INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A segunda etapa da Avaliação Institucional está disponível até 30 de novembro e deve ser preenchida por servidores e estudantes. O processo é utilizado para registrar a percepção dos membros da comunidade universitária sobre a Instituição e identificar potencialidades e fragilidades.
As questões nesta etapa se baseiam em quatro eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão. Estes eixos englobam temas como planejamento e avaliação, missão e plano de desenvolvimento institucional, responsabilidade social da instituição, políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão; comunicação com a sociedade, política de atendimento aos discentes, políticas de pessoal, organização e gestão da instituição e sustentabilidade financeira.
A Avaliação Institucional é uma ferramenta essencial para que seja possível rastrear e avaliar as demandas e oportunidades de crescimento e/ou melhora no atendimento à comunidade acadêmica. Algumas necessidades importantes apenas foram identificadas e resolvidas pela Administração Central após a manifestação da comunidade em questionários anteriores, como os pedidos por mais políticas de internacionalização, de melhoria nos espaços de convivência e alimentação, e de fortalecimento no atendimento aos estudantes.
Para os alunos que ainda não possuem familiaridade com o processo, que ocorre duas vezes ao ano, preparamos uma cartilha com orientações sobre o passo a passo da Avaliação Institucional.