PROJETO DE ENSINO BUSCA COMPREENDER QUESTÕES DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

“Raça, Classes e Mulheres (GÊNERO)” é um projeto de ensino criado e desenvolvido por estudantes do curso de Psicologia do Campus de Paranaíba e um dos inscritos no Integra UFMS 2020.

O projeto visa a compreensão da questão de raça, classe e gênero e tem como finalidade proporcionar a identificação dos aspectos históricos e materiais que condicionam as relações raciais na sociedade a partir do fundamento teórico marxista.

Daniel Santos, estudante de Psicologia, foi responsável por apresentar o trabalho realizado por ele e seus colegas de curso. De acordo com ele, o grupo de estudos surgiu da necessidade de discussões sobre as relações étnico-raciais, tendo em vista que são escassas. “O projeto surgiu da necessidade em agrupar pessoas com interesse em debater esse tema, sabendo que é algo pouco discutido na Psicologia, pelo histórico de ser um curso elitista, majoritariamente branco, que pouco se preocupa em colocar tais discussões na pauta do dia”, afirma.

Jéssica Barbosa é participante do grupo do projeto e tanto ela quanto Daniel apontam que muitos resultados podem ser observados desde o início do grupo. “Nesse tempo de projeto tivemos como resultado a qualificação na formação profissional dos alunos, o aprofundamento da temática e seus arranjos institucionais e sociais na história, a conscientização racial e social, o desenvolvimento do pensamento crítico e o incentivo a construção de ações em pesquisa e extensão”, conta Daniel.

Para eles, o Integra possibilita a difusão desse conhecimento para além do campus e do curso de Psicologia. “A relevância do Integra é o incentivo da construção e disseminação de conhecimento científico, assim como proporcionar contribuições para a comunidade científica, da mesma forma para o corpo social. Com base nisso, este evento cientifico é uma oportunidade na qual o aluno pode divulgar suas ideias assim transformá-los em trabalhos científicos”, diz Daniel.

Clique aqui para assistir à apresentação dos alunos.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Cpar)