Projetos de Pesquisa

ADMINISTRAÇÃO

Modelo GAMLSS e Equações Estruturais com Variáveis Latentes: Estudo e Aplicações em Administração 

Coordenador(a): Prof. Dr. Elton Gean Araújo 

RESUMO:O intuito do projeto é estudar e aplicar modelos estatísticos à dados advindos das áreas da administração; a depender da estrutura destes dados (tipo de variáveis, tamanho da amostra, número de variáveis, etc…), bem como do objetivo requerido em cada situação a ser aplicada. Neste sentido, os modelos aditivos generalizados para posição, escala e forma (GAMLSS) e as equações estruturais ou modelagem de equações estruturais (MEE), que têm enorme aplicabilidade e poder de extração de informações na referida área, serão detalhados em seus aspectos metodológicos e utilizados como ferramenta estatística no intento de fazer inferências e previsões em cenários reais em administração. Relatórios das análises serão gerados, bem como produtos acadêmicos, tais como resumos para eventos e artigos para periódicos científicos, com face a disseminar ainda mais métodos estatísticos com grande poder de abrangência e capacidade analítica.

Para mais informações: elton.araujo@ufms.br

Finanças comportamentais e sua influência no processo de gestão de empresas familiares.

Coordenador(a): Prof. Dr. Fabiano Tiossi

RESUMO:

Para as finanças comportamentais, a tomada de decisão dos agentes econômicos não ocorre puramente de forma racional, pois há divisas para a atuação dos chamados arbitradores racionais. Daniel Kahneman e Amos Tversky concluíram em estudos realizados na década de 1970, que geralmente as decisões são tomadas por meio da utilização de heurísticas (processos decisórios simplifcados), passíveis de erros sistemáticos. Há que se considerar ainda que diversas decisões são respaldadas em crenças sobre a probabilidade de incerteza e que a probabilidade derivada é subjetiva, considerando que diferentes indivíduos podem ter possibilidades diferentes para o mesmo evento. E em empresas familiares, qual a influência do comportamento humano nas decisões fnanceiras? É sobre este questionamento que surgiu o interesse em investigar como as fnanças comportamentais interferem no processo decisório de estrutura de capital em empresas familiares. Seu desenvolvimento dar-se-a a partir da aplicação de uma suvey em empresas familiares listadas na B3, bolsa de valores oficial do Brasil e que tenha uma correspondente classificação proposta pela escala F-PEC.

Para mais informações: fabiano.tiossi@ufms.br

 

Trajetórias para o desenvolvimento sustentável no Brasil: as possibilidades para um “Green New Deal” nacional
Coordenador(a): Ricado José dos Santos

RESUMO: O avanço do debate sobre o clima e as ações para a recuperação da economia pós pandemia do COVID-19 apontam para a necessidade de transição para um modelo sustentável em termos ecológicos, sociais e econômicos. No entanto, ainda existem dúvidas sobre como conciliar o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Este projeto parte das interpretações da Ciência Econômica para o conceito de Desenvolvimento Sustentável, no contexto do Green New Deal (GND). A pesquisa baseia-se nas experiências do GND nos Estados Unidos e na União Europeia como referência para analisar a possibilidade de adoção de um plano similar no Brasil a partir de 2023. O objetivo é acompanhar as ações do poder Executivo Federal brasileiro em relação ao GND e avaliar se estas convergem para uma perspectiva sustentável semelhante à dos Estados Unidos e da União Europeia. A metodologia empregada será teórico qualitativa, utilizando levantamento bibliográfico, documental e dados secundários. Este projeto se propõe a contribuir para o debate sobre a viabilidade de estratégias políticas e econômicas sustentáveis no contexto pós pandemia, desafiando dogmas econômicos e socioambientais, e buscando direcionar a política pública para a recuperação e manutenção do desenvolvimento nacional sustentável.

email: ricardo.santos@ufms.br

 

Análise da Eficiência dos Gastos em Segurança Pública nos Estados Brasileiros: Uma Abordagem com Data Envelopment Analysis
Coordenador(a): Richardson Coimbra Borges

