Semana de recepção dos calouros do Campus de Paranaíba é marcada por momentos de descontração e muita alegria

Enquanto alguns jovens se despedem da graduação, outros tantos iniciam essa fase. A euforia, felicidade e ansiedade pela nova etapa, são alguns dos sentimentos que estão presentes na vida dos novos acadêmicos. Durante esta semana o Campus de Paranaíba da UFMS abriu suas portas para os calouros, com apresentações culturais, palestras, trote solidário e entre outras ações.

Além de atividades de rotina como fotos para a identidade estudantil, apresentação de professores e do conteúdo das disciplinas, os novos estudantes também aproveitaram momentos de descontração. No início da semana, a banda Voláteis trouxe seu rock para o campus. Os professores do curso de Psicologia, Jeferson Taborda e Renata Bellenzani ministraram palestra com o tema “Cuidando de si e do outro na vida acadêmica”, muito importante para promover a saúde mental dos estudantes e diminuir sofrimento psíquico durante os anos na universidade.

“É um período de transição, muitos deles estão saindo do ensino médio, outros estão deixando suas casas e mudando para uma nova cidade. Sabemos que isso causa um impacto muito grande na saúde dos calouros”, contou Jeferson. Ele ainda destacou que a fase da graduação é repleta de novos questionamentos, velhos hábitos são deixados para trás e novos surgem e, por isso, os alunos precisam estar preparados para tantas mudanças. Além disso, a professora Renata trouxe alguns dados sobre a taxa de suicídio no público de alunos do ensino médio e discutiu sobre o sofrimento. Os professores também trouxeram vídeos e músicas que trataram sobre o assunto.

A recepção institucional foi realizada na quarta-feira (19), com a participação da direção, dos servidores, centros acadêmicos, empresa júnior, atléticas e outros membros importantes do campus se apresentaram oficialmente para os alunos ingressantes. Também foi distribuído kit de boas-vindas, realizada apresentação de música regional com o professor Thiago Donda e oferecido um coffe break aos presentes.

No dia 20 a psicóloga Mayara Coutinho falou sobre “Estratégia de estudo na universidade”. O objetivo é amenizar as dificuldades dos jovens durante a rotina enquanto acadêmicos da graduação.

Os estudantes participaram em peso de todas as atividades e demonstraram alegria em estar na UFMS. Lorraynne Ribeiro, caloura de Psicologia, disse que é uma realização muito grande estar em uma instituição pública, ainda mais depois de tantos esforços para conseguir a vaga tão sonhada. “Eu me senti muito realizada em saber que consegui entrar na melhor universidade do estado”, ressaltou. Breno Bergantini, de Administração, também contou sobre a felicidade de ingressar na UFMS. “Eu me sinto realizado por ser uma faculdade que sempre almejei, espero obter um bom currículo e sair daqui qualificado para exercer a minha profissão”, contou.

À frente da organização das atividades, a servidora Patrícia Queiroz, da Secretaria de Apoio Estudantil do Campus de Paranaíba, enfatizou a importância da semana inicial como um momento de acolhimento e de apresentação do lugar onde os alunos passarão boa parte do dia nos próximos anos. “As atividades tiveram como objetivo fazer com que o acadêmico se sentisse à vontade no campus, já que a maioria deles vem de fora da nossa cidade. Assim, tudo foi pensado para que eles pudessem conhecer melhor o novo ambiente acadêmico e se sentissem mais confortáveis nesse meio”, destacou.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no CPAR)