Projetos de Extensão

Análise de perfil e desmistificação do consumo de produtos de origem animal na região de Paranaíba – MS

Coordenador(a): Profª. Dr.ª Jocely Gomes de Souza

Resumo da Proposta: O consumo de alimentos tem grande influência sobre a saúde humana, padrões comportamentais e na qualidade de vida. Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Neste âmbito, os alimentos de origem animal podem contribuir significativamente para a saúde humana, fornecendo nutrientes essenciais e de alto valor biológico. Embora existam inúmeros benefícios do consumo desses alimentos, estes são rotineiramente alvos de críticas ambientais, sociais e de saúde pública, geralmente equivocadas. O conhecimento sobre os alimentos consumidos pela população, proporciona melhor entendimento para suprir a demanda e elaboração de planos estratégicos. O mapeamento de perfil do consumidor consiste no conjunto de características que definem os hábitos, comportamento e preferências. Diante disso, a análise de perfil do consumidor proporcionará o conhecimento do consumo de produtos de origem animal da população da região de Paranaíba, permitindo assim elaborar um plano de ações a ser executado.

Para mais informações: Jocely.souza@ufms.br

 

Conhecendo a Medicina Veterinária

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Izabel Passarella Teixeira

RESUMO: O médico veterinário é o profissional que atua promovendo a saúde e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente. Atua em diversas áreas como clínica e cirurgia dos animais domésticos e selvagens; controle e prevenção de doenças de animais, inclusive das doenças zoonóticas (que acometem seres humanos e animais); indústria e inspeção de alimentos de origem animal. Portanto, conhecer os diversos campos de atuação é uma etapa crucial na formação profissional de um estudante de medicina veterinária, pois assim ele poderá definir o rumo profissional que a sua carreira seguirá. As atividades desse projeto apresentam experimentações profissionais com engajamento na comunidade e palestras para os alunos.

Para mais informações: ana.i.p.teixeira@ufms.br

 

Educação em Saúde: Educando para um mundo mais saudável

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Izabel Passarella Teixeira

RESUMO:  As últimas pandemias, como a COVID-19, e a mais recente “varíola dos macacos”, ressaltaram a necessidade de acesso a informação de qualidade, fundamentada cientificamente e com conteúdo de fácil assimilação em termos didáticos para maior compreensão da população. Nesse sentido, a comunicação em saúde constitui-se como uma prática de prevenção de doenças, controle de riscos e promoção da saúde. Isso porque a disseminação de fake News durante a pandemia de COVID-19 teve correlação positiva com as maiores taxas de mortalidade por essa doença. Portanto a divulgação em saúde de forma a alcançar a comunidade é necessário reconhecer a dinâmica sociocultural e as demandas e necessidades da população, a inserção da equipe com o território de trabalho e a relação dialógica com os diferentes grupos sociais. O projeto irá produzir e divulgar conhecimento sobre as doenças de interesse em saúde pública para a comunidade da cidade de Paranaíba.

Para mais informações: ana.i.p.teixeira@ufms.br

 

Criação e Manejo de Abelhas sem Ferrão

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Gabriela Puhl Rodrigues

RESUMO: A meliponicultura é a atividade que realiza a criação racional das abelhas sem ferrão, nativas do Brasil. Devido ao seu baixo investimento inicial, é uma excelente alternativa de renda complementar na agricultura familiar, pois não exige grandes áreas e possibilita a produção de mel, própolis e colônias, entre outros subprodutos. Além disso, é fundamental para a manutenção da biodiversidade, visto que as abelhas são responsáveis pela polinização de grande parte das plantas nativas, assim como, de algumas culturas comerciais. Porém, para evitar a depredação de ninhos naturais, a perda de colônias, e tornar a atividade viável, é essencial que seja praticada com conhecimento e utilização das espécies corretas. Dessa forma, o presente projeto de extensão tem como objetivo capacitar o público participante para conhecer a meliponicultura e desenvolver a criação de abelhas nativas como fonte de renda complementar, preservando a biodiversidade e o meio ambiente.

