Projeto de Ensino discutiu análises e perspectivas de um século de economia brasileira

Entre os dias 06 e 10 de maio de 2019 realizou-se no Câmpus de Paranaíba da UFMS, o projeto de ensino “UM SÉCULO DE ECONOMIA BRASILEIRA (1920-2020): ANÁLISES E PERSPECTIVAS”, ministrado pelo professor do Curso de Administração, Odirlei Fernando Dal Moro.

O projeto visou proporcionar aos acadêmicos do Curso de Administração conhecimentos básicos sobre a dinâmica da economia brasileira de 1920-2020, sugerindo reflexões políticas, econômicas e sociais sobre o período. Pontos como a crise do café e a mudança do eixo dinâmico da economia; o processo de industrialização por substituição de importações; a hiperinflação e os diversos planos de estabilização, bem como as transformações ocorridas na economia brasileira em anos mais recentes foram alguns dos pontos expostos e debatidos com os acadêmicos que participaram do projeto de ensino.

Exposições a respeito da economia brasileira proporcionam aos acadêmicos uma linha alternativa de pensamento econômico, bem como um entendimento mais claro dos acontecimentos políticos e econômicos do país. Além disso, torna-se relevante estimular os acadêmicos a manifestação de ideias e opiniões sobre os acontecimentos da economia brasileira“, destacou o professor Odirlei , responsável pelo projeto.

Ao final do projeto realizou-se uma “Roda de Debate” com temas propostos: (i) a estabilização de preços, Regime de Metas de Inflação e os resultados para a economia brasileira; (ii) a política fiscal e as metas de superávit primário; (iii) Contas externas, regime cambial e a questão da dívida externa; e, (iv) o crescimento econômico, o emprego e os diversos setores da economia.

A Universidade não é apenas sala de aula, é também pesquisa e extensão. Projetos como este fazem parte do cotidiano da Universidade e a ssociedade pode e deve participar“, concluiu o professor.

O Professor Odirlei é Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).