Análise de perfl e desmistifcação do consumo de produtos de origem animal na região de Paranaíba – MS
Coordenador(a): Profª. Dr.ª Jocely Gomes de Souza
Resumo da Proposta: O consumo de alimentos tem grande influência sobre a saúde humana, padrões comportamentais e na qualidade de vida. Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Neste âmbito, os alimentos de origem animal podem contribuir significativamente para a saúde humana, fornecendo nutrientes essenciais e de alto valor biológico. Embora existam inúmeros benefícios do consumo desses alimentos, estes são rotineiramente alvos de críticas ambientais, sociais e de saúde pública, geralmente equivocadas. O conhecimento sobre os alimentos consumidos pela população, proporciona melhor entendimento para suprir a demanda e elaboração de planos estratégicos. O mapeamento de perfil do consumidor consiste no conjunto de características que definem os hábitos, comportamento e preferências. Diante disso, a análise de perfil do consumidor proporcionará o conhecimento do consumo de produtos de origem animal da população da região de Paranaíba, permitindo assim elaborar um plano de ações a ser executado.
Para mais informações: Jocely.souza@ufms.br
Conhecendo a Medicina Veterinária
Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Izabel Passarella Teixeira
RESUMO: O médico veterinário é o profissional que atua promovendo a saúde e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente. Atua em diversas áreas como clínica e cirurgia dos animais domésticos e selvagens; controle e prevenção de doenças de animais, inclusive das doenças zoonóticas (que acometem seres humanos e animais); indústria e inspeção de alimentos de origem animal. Portanto, conhecer os diversos campos de atuação é uma etapa crucial na formação profissional de um estudante de medicina veterinária, pois assim ele poderá definir o rumo profissional que a sua carreira seguirá. As atividades desse projeto apresentam experimentações profissionais com engajamento na comunidade e palestras para os alunos.
Para mais informações: ana.i.p.teixeira@ufms.br
Educação em Saúde: Educando para um mundo mais saudável
Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Izabel Passarella Teixeira
RESUMO: As últimas pandemias, como a COVID-19, e a mais recente “varíola dos macacos”, ressaltaram a necessidade de acesso a informação de qualidade, fundamentada cientificamente e com conteúdo de fácil assimilação em termos didáticos para maior compreensão da população. Nesse sentido, a comunicação em saúde constitui-se como uma prática de prevenção de doenças, controle de riscos e promoção da saúde. Isso porque a disseminação de fake News durante a pandemia de COVID-19 teve correlação positiva com as maiores taxas de mortalidade por essa doença. Portanto a divulgação em saúde de forma a alcançar a comunidade é necessário reconhecer a dinâmica sociocultural e as demandas e necessidades da população, a inserção da equipe com o território de trabalho e a relação dialógica com os diferentes grupos sociais. O projeto irá produzir e divulgar conhecimento sobre as doenças de interesse em saúde pública para a comunidade da cidade de Paranaíba.
Para mais informações: ana.i.p.teixeira@ufms.br
Criação e Manejo de Abelhas sem Ferrão
Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Gabriela Puhl Rodrigues
RESUMO: A meliponicultura é a atividade que realiza a criação racional das abelhas sem ferrão, nativas do Brasil. Devido ao seu baixo investimento inicial, é uma excelente alternativa de renda complementar na agricultura familiar, pois não exige grandes áreas e possibilita a produção de mel, própolis e colônias, entre outros subprodutos. Além disso, é fundamental para a manutenção da biodiversidade, visto que as abelhas são responsáveis pela polinização de grande parte das plantas nativas, assim como, de algumas culturas comerciais. Porém, para evitar a depredação de ninhos naturais, a perda de colônias, e tornar a atividade viável, é essencial que seja praticada com conhecimento e utilização das espécies corretas. Dessa forma, o presente projeto de extensão tem como objetivo capacitar o público participante para conhecer a meliponicultura e desenvolver a criação de abelhas nativas como fonte de renda complementar, preservando a biodiversidade e o meio ambiente.
