Professor Americano participará no CPAR do “II Discussões Contemporâneas e Behaviorismo Radical”

Postado por: CPAR.UFMS

A comissão organizadora do II Discussões Contemporâneas e Behaviorismo Radical (DCBR), convida toda a comunidade acadêmica para a palestra “Quando descrições profissionais levam a desempenhos profissionais”, a qual será ministrada pelo Prof. PhD. David Alan Eckerman (Universidade da Carolina do Norte – Estados Unidos).

Na ocasião o Prof. David Eckerman irá apresentar uma tecnologia (Train-To-Code) para ensino da identificação e registro de eventos, parte fundamental do treino de habilidades e competências de estudantes.

O convite é aberto a toda a comunidade acadêmica, é gratuito, e possuirá tradução.

Dia: 08/12/2014 (segunda-feira)
Local: Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Paranaíba

Clique na imagem abaixo para fazer sua inscrição.

II Discussoes Contemporaneas

O que é o Train-To-Code?

Train to Code (TTC) é um programa de computador que ensina pessoas, por meio de vídeos, a identificar e registrar eventos de forma precisa, utilizando termos padronizados. O processo inicia-se com um vídeo que um expert codificou. Ao treinando, primeiro é ensinado os termos e suas definições. Então, utilizando-se de princípios de instrução programada, são mostrados vídeos e é exigido que o treinando codifique os eventos tal qual foi feito pelo expert.

O software é flexível, e os eventos codificáveis variam a depender da programação de ensino que o profissional propõe. Alguns exemplos de registros: comportamentos problema em crianças autistas; comportamentos de prevenção e exposição a risco na área de segurança do trabalho; psicologia do esporte; psicologia organizacional, dentre outros.

Quem é David Alan Eckerman?

David Alan Eckerman

David Alan Eckerman é professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte (em Chapell Hill), USA, e professor visitante vinculado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos do curso de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

O Prof. Eckerman tem investido em pesquisas em Análise do Comportamento, cognição animal e humana (desde 1966), tecnologia de ensino (desde 1976) e neurotoxicologia comportamental (desde 1976). Além disso, é/foi editor e consultor de algumas revistas brasileiras (e.g.: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva – RBTCC; Revista Brasileira de Análise do Comportamento – REBAC; Interação em Psicologia) e internacionais (e.g.: Psychology and Neuroscience), dentre as quais o Journal of the Experimental Analysis of Behavior – JEAB, a maior e mais renomada revista indexada destinada à discussão da Análise Experimental do Comportamento do mundo.

No Brasil tem realizado pesquisas em parceria com o Prof. Dr. Lincoln da Silva Gimenes (UnB) e Prof. Dr. Cristiano Coelho (PUC – GO), tendo investido mais recentemente nas áreas de neurotoxicologia comportamental, saúde ambiental e treinamento de comportamentos preventivos de riscos de exposição às substâncias tóxicas.

Maiores informações: facebook