Estrutura

Institucional


Horário de funcionamento dos setores durante a vigência da pandemia de COVID-19:

Secretaria Acadêmica: de segunda a sexta, das 07:00 às 11:00
Secretaria de Apoio Pedagógico: de segunda a quinta das 13:00 às 17:00; e sexta-feira, das 08:00 às 12:00.
Secretaria Administrativa: de segunda a sexta, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Clínica Escola: de segunda a sexta, das 09:00 às 13:00
Biblioteca: de segunda a sexta, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Secretaria da Direção: de segunda a sexta das 07:00 às 11:00
Laboratório de Informática: de segunda a sexta das 13:00 às 17:00
Técnico em Audiovisual: de segunda a sexta, das 14:00 às 18:00
UAP/Assuntos Estudantis: Atendimento totalmente remoto, via WhatsApp: (67) 3669-0106 e E-mail: secae.cpar@ufms.br

 

DIREÇÃO

– convocar e presidir o Conselho da Unidade;
– dirigir, coordenar e supervisionar as atividades da Unidade;
– zelar pela fiel execução do Estatuto, deste Regimento e demais normas;
– coordenar as atividades acadêmicas e as administrativas da Unidade;
– zelar pelas informações da unidade mantidas no Sistema de Controle Acadêmico;
– exercer ação disciplinar no âmbito da unidade setorial, de acordo com o Regi-me Disciplinar da UFMS;
– coordenar a elaboração do plano de capacitação dos servidores lotados na Unidade da Administração Setorial, obedecidas às diretrizes e às prioridades estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, encaminhando-o ao Conselho da Unidade;
– coordenar e aprovar o plano de férias do pessoal lotado na Unidade, reme-tendo-os à unidade responsável pela gestão de pessoas;
– opinar sobre processos referentes à movimentação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação;
– determinar no âmbito da Unidade a abertura de sindicância e, quando necessário, propor à Reitoria a instauração de processo administrativo disciplinar;
– baixar atos normativos nos limites de suas competências;
– constituir comissão para normatização e acompanhamento dos processos de consulta e eleições no âmbito da sua competência;
– opinar sobre afastamento de servidores lotados na Unidade;
– opinar sobre a implementação da política de gestão de pessoas;
– submeter às Unidades competentes as propostas de convênios, de contratos e de outros instrumentos jurídicos de mesma natureza;
– encaminhar à Reitoria relatórios com os resultados dos programas e das ações de sua área de competência, sempre que solicitado;
– apresentar ao Conselho da Unidade as propostas de projetos de ensino, pesquisa e de ações de extensão que devem compor os planos de atividades de ensino, pesquisa e de extensão da Unidade;
– designar docentes para orientação e tutoria de alunos de graduação quando a forma de designação não estiver prevista nas normas específicas do programa;
– dirigir as atividades dos servidores lotados na Unidade, promovendo o cumprimento das obrigações concernentes a cada um;
– zelar pela guarda e pela preservação de equipamentos e de materiais permanentes sob sua responsabilidade;
– elaborar, para encaminhamento ao Conselho da Unidade, o plano de gestão da infraestrutura da Unidade, no qual constarão as propostas de uso, de expansão e de manutenção do espaço físico e as propostas de uso, de aquisição e de manutenção de materiais e de equipamentos; e
– zelar pelas informações no que tange às atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços desenvolvidos pelos docentes lotados na Unidade.

(Artigo n.º 11 – Resolução nº 78/2011-COUN – Regimento Geral da UFMS)

Diretor:
Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas

Assistente de direção:
Angélica Nunes Ferreira

email: gab.cpar@ufms.br

telefone: 67 – 3669-0102/0105

 

 

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

– elaborar os estudos necessários à compatibilização dos programas, das cargas horárias e dos planos de ensino das disciplinas componentes da estrutura curricular, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso;
– encaminhar às Unidades da Administração Setorial as demandas de oferecimento de disciplinas;
– acompanhar a execução do Projeto Pedagógico do curso;
– orientar e acompanhar a vida acadêmica;
– acompanhar o desempenho dos acadêmicos do curso, encaminhando relatório ao Colegiado;
– assessorar as Unidades da Administração Central e da Administração Setorial em assuntos de administração acadêmica;
– coordenar a matrícula dos alunos de seu curso;
– assessorar as Unidades da Administração Setorial que oferecem disciplinas ao curso, bem como os respectivos professores, na execução do projeto pedagógico do curso e demais normas emitidas pelo Colegiado de Curso; e
– zelar pelas informações mantidas no Sistema de Controle Acadêmico.