Para mais informações: gabriela.puhl
Natal no CPAR
Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Adriana Caroprezo Morini
As festividades de Natal tendem a despertar na comunidade, de forma geral, o sentimento de solidariedade. Nesse contexto, a Universidade tem como papel despertar no discente o mesmo sentimento e provocar a ação e o pensamento individual e coletivo de “Como ajudar?”. O projeto Natal na escola – CPAR pretende arrecadar durante o ano doações de brinquedos, materiais de construção, mudas de árvores, alimentos e outros itens, selecionar uma escola por ano, distante do “grande centro” de Paranaíba e região, e realizar no dia da ação a distribuição lanche saudável, brinquedos, além de atividades lúdicas, jogos coletivos, contação de histórias, pintura a dedo, dentre outras. Para realização dessa ação alunos e servidores voluntários compõem a equipe, que durante todo ano pensa nas atividades que podem ser realizadas no local, e na ajuda com problemáticas levantadas por dirigentes e servidores da escola, tais como pintura ou revitalização de alguma área, remoção de lixo e entulhos, plantio de árvores. Ao término de cada ano de ação é emitido relatório com prestação de contas dos itens arrecadados por meio de doações, bem como das ações realizadas. O projeto de extensão Natal na escola do CPAR pretende aproximar a comunidade Universitária da população, fazendo com que o acadêmico dos nossos cursos enxergue e seja incentivado a trabalhar de maneira coletiva e despertando o pensamento da solidariedade, da participação na comunidade à qual ele está inserido. Acima de tudo espera se que mesmo após o término da graduação ele continue a contribuir de alguma forma para a comunidade onde estará atuando, levando sempre consigo o exemplo de cooperação adquirido no meio Universitário .
Para mais informações: adriana.morini@ufms.br
Pop Vet
Coordenador(a): Prof. Dr. Gustavo Gomes de Oliveira
Agindo diretamente na saúde humana, como na prevenção de zoonoses ou elaboração de planos de controle de doenças em humanos, na saúde animal, por meio do diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças em animais, e na conservação do meio ambiente, tanto pela defesa da saúde dos animais silvestres e conservação da fauna como pela otimização na produção animal o que diminui o impacto ambiental, a medicina veterinária foi incluída na chamada saúde única (one health). Esse conceito foi criado nas últimas décadas e deixa claro que a saúde humana depende de forma indissociável do meio ambiente e da sua relação com outras espécies. Logo este projeto tem como objetivo atuar na sociedade e levar o conhecimento e ações inerentes ao médico veterinário para a população, principalmente em relação a saúde pública e otimização da produção animal. Assuntos como leishmaniose visceral canina, cisticercose bovina, gripe aviária, mormo, anemia infeciosa equina, esporotricose, bicho-geográfico (larva migrans cutânea), bem-estar animal, posse responsável entre outros serão abordados no projeto. Inicialmente a equipe passará por uma fase de treinamento com a abordagem teórica e prática necessária e posteriormente ação na comunidade por meio de visitas as escolas, casas e propriedades rurais, participações em eventos da UFMS ou de outras instituições, confecções de materiais informativos como panfletos, postagens em meios virtuais, criação de perfis do projeto em redes sociais para divulgação e educação da população, além de, se necessário, realização de levantamento epidemiológicos, auxilio na produção de estratégias de controle de doenças do município/estado e propriedades rurais entre outras atividades do médico veterinário.