Para mais informações: gabriela.puhl

 

Natal no CPAR

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Adriana Caroprezo Morini

As festividades de Natal tendem a despertar na comunidade, de forma geral, o sentimento de solidariedade. Nesse contexto, a Universidade tem como papel despertar no discente o mesmo sentimento e provocar a ação e o pensamento individual e coletivo de “Como ajudar?”. O projeto Natal na escola – CPAR pretende arrecadar durante o ano doações de brinquedos, materiais de construção, mudas de árvores, alimentos e outros itens, selecionar uma escola por ano, distante do “grande centro” de Paranaíba e região, e realizar no dia da ação a distribuição lanche saudável, brinquedos, além de atividades lúdicas, jogos coletivos, contação de histórias, pintura a dedo, dentre outras. Para realização dessa ação alunos e servidores voluntários compõem a equipe, que durante todo ano pensa nas atividades que podem ser realizadas no local, e na ajuda com problemáticas levantadas por dirigentes e servidores da escola, tais como pintura ou revitalização de alguma área, remoção de lixo e entulhos, plantio de árvores. Ao término de cada ano de ação é emitido relatório com prestação de contas dos itens arrecadados por meio de doações, bem como das ações realizadas. O projeto de extensão Natal na escola do CPAR pretende aproximar a comunidade Universitária da população, fazendo com que o acadêmico dos nossos cursos enxergue e seja incentivado a trabalhar de maneira coletiva e despertando o pensamento da solidariedade, da participação na comunidade à qual ele está inserido. Acima de tudo espera se que mesmo após o término da graduação ele continue a contribuir de alguma forma para a comunidade onde estará atuando, levando sempre consigo o exemplo de cooperação adquirido no meio Universitário .

Para mais informações: adriana.morini@ufms.br

 

Pop Vet

Coordenador(a): Prof. Dr. Gustavo Gomes de Oliveira

Agindo diretamente na saúde humana, como na prevenção de zoonoses ou elaboração de planos de controle de doenças em humanos, na saúde animal, por meio do diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças em animais, e na conservação do meio ambiente, tanto pela defesa da saúde dos animais silvestres e conservação da fauna como pela otimização na produção animal o que diminui o impacto ambiental, a medicina veterinária foi incluída na chamada saúde única (one health). Esse conceito foi criado nas últimas décadas e deixa claro que a saúde humana depende de forma indissociável do meio ambiente e da sua relação com outras espécies. Logo este projeto tem como objetivo atuar na sociedade e levar o conhecimento e ações inerentes ao médico veterinário para a população, principalmente em relação a saúde pública e otimização da produção animal. Assuntos como leishmaniose visceral canina, cisticercose bovina, gripe aviária, mormo, anemia infeciosa equina, esporotricose, bicho-geográfico (larva migrans cutânea), bem-estar animal, posse responsável entre outros serão abordados no projeto. Inicialmente a equipe passará por uma fase de treinamento com a abordagem teórica e prática necessária e posteriormente ação na comunidade por meio de visitas as escolas, casas e propriedades rurais, participações em eventos da UFMS ou de outras instituições, confecções de materiais informativos como panfletos, postagens em meios virtuais, criação de perfis do projeto em redes sociais para divulgação e educação da população, além de, se necessário, realização de levantamento epidemiológicos, auxilio na produção de estratégias de controle de doenças do município/estado e propriedades rurais entre outras atividades do médico veterinário.

Para mais informações: gustavo.gomes@ufms.br

 

Você na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: visitação e orientação no Câmpus de Paranaíba

Coordenador: Hiran Aparecido da Silva

Resumo da Proposta: O presente projeto pretende atender a necessidade dos jovens cidadãos da comunidade de Paranaíba e região. Todos os anos, em torno de 700 jovens moradores da cidade, finalizam o ensino médio e, alguns podem escolher por ingressar no ensino superior, outros por continuar os estudos no ensino técnico ou, pararem de estudar e ir para o mercado de trabalho. Vários aspectos interferem na vida dos jovens que os impedem de continuar os estudos na universidade ou ensino técnico, como os aspectos econômicos e sociais, mas também a falta de informação sobre os cursos oferecidos na cidade. Para alguns jovens o ingresso no ensino superior pode não acontecer porque não conhecem o funcionamento do sistema do ENEM, VESTIBULAR e PASSE/UFMS que possibilita o ingresso no ensino superior e também, desconhecem que na cidade de Paranaíba-MS existem duas instituições públicas que oferecem o ensino superior, uma instituição estadual e outra federal. Para aqueles que decidem e podem continuar os estudos, frequentando o ensino superior, a decisão é carregada de tensão, decorrente da importância que a escolha de uma profissão influenciará por toda a sua vida. A pressão decorrente da situação pode ser amenizada com a colaboração da família e de informações sobre o processo seletivo ( ENEM, VESTIBULAR E PASSE/UFMS) e os cursos que as universidades públicas oferecem. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos pela UFMS em seus diversos locais, além do Câmpus de Paranaíba, trabalhar com as informações do Vestibular e Passe e discutir sobre a escolha profissional e identificar as variáveis que possam influenciar nessa escolha. A apresentação da universidade é um primeiro contato com uma nova realidade, assim como conhecer e refletir sobre as influências vividas na escolha de uma profissão uma segunda etapa do processo de decisão

