliação externa in loco e de denúncias contra avaliadores.

O Prof. Dr. Sérgio Paiva desenvolverá o projeto de extensão “Proposta de Assessoria Administrativa aos Pequenos Empresários”, que tem como objetivo prestar assessoria e apoio financeiro, no formato on-line, aos pequenos empreendedores e empresários de Paranaíba. Também destacamos o projeto de Extensão “Paranaíba Universitária: estudos sobre a viabilidade de abertura de novos cursos de graduação” e o projeto de pesquisa “Governança colaborativa e Administração Pública: estudos para a promoção do desenvolvimento econômico regional” coordenado pelo Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro.

O Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas, juntamente com os Professores Doutores Hélio Roberto Braunsteins e Elton Gean Araujo, em parceria com a Defensoria Pública de Paranaíba, irão realizar o projeto de extensão intitulado “Superar: Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, tendo como público alvo os internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar).

Quanto aos projetos de ensino, a Prof. Dr. ª Jassonia Lima Vasconcelos Pacini coordenará o projeto “Troika – Grupo de Estudos e Aprofundamento em Psicologia Histórico-Cultural”; O projeto de ensino “Orientação: Texto Acadêmico (artigo) Disciplina Português Instrumental” será orientado pelo Prof. Me. Magno Pinheiro de Almeida. Além disso, a Prof. Dr. ª Ana Cláudia Dos Santos conduzirá o projeto de ensino “Raça, Classe e Mulheres (gênero)”.

Também merece destaque o projeto de pesquisa que será desenvolvido pela Profª Drª Sabrina Helena Bonfim “Um estudo histórico-matemático sobre os primeiros livros de Cálculo Vetorial publicados no Brasil”. Assim como o projeto de pesquisa “Governança colaborativa e Administração Pública: estudos para a promoção do desenvolvimento econômico regional” coordenado pelo Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro.

Por fim, o curso de Administração está acompanhando os seus egressos. Foi lançado um questionário, que pode ser acessado aqui, a fim de conhecer um pouco da trajetória dos egressos após a conclusão do curso. Esta política de acompanhamento tem o objetivo de colher informações que poderão ser revertidas em projetos futuros.

 

Parabenizamos a todos pelos resultados alcançados!

 

 

Dara Suellen Lima (Estagiária/Agecom- CPAR)