Para mais informações: gustavo.gomes@ufms.br
Coordenador: Prof. Dr. Luis Fernando de Souza Freitas
Resumo da Proposta: A proposta da XII Semana de Matemática do Câmpus de Paranaíba -UFMS é a de proporcionar atividades que contribuirão para a formação de acadêmicos e professores de Matemática da rede de ensino municipal e da região, divulgação de pesquisas acadêmicas e discussões educacionais atuais. Dar aos acadêmicos internos a instituição e aos professores que atuam na área da Matemática, Educação Matemática, Matemática Aplicada, Engenharia e áreas afins a oportunidade de apresentarem trabalhos de pesquisa, ensino e extensão por eles desenvolvidos. Oferecer aos participantes por meio de palestras temáticas de formação mais geral, com ampliação de conhecimento das áreas. O evento usará as dependências do Câmpus, como salas de aula, anfiteatro, laboratório de informática e Laboratório de Ensino de Matemática.
Para mais informações: luis_freitas@ufms.br
Coordenador: Aurélio Mateus Araujo Souza
Resumo da Proposta: A ação será desenvolvida de junho a agosto de 2022, onde efetivamente nos dias 04 e 05 de agosto acontecerá a Festa Típica. Os acadêmicos dos três cursos do CPAR organizarão as barracas com o(s) produto(s) escolhido(s) pelas equipes. Nos dois dias da festa haverá comidas típicas, bem como apresentações culturais de músicas, danças e a tradicional quadrilha. Nesses dias receberemos a comunidade externa ao CPAR para participar da festa, onde poderão apreciar várias apresentações culturais e as saborosas comidas.
Para mais informações: aurelio.araujo@ufms.br
LIBRAS e o Atendimento Educacional Especializado – AEE
Coordenador: Prof. Me. Magno Pinheiro de Almeida
Resumo da Proposta: O Projeto LIBRAS e o Atendimento Educacional Especializado – AEE, propõe-se atender professores das Escolas Municipais e Estaduais, pais de alunos surdos matriculados nessas Redes Públicas e Particulares, alunos dos cursos de Psicologia, Matemática e Administração da UFMS/CPAR, Alunos da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, FIPAR – Faculdade Integrada de Paranaíba e Região. O Projeto iniciará no dia 30 deste mês, as inscrições começará em breve, no final do curso terá certificado de 90 horas e será transmitido via YouTube os links serão enviados nos Grupos de Whats. Contaremos com o apoio da Psicóloga e Mestra Camila Pavaneti Batista, Professor Mestre Wenis Vargas de Carvalho e Professor Mestre Francimar Batista Silva, também teremos os(as) seguintes colaboradores: Elisângela de Lima dos Santos, Lorraine Guimarães Siqueira, Mila Castro e Silva, Thainá Araujo Bonfim e Mirelly Lopes Leal, o Coordenador do projeto é Professor Mestre Magno Pinheiro De Almeida. Sobre a A Língua de Sinais Brasileira, é a Língua Natural da comunidade Surdo do Brasil reconhecida pela Lei 10.436/02 e objetivo do curso é a formação básica em Língua Brasileira de Sinais, favorecendo a comunicação da comunidade ouvinte com a comunidade surda e entender o que é o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Trazer uma clareza sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e apresentar seus princípios e fundamentos identificando, assim, as aproximações e distanciamentos entre DUA e Tecnologia Assistiva, assim como, apresentar documentos que irão nortear o ensino do português como segunda língua para os Surdos e uso Signwriting na educação dos Surdos.