Para mais informações: hiran.silva@ufms.br

 

InterTEA – Intervenção dirigida ao transtorno do Espectro Autista 

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Luiza Bossolani Martins 

Resumo da proposta: InterTEA é um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Paranaíba desde 2019, que tem por objetivo desenvolver as potencialidades em crianças de 2 a 5 anos, diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que permitam uma vida mais autônoma, principalmente em aspectos como autocuidado, comunicação e interações sociais, bem como o desenvolvimento profissional e teórico-prático dos extensionistas. O projeto ocorre em dois períodos: O primeiro é um curso teórico de duas horas semanais com duração de 6 meses sobre o tema TEA e Análise do Comportamento Aplicada (ABA); a segunda etapa ocorrerá através dos atendimentos nas casas aplicando intervenções às crianças e com treinamento dos pais. A equipe hoje é composta por oito extensionistas e abrirá vagas para a nova formação. Todas as atividades ocorrem semanalmente. Espera-se que, a partir da avaliação dos marcos do desenvolvimento das crianças, o projeto terapêutico individual permita que essas crianças atinjam autonomia e os pais adquiram aprendizado na condução deste desenvolvimento, assim como os extensionistas tenham formação especializada na área do autismo.

Para mais informações: ana.bossolani@ufms.br

 

Um dia resolvi mudar: grupo de apoio às mulheres em situação de violência na cidade de Paranaíba-MS

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Santos

Resumo da Proposta: O presente projeto tem como objetivo desenvolver ações de escuta e acolhida qualificada às mulheres vítimas de violência de Paranaíba-MS. As atividades ocorrerão na Delegacia de Atendimento às Mulheres de Paranaíba (DAM), individualmente e semanalmente, por acadêmicas do curso de Psicologia do CPAR. Também ocorrerão grupos de estudo sobre os casos atendidos e discussão de artigos e trabalhos científicos como teses e/ou dissertações para reflexão sobre a situação vivida. As atividades serão supervisionadas por professores da UFMS, serão utilizados as dependências do CPAR para os estudos e com a intenção, posteriormente, de formação de grupos de apoio no Serviço-Escola para continuidade no atendimento às mulheres vítimas.

Para mais informações: ana-claudia.santos@ufms.br

 

Time Enactus UFMS Paranaíba

Resumo da Proposta: O objetivo do projeto é contribuir com o programa de extensão com ações do Time Enactus UFMS Paranaíba. O foco central da Enactus é o empreendedorismo social, com os alunos como protagonistas no desenvolvimento de atividades diversas, os professores como conselheiros em todo o processo. Ações de empreendedorismo com apoio da Enactus Brasil e do programa institucional.

Para mais informações: ana-claudia.santos@ufms.br

 

Grupo de Ouvidores de Vozes no Centro de Atenção Psicossocial de Paranaíba-MS: Uma Prática de Cuidado em Saúde Mental

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jassonia Lima Vasconcelos Pacini

Resumo da Proposta: Este projeto pretende contribuir com a demanda do cuidado em saúde mental do Município de Paranaíba, por meio da parceria entre o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS com o Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Paranaíba. A proposta é promover um grupo de Ouvidores de Vozes, visando oferecer um espaço de trocas para pessoas que possuem alterações sensoriais, acolhendo o sofrimento psíquico decorrentes desses sintomas. Salienta-se que esta demanda foi elencada por profissionais do CAPS I que apresentaram a dificuldade de adesão de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia aos serviços de saúde de Paranaíba. Desta forma compreendemos que um grupo que se debruce sobre o cuidado em saúde, provendo espaços que possibilitem o desenvolvimento deste público contribuirá para os objetivos almejados.

