PESQUISADORES ESTUDAM CORRELAÇÃO ENTRE GREEN HUMAN RESOURCE MANAGAMENT, ECONOMIA CIRCULAR E INDÚSTRIA 4.0

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

“O futuro das empresas no contexto da Economia Circular e Indústria 4.0 na América Latina: O papel da Green Human Resource Management” é um projeto de pesquisa científica desenvolvido pela estudante de Administração do Campus de Paranaíba, Larissa Ferreira da Silva, sob a coordenação do professor Wesley Ricardo de Souza Freitas. O objetivo é realizar uma revisão das publicações científicas sobre o assunto na América Latina, em busca de informações sobre como ocorre o relacionamento entre esses três construtos.

Alguns dos resultados encontrados foram que 59 artigos apresentaram uma relação entre Economia Circular e Indústria 4.0, mas nenhum apresentou uma intersecção entre ambos e a Green Human Resource Management. “São três temas novos, com bastante oportunidade para pesquisa”, disse a estudante.

A relevância do estudo, segundo Larissa, é seu aporte para a comunidade acadêmica, considerando que os temas são contemporâneos, ao mesmo tempo que fornecem vantagens peculiares de sua função tanto para as organizações quanto para a sociedade.

Quanto à própria formação, Larissa disse que o estudo agrega muitos conhecimentos, seja pelas diretrizes apresentadas, voltadas à sustentabilidade, ou pelo conhecimento proporcionado. “Resumidamente, posso citar alguns fatores específicos: como o conhecimento aprofundado sobre a iniciação científica e a funcionalidade da pesquisa acadêmica; o conhecimento sobre três grandes áreas atuais citadas no projeto: “Green Human Resource Management, “Economy Circular” e “Industry 4.0”; e os ensinamentos do professor Wesley Ricardo, que são importantes para minha formação.

A apresentação completa do trabalho pode ser conferida aqui.

Textos e imagens: Maria de Fátima da Silva Cunha – estagiária da Agecom no CPAR.