Para mais informações: magno.almeida@ufms.br
Agosto Lilás no CPAR: o enfrentamento à violência contra a mulher
Coordenador: Raynne Ferreira Santos
Resumo da Proposta: Palestra em alusão ao mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher (Agosto Lilás), proferida pela equipe de atendimento à mulher de Paranaíba/MS, com duração máxima de 2 horas. A divulgação será voltada à toda comunidade universitária, com o objetivo de promover a sensibilização do público diante da problemática da violência contra à mulher, formas de violência, índice de violência do município, canais de denúncia, além de divulgar a atuação da equipe e dos serviços disponíveis às vítimas. Trata-se de uma proposta relacionada a atuação profissional da Assistente Social, que atua na garantia dos direitos estudantis e sociais, oferecendo assistência diante das necessidades dos discentes para acesso às políticas públicas e institucionais, que garantem dignidade, respeito e a permanência saudável na universidade. O evento será realizado no auditório do CPAR, dia 30 de agosto de 2022, em dois períodos: 13:00-15:00 (curso de Psicologia) e 19:00-21:00 (curso de Administração e Matemática)
Para mais informações: raynne.ferreira@ufms.br
Coordenador: Hiran Aparecido da Silva
Resumo da Proposta: O presente projeto pretende atender a necessidade dos jovens cidadãos da comunidade de Paranaíba e região. Todos os anos, em torno de 700 jovens moradores da cidade, finalizam o ensino médio e, alguns podem escolher por ingressar no ensino superior, outros por continuar os estudos no ensino técnico ou, pararem de estudar e ir para o mercado de trabalho. Vários aspectos interferem na vida dos jovens que os impedem de continuar os estudos na universidade ou ensino técnico, como os aspectos econômicos e sociais, mas há também a falta de informação sobre os cursos oferecidos na cidade. Para alguns jovens o ingresso no ensino superior pode não acontecer porque não conhecem o funcionamento do sistema do ENEM, VESTIBULAR e PASSE/UFMS que possibilita o ingresso no ensino superior e também, desconhecem que na cidade de Paranaíba-MS existem duas instituições públicas que oferecem o ensino superior, uma instituição estadual e outra federal. Para aqueles que decidem e podem continuar os estudos, frequentando o ensino superior, a decisão é carregada de tensão, decorrente da importância que a escolha de uma profissão influenciará por toda a sua vida. A pressão decorrente da situação pode ser amenizada com a colaboração da família e de informações sobre o processo seletivo ( ENEM, VESTIBULAR E PASSE/UFMS) e os cursos que as universidades públicas oferecem. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos pela UFMS em seus diversos locais, além do Câmpus de Paranaíba, trabalhar com as informações do Vestibular e Passe e discutir sobre a escolha profissional e identificar as variáveis que possam influenciar nessa escolha. A apresentação da universidade já é um primeiro contato com uma nova realidade, assim como conhecer e refletir sobre as influências vividas na escolha de uma profissão uma segunda etapa do processo de decisão
Para mais informações:
Coordenador: Hiran Aparecido da Silva
Devido a pandemia do Covid-19, mudanças nos hábitos no cotidianos sofreram fortes alterações, a improvisação no trabalho e nas aulas foram um dos resultados do desgaste psicológico e o estado físico. Sobre o ocorrido no ano 2020 e 2021, foi pensando a proposta de elaboração de um projeto para atividade física, associando servidores (docentes, técnicos e terceirizados) e acadêmicos da UFMS – Câmpus de Paranaíba.
Para mais informações: hiran.silva@ufms.br
Coordenador(a): Prof. Dr. Fabiano Martin Tiossi
Resumo da Proposta: A lei original de improbidade administrativa foi promulgada, pela primeira vez, em 02 de junho de 1992, promovendo novas perspectivas no combate à corrupção e na moralidade na gestão das finanças públicas. De forma ampla, a lei aborda dois dos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade e moralidade. Todavia, a aplicabilidade da lei mostrou, no decorrer dos anos, deturpações na repressão à improbidade. Sendo assim, iniciarem-se, em 2018, discussões para a atualização da referida ordem. Foi quando em, 25 de outubro de 2021, o Presidente da República sancionou a lei 14.230, alterando a lei 8.429/92. Devido a estas alterações, o objetivo deste projeto é apresentar as inovações da “Nova Lei” de Improbidade Administrativa no combate à corrupção e seus reflexos (avanços ou retrocessos) na gestão da máquina pública. Para sua realização, além do estudo das atualizações advindas da lei 14.230/21, serão ministradas palestras educativas junto à comunidade acadêmica dos cursos de Administração (UFMS/CPAR) e Direito (UNIFUNEC) e à sociedade civil, além de debates com chefes do poder executivo e membros do poder legislativo de entes municipais das comarcas de Santa Fé do Sul/SP e Paranaíba/MS. Como resultados, é esperado contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o exercício de seus direitos e deveres; para a explanação das novas alterações advindas da lei 14.230/2021 quanto à probidade administrativa; além de levar os gestores públicos à reflexão se suas práticas estão condizentes ao que ditam, em especial, os princípios da legalidade e moralidade.