Para mais informações: jassonia.pacini@ufms.br

 

Takoa Rape

Coordenador: Prof. Dr. Thiago Bagatin

Resumo da proposta: A relação entre a cultura dos povos indígenas e o universo acadêmico é fundamental para o exercício da cidadania e o reconhecimento de culturas ancestrais. Tal relação direciona os conhecimentos científicos em prol do fortalecimento das comunidades envolvidas no projeto, valorizando a autonomia dos estudantes e tornando-os sujeitos de seus aprendizados. Um dos critérios de seleção para o mutirão é a participação nas atividades formativas propostas pelo projeto.  Objetivo Geral: Articular conhecimentos científicos com saberes populares rumo ao fortalecimento das comunidades indígenas.

Para mais informações: thiago.bagatin@ufms.br

 

Proposta de Assessoria Administrativa aos Pequenos Empresários

Coordenador(a): Prof. Dr. Sérgio Paiva

Resumo da Proposta: Esse projeto propõe uma contribuição no cenário empresarial, sobretudo, aos pequenos empresários da cidade de Paranaíba e região. Trata-se de uma disponibilidade de informações empresariais, que servirão de apoio às tomadas de decisões. A metodologia que será utilizada para a realização das ações deste trabalho será inteiramente online por meio de “lives” informativas e ilustrativas. Espera-se que esse projeto poderá contribuir no referido cenário empresarial, bem como na geração de emprego e renda. A respeito da divulgação do projeto será nas redes sociais dos alunos participantes.

Para mais informações: sergio.paiva@ufms.br

 

XIII Semana da Matemática do Câmpus de Paranaíba (XIII SMUP)
Coordenador(a): Tatiana Bertoldi Carlos

Resumo do programa:  A proposta da XIII Semana de Matemática do Campus de Paranaíba – UFMS é a de proporcionar atividades que contribuirão para a formação de acadêmicos e professores de Matemática da rede de ensino municipal e da região, divulgação de pesquisas acadêmicas e discussões educacionais atuais. Dar aos acadêmicos internos à instituição e aos professores que atuam na área da Matemática, Educação Matemática, Matemática Aplicada e áreas afns a oportunidade de apresentarem trabalhos de pesquisa, ensino e extensão por eles desenvolvidos.
Oferecer aos participantes por meio de palestras temáticas de formação mais geral, com ampliação de conhecimento das áreas.
O evento usará as dependências do Campus, como salas de aula, anfiteatro, laboratório de informática e Laboratório de Ensino de Matemática.

email: tatiana.bertoldi@ufms.br

ETAC – Extensão em Terapias Baseadas na Análise do Comportamento
Coordenador(a): Vinicius Santos Ferreira

Resumo da proposta: O projeto de extensão pretende oferecer um serviço de atendimento psicoterápico de tipo ambulatorial para clientes adultos que buscarem o serviço da clínica escola da seção de psicologia do CPAR/UFMS. A sustentação teórico-conceitual do serviço psicoterápico será feita predominantemente segundo a Análise do Comportamento e os modelos psicoterápicos baseados na Análise do Comportamento. O atendimento será feito por alunos matriculados nos estágios obrigatórios de psicologia e saúde, que serão vinculados a esse projeto de extensão, ou por outros alunos vinculados apenas a esse projeto de extensão. Esses atendimentos serão supervisionados semanalmente, e outras atividades para otimização do aprendizado do aluno e do andamento da supervisão também estão previstas.

email: vinicius.ferreira@ufms.br

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA VISITA A ESCOLA DA AUTORIA: Uma experiência na Escola Aracilda Cícero Corrêa da Costa
Coordenador(a): Sabrina Helena Bonfim

Resumo da proposta: Este projeto insere-se como uma ação – projeto do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência), do curso de Matemática-Licenciatura do campus de Paranaíba. A denominação ação-projeto se dá devido ao recorte proposto a ser desenvolvido neste projeto de extensão intitulado A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA VISITA A ESCOLA DA AUTORIA: Uma experiência na Escola Aracilda Cícero Corrêa da Costa, realizando oficinas voltadas ao ensino e aprendizagem de matemática sob o aporte da História da Matemática (HM). O cronograma apresentado planeja realizar as atividades em três etapas, ou seja, formação, execução e socialização dos resultados, perfazendo-se assim, um total de 14 meses. Intenta-se assim, contribuir para a formação dos acadêmicos participantes de modo a ampliar o seu repertório de conhecimentos e práticas, dialogando com tendências em metodologias de ensino e, possibilitando assim, uma ampla formação ao futuro professor de matemática.