(Artigo n.º 19 – Resolução nº 78/2011-COUN – Regimento Geral da UFMS)

Coordenações:
Prof. Dr. Dalton de Sousa – Curso de Administração

email: adm.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0151

Prof. Dr. Thiago Donda Rodrigues – Curso de Matemática

email: mat.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0149

Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres – Curso de Psicologia

email: psico.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0150

COAC – COORDENADORIA DE GESTÃO ACADÊMICA

Ao Coordenador de Gestão Acadêmica compete:

I – colaborar com a Direção da Unidade da Administração Setorial na elaboração do Plano de Capacitação de Docentes, o qual deve obedecer às diretrizes e às prioridades da política de capacitação docente da UFMS;
II – elaborar, ouvidos os Coordenadores de Curso, a proposta de lista de oferta das disciplinas lotadas na Unidade da Administração Setorial;
III – elaborar a proposta de distribuição de encargos docentes da Unidade da Administração Setorial, correspondentes às cargas horárias contratuais;
IV – elaborar, com base na distribuição de encargos docentes, proposta de contratação de docentes para atender as necessidades dos cursos;
V – elaborar o plano de uso do espaço físico para as aulas teóricas e práticas das disciplinas lotadas na Unidade da Administração Setorial;
VI – propor a criação de grupos de trabalho e de comissões para desenvolvimento de atividades no âmbito da Unidade da Administração Setorial referentes a atividades acadêmicas;
VII – divulgar e orientar os docentes quanto às diretrizes e às normas relacionadas à área acadêmica;
VIII – encaminhar ao Conselho de Unidade o plano de gestão de servidores para a execução das atividades acadêmicas desenvolvidas pela Unidade da Administração Setorial;
IX – divulgar as informações referentes à pesquisa, ao ensino e à extensão, desenvolvidas na Unidade da Administração Setorial; e
X – colaborar com os Diretores das Unidades da Administração Setorial na organização, na harmonização e na integração dos programas das disciplinas e dos planos de ensino.

Legislação:

– Capítulo IV, Art. 13 da Resolução COUN nº78/2011
– Seção III, Art. 57 da Resolução COUN nº 50/2012

Servidores:

Ani Caroline Machado – Coordenadora

email: coac.cpar@ufms.br

Telefone (67) 3669-0165,

horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 13h às 17h

 

SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO – SAP

– controlar e executar as atividades de apoio administrativo necessárias ao funcionamento das Coordenações de Curso;
– organizar e executar todos os procedimentos administrativos necessários as reuniões dos Colegiados de Curso;
– providenciar a publicação dos atos homologados nas reuniões dos Colegiados de Curso;
– colaborar na elaboração do horário de aula e ensalamento;
– auxiliar no lançamento da lista de oferta de disciplinas no SISCAD;
– orientar os Coordenadores de Curso sobre a seleção de candidatos à monitoria;
– desenvolver outras atividades na sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:

Fabíola Cristina de Freitas 
Raphael Antônio de Oliveira Silva

email: sap.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0107

 

SECRETARIA ACADÊMICA – SECAC

– controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
– promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;
– providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
– executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;
– orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
– viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;
– divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
– orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
– colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
– proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
– orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
– encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
– executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
– executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
– orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;
– acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
– preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
– instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica;
– encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
– emitir atestados, declarações, certificados e históricos solicitados pelos discentes;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:
Aurélio Mateus Araújo Souza

Patrícia Queiroz Peli

email: secac.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0100

 

SECRETARIA DE APOIO PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS – SECAE

Servidores:

Anderson da Silva Nascimento

email: secae.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0106 / 67 98162-2322

 