Para mais informações: fabiano.tiossi@ufms.br
Coordenador(a): Wesley Ricardo de Souza Freitas
Resumo da Proposta: Todo mundo quer viver bem, com saúde e ser feliz. Mas, o que precisamos para ser feliz e viver bem? A ausência de doenças promove o bem-estar e a felicidade? A crença popular evidencia que a felicidade é relacionada ao resultado, à conquista ao sucesso, entretanto, a ciência evidencia que a felicidade é percursora do sucesso. Nesse aspecto, este projeto tem como objetivo demonstrar a importância de uma vida equilibrada (nos aspectos físico, emocional, financeiro, social e espiritual), contribuindo para que os participantes possam compreender qual é o sentido da felicidade. Operacionalmente, o projeto será desenvolvido por meio de palestras, cada palestra com duração de uma hora e trinta minutos e mais trinta minutos para sessão de perguntas, tendo como público alvo os empresários, comerciários e estudantes de Paranaíba. Espera-se que os participantes possam refletir sobre a importância de cuidar de todos os aspectos da saúde para obtenção do bem-estar e de qualidade de vida.
Para mais informações: wesley.freitas@ufms.br
Coordenador: Prof. Dr. Wesley Ricardo Freitas
Resumo da proposta: O projeto tem como objetivo despertar o senso crítico do encarcerado para o despertar à vida, a educação e ao trabalho. Para alcançar o objetivo proposto, serão realizadas palestras aos internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba, por meio de Videoconferência, (ao vivo ou gravadas) junto aos internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba. Como resultado, espera-se que os internos participantes do projeto possam identificar um propósito de vida e entender que apesar do erro cometido, sempre há um recomeço.
Para mais informações: wesley.freitas@ufms.br
Coordenador(a): Prof. Dr. Sérgio Paiva
Resumo da Proposta: Esse projeto propõe uma contribuição no cenário empresarial, sobretudo, aos pequenos empresários da cidade de Paranaíba e região. Trata-se de uma disponibilidade de informações empresariais, que servirão de apoio às tomadas de decisões. A metodologia que será utilizada para a realização das ações deste trabalho será inteiramente online por meio de “lives” informativas e ilustrativas. Espera-se que esse projeto poderá contribuir no referido cenário empresarial, bem como na geração de emprego e renda. A respeito da divulgação do projeto será nas redes sociais dos alunos participantes.
Para mais informações: sergio.paiva@ufms.br
Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro
O projeto tem por objetivo analisar a viabilidade para a abertura de novos cursos superiores em Paranaíba. A metodologia de pesquisa seráexploratória, pesquisando-se em cada site das instituições, com vistas a observar a demanda dos cursos ao longo do tempo, especialmente daqueles mais próximos de Paranaíba. O projeto justifica-se porque não há trabalhos que mostrem quais cursos são viáveis para o desenvolvimento da costa leste, especificamente a microrregião de Paranaíba. Ademais, estimula os acadêmicos a confeccionarem projetos de viabilidade e insere a sociedade em torno do debate, à medida que fóruns serão realizados para discutir-se os resultados. Os resultados esperados são de apontar os cursos mais atrativos e capazes de atrair acadêmicos de fora de Paranaíba e, portanto, capazes de estimular o comércio e o mercado imobiliário em Paranaíba. Ademais, prevê-se apontar os pontos de melhoria para que tais cursos venham, bem como as principais dificuldades a serem enfrentadas. O projeto não tem por objetivo forçar qualquer tipo de abertura de curso, mas apontar quais são aqueles mais apropriados a região, com vistas a promover o desenvolvimento regional.
Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres
Resumo da Proposta: O evento acadêmico consistirá da palestra “Psicometria, Inteligência Artificial e a manipulação da subjetividade” a ser ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Primi. Ricardo Primi é psicólogo e Mestre em Psicologia, pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Professor associado da Universidade São Francisco (USF), Campinas, Brasil. É membro do comitê científico da EduLab21 do Instituto Ayrton Senna (IAS), do Comitê Consultivo de Estatística e Psicometria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) e Diretor Acadêmico da ABAVE. Foi professor visitante no Lemann Center na Universidade de Stanford e do Institute of Personality and Social Research da Universidade da California Berkeley (com bolsa da CAPES).
Para mais informações: Alexandre.peres@ufms.br
Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Luiza Bossolani Martins
Resumo da proposta: InterTEA é um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Paranaíba desde 2019, que tem por objetivo desenvolver as potencialidades em crianças de 2 a 5 anos, diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que permitam uma vida mais autônoma, principalmente em aspectos como autocuidado, comunicação e interações sociais, bem como o desenvolvimento profissional e teórico-prático dos extensionistas. O projeto ocorre em dois períodos: O primeiro é um curso teórico de duas horas semanais com duração de 6 meses sobre o tema TEA e Análise do Comportamento Aplicada (ABA); a segunda etapa ocorrerá através dos atendimentos nas casas aplicando intervenções às crianças e com treinamento dos pais. A equipe hoje é composta por oito extensionistas e abrirá vagas para a nova formação. Todas as atividades ocorrem semanalmente. Espera-se que, a partir da avaliação dos marcos do desenvolvimento das crianças, o projeto terapêutico individual permita que essas crianças atinjam autonomia e os pais adquiram aprendizado na condução deste desenvolvimento, assim como os extensionistas tenham formação especializada na área do autismo.
Para mais informações: ana.bossolani@ufms.br
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Santos
Resumo da Proposta: O presente projeto tem como objetivo desenvolver ações de escuta e acolhida qualificada às mulheres vítimas de violência de Paranaíba-MS. As atividades ocorrerão na Delegacia de Atendimento às Mulheres de Paranaíba (DAM), individualmente e semanalmente, por acadêmicas do curso de Psicologia do CPAR. Também ocorrerão grupos de estudo sobre os casos atendidos e discussão de artigos e trabalhos científicos como teses e/ou dissertações para reflexão sobre a situação vivida. As atividades serão supervisionadas por professores da UFMS, serão utilizados as dependências do CPAR para os estudos e com a intenção, posteriormente, de formação de grupos de apoio no Serviço-Escola para continuidade no atendimento às mulheres vítimas.
Para mais informações: ana-claudia.santos@ufms.br
Resumo da Proposta: O objetivo do projeto é contribuir com o programa de extensão com ações do Time Enactus UFMS Paranaíba. O foco central da Enactus é o empreendedorismo social, com os alunos como protagonistas no desenvolvimento de atividades diversas, os professores como conselheiros em todo o processo. Ações de empreendedorismo com apoio da Enactus Brasil e do programa institucional.
