PROFESSOR RELATA EXPERIÊNCIA EM LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Nesta sexta-feira, 9, às 19h, será lançado o livro Pesquisas atuais sobre a educação de surdos avanços e possibilidades, que conta com a participação do professor do Campus de Paranaíba (CPAR) Magno Pinheiro de Almeida. Magno relata sua experiência no ensino de Libras no CPAR durante a pandemia, assim como outros profissionais das universidades federais de Goiás e do Triângulo Mineiro.

O objetivo do livro é contribuir para uma melhor compreensão de como ocorre à educação de surdos no país, quais os avanços e possibilidades existentes. De acordo com Magno, Adriano de Oliveira Gianotto, o primeiro doutor surdo de Mato Grosso do Sul, é um dos organizadores do livro e foi o responsável por convidar vários profissionais que atuam na área do ensino de libras para contarem suas experiências.

No capítulo Relatos de experiências de três professores de universidade federal”, Magno,  Guilherme Gonçalves de Freitas e Radaí Cleria Felipe Gonçalves contam suas experiências no ensino de Libras durante a pandemia. “A realidade dessa área antes da pandemia era totalmente diferente de agora, existem novos desafios, conquistas e problemas a serem enfrentados”, explica o professor.

“Temos, enquanto pesquisadores, que registrar essas experiências, porque, futuramente, quando se debruçarem nos estudos sobre o que aconteceu nesse momento, assim como fizeram em relação a outros eventos históricos, terão então diversos relatos sobre o que está acontecendo, seja na área de Libras ou em outras áreas. Então quando escrevemos esse capítulo foi pensando nisso, em deixar esse relato da experiência de três universidades que permaneceram avançando no ensino de Libras durante a pandemia”, explica Magno.

De acordo com o docente, um avanço é a existência de profissionais que, apesar das dificuldades do ensino remoto, continuam instigando seus alunos a buscarem cada vez mais sobre a educação de surdos e a trabalharem com esse público sem prejuízos no aprendizado nesse contexto de ensino a distância. “Isso é o que temos feito na UFMS e principalmente no campus em que trabalho, o CPAR”, complementa ele.

Magno comenta que os autores do livro estão se organizando para uma possível segunda edição. “Seria uma discussão sobre a perspectiva de como será o retorno, o que pode mudar nesse processo todo, uma vez que já apontamos no livro a importância de se pensar em uma outra perspectiva do ensino de libras. Sabemos que 51 ou 68 horas de aulas ainda é pouco para o processo de aprendizagem de libras”, diz ele.

O professor convida a todos para o lançamento do livro que será transmitido pelo YouTube. No evento, o público pode conhecer um pouco mais sobre o livro e a temática abordada.

Link do lançamento: https://youtu.be/ubyojizo7_c

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Cpar).