RESUMO: Esta pesquisa utilizará Data Envelopment Analysis (DEA) e Malmquist Index (MI) com objetivo analisar a efciência dos Gastos em Segurança Pública nos Estados Brasileiros e Distrito Federal no período de 2018 a 2021. O estudo utilizará o modelo Banker, Charnes e Cooper (1989) orientado a input (BCC-I), Eficiência Cruzada, e Super Eficiência para avaliar o desempenho das unidades federativas sob estudo. Testar-se-á duas hipóteses de pesquisa, quais sejam H1: Há diferenças significativas entre os graus de eficiência dos gastos com segurança pública das unidades federativas durante o período sob estudo; e H2: Há correlação significativa entre os inputs utilizados e a eficiência das unidades federativas brasileiras para o período sob estudo. Ou seja, os inputs utilizados são adequados à medição da eficiência. A pesquisa contribui em dois componentes principais, qual seja fornecendo uma atualização dos dados relacionados a eficiência dos gastos dos estados brasileiros e Distrito Federal com segurança pública e abordando uma lacuna de pesquisa na literatura sobre a medição da eficiência neste setor, que ainda é bastante incipiente.

email: Richardson.borges@ufms.br

 

MATEMÁTICA

Um olhar histórico-matemático acerca da inserção da disciplina de Geometria Analítica e Cálculo  Vetorial no Brasil 

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim 

RESUMO: Permeando pelos caminhos da História da Matemática e, em particular pela História da Matemática no Brasil, o presente trabalho propõe uma investigação histórico-matemática acerca da inserção da disciplina de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial no Brasil, especificamente na Escola Politécnica de São Paulo realizada, na época (início do século XX), pela primeira vez no país. Sabe-se que um dos precursores deste movimento, no tocante a Geometria Analítica e ao Cálculo Vetorial, e em particular, na então Escola Politécnica de São Paulo foi o engenheiro-matemático Theodoro Augusto Ramos (1895-1935) – objeto de estudo da pesquisa de doutorado. Theodoro publicou na época um trabalho dedicado à temática (Calculo vectorial, 1927) tanto em português, quanto em francês, durante uma viagem estudos a França, e que é reconhecido como um dos primeiros trabalhos sobre o assunto no país. Sabe-se que posteriormente a este trabalho de Theodoro, apareceram outros pelo país, demonstrando interesse de pesquisadores brasileiros pela temática. No tocante aos procedimentos metodológicos, atenta-se ao fato de que nos estudos em História da Matemática, assim como em História não se é possível definir a priori uma metodologia a ser seguida, adotada. Entretanto, as concepções que serão tomadas e que conduzirão esta pesquisa partilham de percepções e pontos de vistas de renomados historiadores que investigam, dentre outros, o trato metodológico da História. A saber, Veyne, Bloch, Le Goff, Burke, Chartier, Jenkins, Ginzburg, Dosse, e Vainfas, dentre outros. Espera-se assim com esta pesquisa contribuir para uma lacuna ainda existente na História da Matemática no Brasil.

Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br

 

Caracterização de Novas Identidades na Forma Híbrida via Sequências de Números
Coordenador(a): Andreia Cristina Ribeiro

RESUMO: Este projeto pretende estender o estudo de sequências inteiras para sequências complexas, dando especial atenção a sequência de Padovan. Recentemente, muitos estudos têm sido dedicados a números híbridos cujos componentes são retirados de sequências inteiras especiais, como Fibonacci, Lucas, Pell e Jacobsthal. Em particular, Szynal-Liana [7] introduziu os números híbridos de Horadam e várias propriedades de tipos especiais de números híbridos foram exploradas, [8, 9, 10]. Além disso, Morales [11] trabalhou sobre um generalização dos números híbridos de (p, q)-Fibonacci e de (p, q)-Lucas obtendo novas identidades entre eles. Outra classe explorada foram os números híbridos de k-Pell, investigados por Paula Catarino [5]. E ainda considerando a nova abordagem dada em [1, 2, 3, 4] para a teoria de Equações de Diferenças e seu sistema fundamental de Fibonacci associado, que estudou, por meio do Sistema Fundamental de Fibonacci, a generalidade de sequências numéricas de todos os tipos, buscaremos generalizar propriedades da sequência numéricas em sua forma híbrida, dando uma atenção especial as sequências de Padovan. Doravante nosso interesse está na aplicação da teoria sobre a classe de sequências numéricas determinadas pelos números híbridos, buscando simultaneamente, resultados relacionados aos aspectos combinatórios, tais como sua utilização em partições de conjuntos, ladrilhamento e funções geradoras.

email: andreia.ribeiro@ufms.br

 

Estudo analítico de Equações Diferenciais Ordinárias aplicadas a modelos biológicos
Coordenador(a): Raildo Santos de Lima

