Estudantes contam com duas modalidades de atendimento psicológico pela Universidade

A saúde se tornou um tema frequente na vida de todos nos últimos dias. A pandemia da Covid-19 alterou a rotina do mundo todo e a preocupação constante, a mudança drástica na rotina e a incerteza dos próximos acontecimentos têm atingido a saúde mental de diversas pessoas.

Os estudantes da UFMS passaram a ter uma dinâmica de aulas muito diferente da que tinham. Com isso, os servidores da Universidade têm se esforçado para atender as necessidades dos acadêmicos e acompanhá-los em um momento tão delicado.

A psicóloga Mayara Coutinho conta que no Câmpus de Paranaíba (CPAR) observa-se uma intensificação de demandas de sofrimento psíquico que já existiam antes da pandemia. De acordo com ela, isso ocorre devido a repercussão do isolamento social e a dificuldade de alguns estudantes se adaptarem a nova rotina. “Observamos principalmente estados de ansiedade que leva a uma desorganização generalizada, repercutindo na autorregulação da aprendizagem e estados depressivos”.

A equipe de psicólogas da UFMS organizou diferentes modalidades de atendimento psicológico aos estudantes. “Construímos duas frentes de trabalho: os grupos com mediação de contos e o plantão psicológico online, dividindo a equipe de psicólogos para a ampla oferta de vagas nos dois dispositivos”, explica.

Mayara já trabalhava com a técnica de atendimento psicológico grupal, portanto ela e outra psicóloga da universidade ficaram responsáveis pelos grupos. “Especificamente o trabalho com grupos que tenho coordenado junto com a colega do CPAN utiliza-se de peças literárias como prótese psíquica para o encontro de palavras que deem sentido e viabilizem a simbolização das vivências individuais e interpessoais neste tempo de pandemia”, conta. “Temos utilizado peças literárias que abrem espaço para pensar sobre a esperança e a desesperança, a ansiedade e suas repercussões, o terror diante da ameaça concreta de contaminação e morte, a importância dos vínculos e dos pactos sociais para lidar com o isolamento social, dentre outros conteúdos”.

Já o plantão psicológico é feito através do preenchimento do formulário pelo estudante. Segundo Mayara, o objetivo dos profissionais é oferecer um espaço de escuta qualificada e de transformação, para que o aluno possa resgatar recursos internos e interpessoais para lidar com esse estado de desorganização interna ocasionado pela pandemia.

A psicóloga ressalta ainda a importância de diversos projetos, atividades e ações de cultura e extensão nesse momento. O envolvimento dos estudantes nessas atividades pode ajudar a lidar com as repercussões psíquicas da pandemia. “Quando o acadêmico se envolve em atividades de extensão e cultura, seu laço com a instituição se fortalece, ampliando os vínculos interpessoais com colegas do próprio curso e também de outros câmpus, ampliando sua rede de ajuda”.

Os estudantes do Câmpus de Paranaíba que possuem alguma demanda relacionada a sua saúde mental podem entrar em contato com a psicóloga pelo e-mail mayara.coutinho@ufms.br. Ela está disponível para sanar dúvidas e orientar sobre o acesso aos serviços ofertados.

Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no CPAR)