email: sabrina.bonfim@ufms.br

Finanças Públicas e Gestão Governamental
Coordenador(a): Fabiano Martin Tiossi

Resumo da proposta: As Finanças Públicas e a Gestão Governamental desempenham papéis cruciais no funcionamento adequado dos governos e na promoção do bem-estar social. O objetivo geral deste estudo é apresentar conhecimento técnico sobre a temática bem como destacar a importância dessas áreas para o efciente funcionamento da gestão pública . Além disso, evidenciar que estas áreas são essenciais para garantir a sustentabilidade fnanceira do Estado, possibilitando o fnanciamento de políticas públicas e funcionamento de serviços essenciais à população em geral. Para seu desenvolvimento, serão realizadas atividades diversas como palestras, mini cursos, mesas redondas e pesquisas de campo, dentre outras. Todas as ações serão ministradas por profssionais com conhecimento teórico e prático. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da confança da sociedade nas instituições públicas, a melhoria dos serviços prestados, a estabilidade econômica e o progresso social. Priorizar essas áreas é essencial para garantir um Estado efciente, responsável e comprometido com o desenvolvimento e o bem-estar da população


email: fabiano.tiossi@ufms.br

EU NA UFMS KIDS
Coordenador(a): Hiran Aparecido da Silva

Resumo da proposta: O projeto pretende atender alunos da Rede Municipal de Ensino e Centros de Educação Infantil para que possam vivenciar a atmosfera científica e cultural da UFMS/CPAR, por meio de um programa que lhes permita conhecer as atividades ,as instalações da Universidade e o espaço do Anfiteatro do Campus para ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos alunos da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa.

email: hiran.silva@ufms.br

Ciclo de palestras: intervenção psicossocial com grupos
Coordenador(a): Jeferson Camargo Taborda
Resumo da Proposta: O projeto objetiva capacitar estudantes da UFMS/CPAR e participantes da comunidade externa sobre a intervenção psicossocial com grupos. Diversos documentos técnicos elaborados pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Conselho Federal de Psicologia têm destacado a necessidade da formação acadêmica voltada para o trabalho grupal. Para tanto, será realizado um ciclo de palestras com profissionais e pesquisadores da área apresentando e dialogando sobre o trabalho grupal. A atividade será realizada de forma híbrida, com atividades presenciais e também de forma remota via o aplicativo Google Meet. Espera-se que o contato com as diferentes perspectivas que serão apresentadas e o diálogo direto com estes profissionais possam contribuir com a formação dos acadêmicos e capacitá-los para lidar com as demandas de grupo.
email: jeferson.taborda@ufms.br

Equipe de Cheerleading Xitigers
Coordenador(a): Carlos Rodrigues da Silva

Resumo da proposta: O projeto tem por objetivo estimular as atividades de Cheerleading entre os acadêmicos do Campus de Paranaíba, pertencentes à Atlética Xitara, de forma mais específca à Xitigers (Cheerleader da Xitara). Considerando o momento atual e suas particularidades decorrentes do período pós-COVID-19, o método previsto considerou tanto atividades presenciais quanto as atividades à distância. No caso das atividades presenciais o ambiente será tanto interno ao Campus de Paranaíba (CPAR) como externo (PTC e Centro de Eventos do Carnaíba). Considerando atividades virtuais, poderá contemplar, ainda, o ambiente físico será a residência de cada um dos 23 acadêmicos envolvidos. O contato entre os participantes, a divulgação e a avaliação fará o uso das redes sociais, mais especificamente Instagram, Facebook e WhatsApp.

email: carlos.rodrigues@ufms.br

Quatro Patas
Coordenador(a): Jocely Gomes de
Souza

Resumo da proposta: O projeto de extensão “Quatro Patas” está sendo proposto para organizar o cuidado com os animais que moram no Campus, bem como daqueles que são abandonados no local. Objetiva-
se com este projeto encaminhar estes animais para a adoção responsável. O abandono de animais nas imediações do CPAR é recorrente, em alguns casos procriando-se, o que além de aumentar o número de animais, ainda gera alguns transtornos de saúde nos animais e também nas pessoas que  frequentam o CPAR. Diante do exposto, o foco principal das atividades, é organizar, quantificar e identificar estes animais, para posteriormente procurar lares permanentes para eles, por meio de processos de adoção responsável.