RESUMO: De modo recorrente surgem artigos fundindo métodos de engenharia mecânica e biologia, em especial sistemas de controle e distúrbios biológicos como por exemplo, epilepsia, convulsão, mal de Parkinson, dentre outros [1,2,3]. O principal objetivo destes artigos é desenvolver um modelo matemático, que em geral é dado por um sistema de equações, que seja o mais fidedigno possível na representação do evento biológico. O uso de Equações Diferenciais Ordinárias na modelagem matemática de tais eventos biológicos é praticamente unânime [4]. As
conclusões destes artigos se dão mediante análise qualitativa dos resultados obtidos através de simulações computacionais, ou seja, o objeto de estudo é modelado matematicamente e implementado via software. Doravante, o intuito desta proposta é fazer o estudo analítico das equações diferenciais ordinárias oriundas dos modelos biológicos buscando resultados puramente matemáticos, ainda e o mais significativo fazer a relação destes resultados puramente matemáticos com análogos biológicos.

email: raildo.lima@ufms.br

 

Cartografando em Educação Matemática
Coordenador(a): Thiago Donda Rodrigues

RESUMO: O uso da Cartografa, discutida inicialmente por Gilles Deleuze e Félix Guattari, atualmente é utilizada como procedimento de pesquisa em várias áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No campo da Educação Matemática o uso da Cartografa como procedimento de pesquisa é algo recente, nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo elaborar reflexões teóricas e metodológicas sobre o uso da Cartografa como procedimento de pesquisa no campo da Educação Matemática, buscando compreender como a Cartografa vem sendo mobilizada em pesquisas dessa área e também conjecturar formas outras de utilizá-la.

email: thiago.rodrigues@ufms.br

 

MEDICINA VETERINÁRIA

Inquérito soroepidemiológico de leishmaniose visceral canina no município de Paranaíba, MS

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Izabel Passarella Teixeira

RESUMO: A leishmaniose visceral (LV) é uma doença potencialmente fatal, de difícil tratamento e extremamente onerosa para o sistema público de saúde. O cão é a principal espécie parasitada pelo protozoário Leishmania sp. e pode ser utilizado como sentinela para os casos em humanos. A presença de muitos cães doentes mostra que existe o vetor e o protozoário na região. Logo conhecer o quadro epidemiológico da LV em cães em determinada região/cidade auxilia na formação de estratégias de controle da doença podendo assim diminuir os casos nos animais e no homem. Logo o objetivo com esse projeto será de realizar um levantamento epidemiológico de LV canina no município de Paranaíba- MS. Para isso serão coletadas amostras de sangue de 298 cães domiciliados com idade superior a 6 meses de ambos os sexos e sem distinção de raça no município. As amostras de sangue serão realizadas por punção da veia jugular ou cefálica. As amostras serão utilizadas para realização de teste rápido (TRDPP) com confirmação dos casos positivos pela técnica de ELISA. Posteriormente será calculado a prevalência da doença na cidade.

Para mais informações: ana.i.p.teixeira@ufms.br

 

 

PSICOLOGIA

Evidências de validade do Questionário do Estudante do ENADE

Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres

RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral inspecionar as evidências de validade baseadas na estrutura interna e a fidedignidade dos escores do Questionário do Estudante do Enade, considerando sua relevância e alto impacto social e a escassez de estudos que tenham se dedicado a avaliar sua qualidade psicométrica. O Questionário do Estudante é uma das principais fontes de dados do indicador de Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Três dos componentes do CPC são oriundos desse instrumento: organização didático-pedagógica, instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. Apesar de sua importância prática e impacto nas Instituições de Ensino Superior, docentes e estudantes, uma revisão de literatura revela que poucos senão nenhum estudo publicado em periódico nacional que tenha se dedicado a avaliar a qualidade psicométrica desse instrumento. Assim, este projeto de pesquisa visa contribuir com o controle social do Sinaes por meio da reunião evidências acerca da validade e fidedignidade do Questionário, tanto para contribuir para o aprimoramento do instrumento especificamente, como do sistema de avaliação no geral, como também como forma de evitar que os usos dos resultados dos dados oriundos desse instrumento não possuam consequências sociais negativas e não-intencionais decorrentes de eventuais fragilidades psicométricas. Para tanto, serão realizados estudos psicométricos sobre a estrutura fatorial do instrumento e a consistência interna das variáveis latentes subjacentes às respostas aos itens, bem como calculados indicadores educacionais utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Esses resultados serão comparados com os atuais indicadores utilizados no âmbito do Sinaes quanto à sua qualidade psicométrica. Os dados a serem utilizados são os microdados do Enade, disponibilizados aberta e publicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enade. As análises serão realizadas por meio do software livre e gratuito R.