Para mais informações: ana-claudia.santos@ufms.br
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Setsuo Violin kanamota
Resumo da Proposta: O II Encontro Paranaibense de Análise do Comportamento: feminismo e estudos de gênero e da mulher caracteriza-se como um evento acadêmico a ser realizado de forma remota, por meio de tecnologias de informação. O evento se caracterizará por palestras a serem realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2022. O feminismo, segundo Garcia (2011), pode ser definido tanto como uma filosofia política quanto um movimento social que buscaria as transformações sociais necessárias para a libertação do sexo feminino. Ele se personifica na “tomada de consciência das mulheres como coletivo humano, da opressão, dominação e exploração de que foram e são objeto por parte do coletivo de homens no seio do patriarcado sob suas diferentes fases históricas […]” (p. 13). Tal dominação-exploração masculina é fruto da manutenção de uma estrutura de poder que produz desigualdades de gênero que se materializam nos âmbitos social, cultural, econômico, científico, familiar etc (NICOLODI e HUNZIKER, 2021; SAFFIOTI, 2004). Portanto, a importância em se discutir a temática proposta neste evento se justifica, pelo menos, em dois aspectos: a) a necessidade de compreensão e transformação desta estrutura de dominação masculina que produz relações de gênero desiguais; b) e a responsabilidade ética inerente ao exercício da psicologia como ciência e profissão como ferramenta de transformação social. Portanto, o objetivo deste evento consiste em: a) esclarecer os diálogos e contribuições possíveis entre a Análise do Comportamento e o feminismo; b) estabelecer uma interlocução entre a atividade profissional do psicólogo e seu compromisso ético em promover uma prática menos excludente e discriminatória; c) contribuir na compreensão da condição da mulher dentro do contexto cultural em que ela está inserida; d) e, por fim, auxiliar em uma práxis que promova transformação social e combata noções sociopolíticas que reforcem desigualdades de gênero.
Para mais informações: juliano.kanamota@ufms.br
Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jassonia Lima Vasconcelos Pacini
Resumo da Proposta: Este projeto pretende contribuir com a demanda do cuidado em saúde mental do Município de Paranaíba, por meio da parceria entre o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I de Paranaíba. A proposta é promover um grupo de Ouvidores de Vozes, visando oferecer um espaço de trocas para pessoas que possuem alterações sensoriais, acolhendo o sofrimento psíquico decorrentes desses sintomas. Salienta-se que esta demanda foi elencada por profissionais do CAPS I que apresentaram a dificuldade de adesão de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia aos serviços de saúde de Paranaíba. Desta forma compreendemos que um grupo que se debruce sobre o cuidado em saúde, provendo espaços que possibilitem o desenvolvimento deste público contribuirá para os objetivos almejados.
Para mais informações: jassonia.pacini@ufms.br
Coordenador(a): Prof. Dr. Rafael Pazeto Alvarenga
Resumo da proposta: O projeto oferecerá um curso a comunidade de Paranaíba com disciplinas sobre o cotidiano de empresas de segmentos diversos, como o objetivo de capacitar os membros da comunidade que buscam o primeiro emprego ou querem melhorar seus conhecimentos na área. As disciplinas serão ministradas pelos alunos do curso de Administração, que terão a oportunidade de ter uma experiencia como docente enquanto estão na graduação. Como forma de garantir a qualidade do serviço oferecido, os acadêmicos professores estarão sobre a tutela de docentes (efetivos) do curso de Administração da UFMS (Campus de Paranaíba). Os professores do curso de Administração orientarão os acadêmicos na elaboração do material de aula e também oferecerão todo o suporte teórico associado à disciplina que será ministrada. Os acadêmicos professores serão orientados por professores que ministram, no curso de Administração da UFMS, as mesmas disciplinas (ou disciplinas similares) do curso profissionalizante.
Para mais informações: rafael.pazeto@ufms.br
Coordenador: Prof. Dr. Thiago Bagatin
Resumo da proposta: A relação entre a cultura dos povos indígenas e o universo acadêmico é fundamental para o exercício da cidadania e o reconhecimento de culturas ancestrais. Tal relação direciona os conhecimentos científicos em prol do fortalecimento das comunidades envolvidas no projeto, valorizando a autonomia dos estudantes e tornando-os sujeitos de seus aprendizados.
Um dos critérios de seleção para o mutirão é a participação nas atividades formativas propostas pelo projeto.
Objetivo Geral
Articular conhecimentos científicos com saberes populares rumo ao fortalecimento das comunidades indígenas.
Para mais informações: thiago.bagatin@ufms.br