Super Ação encerra com resultados positivos

No primeiro semestre de 2020, o curso de Administração realizou a primeira edição do Super Ação: lições frente às dificuldades. Criado pelo professor Wesley Ricardo de Souza Freitas, o projeto, inicialmente, tinha como objetivo substituir atividades avaliativas das disciplinas ele ministra no curso, mas,  posteriormente, passou a integrar o edital de projetos, ideias e ações de enfrentamento à Covid-19. Wesley explica que o objetivo era realizar uma série de lives pelo Instagram, com histórias de superação, de conquista, resiliência, confiança, fé e esperança. Os temas escolhidos, de acordo com o  professor, contribuem para superar as limitações pessoais e também profissionais. Os estudantes das disciplinas gestão de Recursos Humanos e Tópicos Especiais em Administração participaram da live como atividade avaliativa. Wesley pediu a eles que relacionassem as lições aprendidas aos assuntos estudados, como liderança de empresa, recursos humanos, motivação de pessoas, entre outros. Para a acadêmica Amanda Rodrigues de Lima a experiência foi enriquecedora tanto para a vida pessoal como para o aprendizado do conteúdo. “A relação entre os assuntos apresentados nas lives tem tudo a ver com o conteúdo da disciplina. É muito importante trabalharmos a inteligência emocional para compreender e gerenciar as nossas próprias emoções e também aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas em nossa volta para, assim, alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional”, conta a estudante. Ayslla Caioni dos Reis também participou das atividades. Ela relata que pôde relacionar muitos assuntos das matérias com o conteúdo apresentado pelos convidados do projeto. “Tudo que os convidados enfrentaram em sua carreira e em sua vida pessoal exigiram deles muita inteligência emocional e maturidade, duas coisas que aprendemos a valorizar, pois é necessário que a pessoa esteja bem com ela mesma para levar isso às demais áreas da vida, principalmente à profissional, que como tudo tem altos e baixos. Portanto, precisamos cuidar da nossa mente e da nossa alma para tirar sempre o aprendizado das coisas ruins”, diz a aluna. Segundo o professor Wesley o evento superou as expectativas, pois os estudantes conseguiram assimilar o conteúdo e tirar lições para a vida e o feedback foi muito positivo. “Como futuros líderes de empresas e organizações, entenderam que no mundo corporativo, apesar de competitivo, há espaço para gestores mais ‘humanos’, que pensam e amam pessoas, que precisam entender sobre elas para poder gerir os recursos humanos a partir do seu propósito e desafios no comando de empresas”, relata. Wesley explica que sempre adotou metodologias dinâmicas como uso de teatro, dinâmicas, podcast, vídeos, entre outros, e sempre se surpreendeu com o resultado e engajamento de seus alunos. “O estudante de hoje não é o mesmo de quando estudei, há 15 anos. Atualmente, ele é mais dinâmico e conectado ao mundo. Aulas nas quais o professor fica palestrando e o acadêmico atuando de forma passiva estão ultrapassadas, utilizo sempre metodologias diferentes para envolver os estudantes no processo de aprendizagem”, diz ele.

Brunna Oliveira – Estagiária da Agecom no CPAR