Para mais informações: alexandre.peres@ufms.br

O léxico brasileiro da personalidade: estudos com a língua portuguesa brasileira e outras línguas nacionais

Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres

RESUMO:

Este projeto de pesquisa é composto por quatro estudos relacionados à abordagem léxica na pesquisa em psicologia da personalidade, com foco na cultura brasileira e no estudo da linguagem natural. O projeto foi estruturado para ser realizado em 24 meses, com etapas em paralelo. Os objetivos gerais são investigar o léxico brasileiro da personalidade e explorar alternativas metodológicas de coleta e análise de dados, fazendo uso de técnicas da psicometria e da ciência de dados. Em uma perspectiva emic, três estudos privilegiarão descritores de traços e dados obtidos em fontes da linguagem natural da língua portuguesa e de outras línguas faladas no Brasil, como as indígenas e a linguagem dos remanescentes de quilombos. O objetivo específico desses estudos é o desenvolvimento de modelos fatoriais da personalidade autóctones. Em uma perspectiva integradora emicetic, o quarto estudo visará a integração dos modelos autóctones com modelos teóricos estrangeiros proeminentes, como o Big Five. Especificamente, objetiva-se analisar evidências de validade dos instrumentos, incluindo evidências confirmatórias acerca das estruturas fatoriais encontradas, bem como evidências de validade convergente entre os modelos fatoriais. Espera-se realizar contribuições ao estudo do léxico brasileiro da personalidade, por meio do desenvolvimento de modelos teóricos autóctones, bem como contribuir para o avanço metodológico da pesquisa em psicologia da personalidade.

Para mais informações: alexandre.peres@ufms.br

 

Investigação Genética da Deficiência Intelectual: Uma Revisão de Literatura

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Luiza Bossolani Martins

RESUMO:

A Deficiência Intelectual (DI) é caracterizada por limitações relacionadas ao comportamento adaptativo e funcionamento intelectual inferior ao esperado. Dentre os indivíduos brasileiros, aproximadamente 2,6 milhões possuem esta condição, sendomais frequente no sexo masculino e em indivíduos de baixa renda. A etiologia é bastante
heterogênea, podendo ser ambiental ou genética (padrões de herança diversos como o autossômico dominante, recessivo, ligado ao cromossomo X, além de alterações cromossômicas). O fenótipo pode apresentar-se isolado ou sindrômico, esporádico ou segregando em famílias. Entretanto, cerca de 30-50% dos casos, a causa não pode ser determinada. O projeto tem como objetivo geral, pesquisar a produção científica nacional dos últimos 10 anos sobre etiologia genética de indivíduos que apresentam a condição da DI. Dentre os objetivos específicos estão: identificar e quantificar quais causas genéticas mais aparecem na produção científica nacional; classificar a DI identificada em sindrômica ou não sindrômica; avaliar se a DI é esporádica ou familial e mapear os grupos de pesquisa mais expressivos na área. Assim, o projeto é baseado em uma revisão de literatura nos bancos de dados PubMed e Google Acadêmico, sendo que, é esperado encontrar um aumento nas pesquisas sobre esse assunto nos últimos 10 anos e um avanço nos métodos de investigação e diagnóstico no Brasil.

Para mais informações: anabossolani@gmail.com

Os vínculos familiares e comunitários em serviços de acolhimento institucional: Revisão de literatura em contexto brasileiro

