Professores da UFMS/CPAR publicam artigo em revista com Qualis A1

Professores do Curso de Administração  da UFMS/Câmpus de Paranaíba, Wesley Ricardo e Adriano Alves, publicaram um novo artigo em parceria com docentes de outras universidades. O estudo foi publicado na revista intitulada “Benchmarking: na Internacional Journal”, com classificação máxima – QualisCpaes A1. A pesquisa foi intitulada de Gestão de Recursos Humanos Verde e Responsabilidade Social Corporativa: evidências em empresas brasileiras.

O artigo teve como objetivo analisar a relação entre Gestão de Recursos Humanos Verdes e Responsabilidade Social Corporativa em empresas brasileiras, um tema inovador e pouco estudado na área de Administração. A pesquisa foi financiada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e também pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O estudo aponta que no passado era possível pensar em apenas realizar um bom desempenho econômico para se obter o sucesso das empresas e seus acionistas. Contudo, muita coisa mudou e essa perspectiva tradicional não basta para as organizações. Os professores mostram no decorrer do artigo que surge uma nova pressão social em cima das organizações, a fim de que se tornem mais sustentáveis e reduzam impactos ambientais e para isso é preciso pensar para além de apenas desempenho econômico.

Diante disso, a literatura especializada dessa área aponta que a Gestão de Recursos Humanos (GRH) é o aspecto central para a construção de uma organização sustentável, em especial a área de Gestão de Recursos Humanos Verdes (GHR). Portanto, o artigo buscou analisar a relação entre Gestão de Recursos Humanos Verdes e Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em empresas brasileira, buscando identificar as práticas de GHRM, que de fato, influenciam positivamente as práticas de RSC.

O professor Wesley relata que essa pesquisa foi a primeira, com esse tema, a envolver empresas brasileiras de diversos setores e tamanhos e também uma das primeiras a verificar a influência de práticas de recursos humanos na gestão da responsabilidade social corporativa. “O principal resultado indica que, de fato, na amostra estudada, as práticas de recursos humanos colaboram efetivamente para o avanço da responsabilidade social corporativa nas empresas”, diz o docente.

Esse estudo ganha destaque pelo fato de não existirem pesquisas na literatura que tratam conjuntamente de tais temas, assim os autores preenchem uma lacuna importante, o que representa um avanço e inovação para a área de Administração.

Além de ser uma pesquisa inovadora, a publicação traz reconhecimento para o curso de Administração do campus de Paranaíba. “Pesquisas deste nível posicionam o Brasil em uma pauta de discussão mundial e colocam o curso de Administração, o Câmpus de Paranaíba e a UFMS em evidência nacional e internacional, uma vez que entregam a nossos alunos, bem como à academia, empresários, gestores, governos e sociedade em geral conhecimentos que estão na vanguarda das discussões”, enfatiza professor Adriano.

Para ler o artigo, clique no link: GHRM and CSR_benchmarking_2020

Brunna Oliveira – estagiária da Agecom no CPAR