Inteligência emocional e responsabilidade social fazem a diferença no mercado de trabalho

Postado por: Ailton Junior

Na manhã desta segunda feira, 17, foi realizada a primeira palestra organizada pelo Campus de Paranaíba para a 4ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, que traz o tema central: Desenvolvendo competências profissionais para um tempo de novos desafios.

Com o título “Inteligência Emocional e Autorresponsabilidade”, a palestra foi ministrada pelo professor e coordenador do curso de Administração da UFMS, do Cpar, Wesley Ricardo de Souza

Freitas. Líder do grupo de pesquisa Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Economia Circular (UFMS), Wesley também possui pós-doutorado em Administração pela USP e é pesquisador no grupo de Economia Circular USP (Ceusp). Mais de 50 pessoas assistiram à apresentação, transmitida pelo Google Meet.

Wesley revelou que decidiu focar e pesquisar mais a fundo acerca das emoções, depois de sofrer com transtornos de ansiedade e depressão. Ele conta que apenas quando buscou se autoconhecer, ou seja, tentar entender o que o afetava emocionalmente, pôde se libertar dos sentimentos ruins, que faziam-no ter pensamentos e atitudes limitantes e assim, pôde buscar o seu desenvolvimento pessoal.

Segundo o pesquisador, é fundamental que as pessoas busquem também esse autoconhecimento, para ter um equilíbrio emocional e assim conseguir desenvolver uma vida tanto profissional, quanto social, de forma satisfatória. Desenvolver a inteligência emocional – habilidade de conhecer e lidar com as próprias emoções – é o primeiro passo para conseguir lidar com as emoções das outras pessoas, o que não é fácil, porém importantíssimo para o autodesenvolvimento. “As pessoas que não conseguem lidar com as emoções dos outros acabam tendo problemas no mercado de trabalho”.

Vanessa Gomes Falcão, acadêmica do curso de Administração do Campus de Naviraí, contou que adorou a palestra e o assunto discutido. “É um tema que a maioria das pessoas tem dificuldade em trabalhar. E isso acaba afetando muito seus resultados pessoais e profissionais. Sendo assim, como uma pessoa pode começar a entender mais suas emoções?”, pergunta.

Wesley responde que a inteligência emocional é ter empatia, e que a atitude inicial para buscar a inteligência e a autorresponsabilidade é entender quem a pessoa é, porque ela está aqui e quais são suas potencialidades. Apenas se autoconhecendo, a pessoa saberá o objetivo principal que deve ter em sua vida. “Se não soubermos para onde estamos indo em nossa vida, qualquer caminho serve, portanto é preciso tomar as rédeas e ter controle sobre as nossas decisões”, destaca.

Responsabilidade no contexto de crise

Depois de uma manhã intensa com o primeiro dia da Semana de Desenvolvimento Profissional, um novo ciclo de palestras teve início no período da tarde, desta segunda-feira, 17. No Cpar, “Responsabilidade Social no Contexto de Crise” foi a segunda atividade do dia. O encontro virtual reuniu um público diverso e contou com a apresentação de Adriano Alves Teixeira.

Adriano é docente do curso de Administração no Cpar. O professor possui pós-doutorado em Administração de Empresas pela USP, Doutorado em Ciências pelo Programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo e é graduado em Ciências Contábeis pela UniToledo. É um dos líderes do grupo de pesquisa GEPAS -Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Economia Circular da UFMS/CPar e co-fundador do grupo de pesquisa Economia Circular da USP.

Adriano explica que a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um tema relevante e imprescindível para obtenção de sucesso pelas organizações. “Práticas bem sucedidas são capazes de atender as exigências e anseios das partes interessadas, trazendo benefícios estratégicos para organização, como por exemplo, melhoria da imagem, aumento de vendas e Desenvolvimento de novos mercados”, diz o docente.

Adriano explicou aos alunos que uma empresa bem sucedida e com responsabilidade social é aquela que possui respeito com as questões éticas, legais, tem um bom lucro e desenvolve atividades filantrópicas. ” E em tempos de crise, como a provocada pela Covid-19, em que a sociedade passa por dificuldades, práticas de RSC, são essenciais para a vida”, acrescenta ele.

Daniel Santos, aluno de Psicologia do Cpar, elogiou a palestra e relatou o quanto aprendeu sobre o assunto. “A palestra foi bem interessante e agregadora. Não sabia muito acerca do assunto, ainda mais no contexto de crise. Mas agora com a fala do Adriano tenho mais noção do que pode ou não ser feito por uma empresa”.

Para o aluno o tema é de suma importância nos dias atuais. “Vemos, atualmente, várias tomadas de decisões que foram totalmente errôneas por parte das instituições e que agora afetam diariamente a vida de milhões de pessoas”.

Programação

A programação das atividades da Semana do Desenvolvimento Profissional segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Podem participar toda a comunidade acadêmica e externa. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Textos: Lucas Caxito e Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Campus de Paranaíba)