SECRETARIA DE APOIO ADMINISTRATIVO – SECAD

– controlar, orientar e avaliar as atividades de apoio administrativo, necessárias ao funcionamento do Câmpus;
– atender pessoas que desejam comunicar-se com os servidores lotados no Câmpus;
– providenciar as solicitações de materiais de consumo e permanente necessários à operacionalização da Direção, bem como a recepção, conferência e controle dos mesmos;
– providenciar as solicitações de serviços, reprografia, formulários e impressos do Câmpus;
– verificar as necessidades de reparos e/ou manutenção nas dependências do Câmpus;
– coordenar, orientar, organizar e fiscalizar os trabalhos do pessoal da Secretaria;
– coordenar, controlar e executar as atividades de redação, datilografia,
– conferência e reprodução de documentos e correspondências da Direção;
– receber e controlar a entrada e saída de documentos e correspondências da Direção;
– promover a triagem de documentos para arquivamento, segundo as normas vigentes;
– encaminhar atestados médicos, pedidos de licença, folhas de freqüência e/ou cartões de ponto, à unidade responsável;
– providenciar e controlar as ligações telefônicas;
– distribuir, internamente, as correspondências recebidas, quando as mesmas forem de interesse das unidades subordinadas aos Campus;
– coordenar, orientar e controlar tarefas relacionadas com recepção, copa, limpeza e arrumação de instalações, equipamentos e mobiliários da Direção;
– proceder o controle da carga patrimonial do Câmpus;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidor:
Ronilson Vilela dos Reis – responsável
Hiran Aparecido da Silva

email: secad.cpar@ufms.br

telefone: 67 3669-0135

 

SEÇÃO DE PSICOLOGIA – SEPS

– apoiar, desenvolver e executar atividades na área da psicologia;
– prestar serviço de atendimento clínico – psicológico e orientação técnica às comunidades universitária e geral;
– proporcionar estágio supervisionado aos alunos do curso de psicologia;
– desenvolver programas e projetos no sentido de proporcionar aos discentes a oportunidade de intercâmbio e integração com a futura profissão;
– manter entendimentos com entidades públicas e privadas que possam oferecer oportunidades de desenvolvimento de atividades na área de psicologia;
– propor e analisar convênios, contratos e outros instrumentos dessa natureza voltados à área da psicologia;
– promover, solicitar e gerir os recursos humanos, materiais e financeiros necessários a operacionalização das atividades da Seção;
– proceder a triagem e o encaminhamento dos pacientes para as sessões de consulta ou psicoterapia;
– elaborar relatórios gerenciais;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área e atuação.

(Manual de Competências da UFMS)

Servidores:
Profª. Drª. Renata Bellenzani – chefe
Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho – Psicóloga do CPAR (CRP 14/05351-9)
Anahi Souto Vieira – Técnico de Laboratório/Bioterista
Murillo Evangelista Paiva – Técnico Administrativo
 
 
 SEÇÃO DE BIBLIOTECA – SEEB
  – orientar os usuários na busca da informação e no uso de fontes de referência existentes, auxiliando-os em suas necessidades de estudo e pesquisa;
– acompanhar, orientar e supervisionar a consulta local e o empréstimo de
material bibliográfico;
– realizar levantamentos bibliográficos;
– orientar trabalhos, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT;
– divulgar as coleções e serviços oferecidos pela Seção;
– localizar documentos solicitados pelo usuário;
– realizar treinamento de usuários;
– promover o ordenamento dos diversos catálogos a serem utilizados pelo
público;
– revisar a ordenação do material bibliográfico armazenado nas estantes;
– efetuar, anualmente, levantamento patrimonial dos livros, identificando o
material desaparecido, irrecuperável e em desuso, comunicando as baixas;
– restaurar, separar e encaminhar, quando for o caso, para encadernação, os
livros danificados;
– promover inscrições de novos usuários da biblioteca;
– subsidiar a organização e manutenção do Catálogo Coletivo de Material
Bibliográfico do sistema de bibliotecas da Universidade;
– operacionalizar, supervisionar e executar o processamento técnico dos
materiais bibliográficos;
– informar à Divisão de Patrimônio as doações de material bibliográfico
recebidas;
– organizar e manter arquivo de catálogos de editoras/livrarias nacionais e
estrangeiras, bem como fichário de encomenda e compra de material
bibliográfico;
– colaborar no Catalógo Coletivo Nacional de Periódicos-CCN, através da Divisão
de Periódicos e Intercâmbio/CBC;
– encaminhar à Coordenadoria de Biblioteca Central, as relações de livros e
periódicos para compor o Plano de Aquisição de Material Bibliográfico;
– encaminhar as solicitações de comutação bibliográfica à Coordenadoria de
Biblioteca Central;
– controlar os materiais permanentes e de consumo alocados na Seção;
– elaborar relatórios gerenciais;
– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
  (Manual de Competências da UFMS)
 Servidores:
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches – Bibliotecária/Documentalista
Leandro Saito Kawakita
Niely Fernandes Silva
 
email: biblioteca.cpar@ufms.br
telefone: 3669-0147