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Cíntia Carvalho

RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar como se dão os vínculos familiares e comunitários em serviços de acolhimento institucional, a partir de revisão de literatura nacional, observando aspectos específicos como as práticas no sentido de promover e preservar vínculos de crianças e adolescentes com suas famílias, dentro dos serviços de acolhimento; se o acolhimento institucional de crianças envolve famílias monoparentais femininas e contextualizar as dificuldades dessas mães solo com a perda de vínculos e a perda do poder familiar; o que tem sido divulgado sobre ações entre as instituições para promoção de melhores vivências e relações afetivas de crianças em situação de acolhimento, em processo de escolarização e os processos de desligamento institucional e suas possíveis estratégias na lide dessas rupturas. As buscas envolverão pesquisas em bases científicas de dados como: SciELO (Scientific Electronic Library on Line), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de Periódicos CAPES. Serão utilizados palavras-chaves, descritores (a depender da proposição específica do estudo), assim como, a utilização de operadores booleanos para refinar as buscas. Serão realizadas análises quantitativas sobre frequência das publicações nos respectivos anos encontrados, assim como, os tipos de pesquisas, bem como, a análise qualitativa que estabeleça relações entre políticas publicas nacionais e as práticas vigentes de acolhimento disseminadas, no que tange a promoção e preservação dos vínculos familiares e comunitários, além de relacionar às condições e concepções dos vínculos ao desenvolvimento pleno e integrado que se espera para o ser humano, em especial, advindos de instituições coletivas de cuidado.

Para mais informações: cintia.carvalho@ufms.br

 

A intersecção gênero, classe e étnico-racial nos modos de circulação: contribuição dos estudos sobre corpo e emoção

Coordenador(a): Prof. Dr. Jeferson Camargo Taborda

RESUMO:

O presente projeto investiga a diversidade humana dos corpos, em especial a partir dos marcadores sociais da diferença como gênero, classe, raça-etnia e a produção de subjetividades. Para tanto, serão realizados investigações teóricas sobre o corpo, os afetos (emoções e sentimentos) e os diferentes modos de circulação por espaços públicos e privados. O referencial teórico irá articular textos da psicologia e das ciências sociais como antropologia e sociologia. Espera-se que esta pesquisa contribua com a produção de conhecimentos relevantes acerca do tema da interseccionalidade nas áreas de humanidades, em especial para a Psicologia.

Para mais informações: jeferson.taborda@ufms.br

 

Análise do comportamento e medicalização revisão sistemática da literatura nacional

Coordenador(a): Prof. Dr. Juliano Setsuo Violin Kanamota

RESUMO:

Medicalização pode ser definida como o processo por meio do qual problemas não médicos são definidos e tratados como problemas médicos. Problemas comportamentais e/ou psicológicos residem na esfera de problemas não médicos os quais são compreendidos e tratados por meio de arcabouço conceitual médico. Tal discussão encontra sustentação e complementação nas evidências empíricas produzidas pela Análise do Comportamento, segundo a qual, tanto comportamentos considerados normais quanto anormais ocorrem em função dos mesmos princípios, tornando sua compreensão por meio do conceito de doença, inadequado. Em função destas semelhanças, o presente estudo tem como principal objetivo verificar se a relação entre a medicalização e a Análise do Comportamento tem sido realizadas na literatura nacional. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de revisão sistemática da literatura. Descritores associados à Análise do Comportamento como “análise funcional”, “behaviorismo”, “análise do comportamento”, “comportamento operante” e “farmacologia comportamental” serão relacionados com o descritor “medicalização” por meio do operador booleano “AND”. Serão realizadas análises quantitativas que demonstrem variações na frequência de publicações ao longo do tempo assim como análises qualitativas que caracterizem se e como a relação entre Análise do Comportamento e medicalização tem sido feita na literatura nacional

Para mais informações: Juliano.kanamota@ufms.br

 

O “machismo motivacional”: a biologização do social e a educação para a violência simbólica na concepção “redpill’
Coordenador(a): Darbi Masson Suficier

RESUMO: O objetivo do presente plano de pesquisa é analisar enquanto uma prática de agentes específcos, na acepção bourdieusiana, a concepção biologizante do machismo e da misoginia presente em canais brasileiros do site Youtube que propagam a concepção chamada de “redpill” (pílula vermelha) e como o discurso veiculado propaga ideias de superioridade masculina em detrimento das mulheres. Neste sentido, aventa-se a hipótese de tratar-se de uma forma de propagação e exaltação da violência simbólica exercida contra as mulheres por meio de uma espécie de educação para as relações sociais veiculados nas redes sociais/internet. Trata-se de pesquisa de tipo exploratória realizada por meio da análise da fala de influenciadores digitais. A pesquisa também abarcará o levantamento bibliográfco sobre o tema. Na presente pesquisa, as falas são compreendidas como práticas, na acepção bourdieusiana. Espera-se que a pesquisa possa trazer um entendimento de como tal concepção (visão de mundo) é propagada, transmitindo um discurso de violência de gênero (misoginia) e gerando lucro (publicidade, livros, cursos, dente outros).

email: darbi.suficier@ufms.br