email: Jocely.souza@ufms.br

Psicologia e Processos Educativos: Ações junto ao Serviço de Psicologia da Rede Pública de Educação Básica.
Coordenador(a): Jassonia Lima Vasconcelos Pacini

Resumo da proposta: O presente projeto de extensão denominado “Psicologia e Processos Educativos: Ações junto ao Serviço de Psicologia da Rede Pública de Educação Básica” esta vinculado as atividades de estágio ligadas a prática do Psicólogo Escolar e Educacional como oportunidade de desenvolvimento de competências específcas relacionadas as atribuições do Psicólogo Escolar e Educacional como estabelece a Lei no 13.935, de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. de forma a garantir que a política de educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e da psicologia e da luta por uma educação pública, laica, gratuita, socialmente referenciada, presencial, inclusiva e de qualidade. O público-alvo deste projeto são: acadêmicos da graduação de Psicologia da UFMS/CPAR, na condição de estagiários atuantes no Serviço Escola de Psicologia do Curso de Psicologia – Bacharelado do Câmpus de Paranaíba e na rede Pública de Educação Básica. Espera-se que os participantes possam apreender os aspectos básicos da atuação prática na área da Psicologia Escolar e Educacional e, que esses conhecimentos possam ampliar sua atuação prática favorecendo ao participante, o trabalho em rede interdisciplinar, conforme estabelece a Lei no 13.935, de 2019.

email: jassonia.paccini@ufms.br

Intervenções em Psicologia
Coordenador(a): Camila Bellini Colussi Macedo

Resumo da proposta: O presente projeto caracteriza-se como um projeto guarda-chuva e constitui-se como proposta ampla de oferecimento de serviços em Psicologia, de modo a incluir diferentes ações docentes realizadas em estágios próprios do curso de Psicologia, atendendo a necessidade de curricularização da extensão. Trata-se de uma alternativa importante para o enriquecimento da formação dos estudantes, oferecendo desenvolvimento e experiência profissional na área.

Permite também contribuir para a produção científica, com novas reflexões e perspectivas sobre o atendimento psicológico. O público alvo será constituído por crianças, adolescentes e adultos, da comunidade externa ou interna. Os atendimentos serão supervisionados por docentes responsáveis pelo projeto e poderão resultar na finalização do atendimento ou no encaminhamento para outras atividades.

email: camila.bellini@ufms.br

Projeto de Vida: intervenção psicossocial com os internos do sistema carcerário
Coordenador(a): Ana Claudia dos Santos

Resumo da proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo orientar os internos do sistema prisional da Penitenciária e Paranaíba que estão em progressão de regime e/ou aqueles que reincidiram em suas penas na elaboração de um projeto de vida. A proposta visa o desenvolvimento de atividades de orientação, escuta e acolhimento dos internos para fortalecer o sujeito a partir da troca e discussão sobre a realidade social que pode encontrar em decorrência de sua saída, organizar-se para o sistema social e identifcar instituições que possam colaborar em sua reinserção social. São desenvolvidas atividades com os internos seja na forma presencial em espaço designado pela instituição ou mesmo on-line, por meio de um computador disponibilizado para a atividade. Serão utilizadas metodologias participativas escolhidas previamente de acordo com o tema a ser trabalhado, com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão (SILVA, 2002). De uma maneira geral, as atividades acontecerão a partir de seis encontros com cada interno ou grupos de internos, para a reflexão sobre os temas de autoconhecimento, família, sociedade e trabalho. A avaliação é processual, ou seja, a cada encontro haverá avaliação verbal, escrita ou a partir de outra forma de registro, como um desenho. As formas de avaliação poderão ser combinadas com os internos ou grupo.

email: ana-claudia.santos@ufms.br

Psicologia, Psicanálise e Processos de Saúde
Coordenador(a): Silvia Maria Bonassi

Resumo da proposta: O presente projeto de extensão denominado “Psicologia, Psicanálise e Processos da Saúde” esta vinculado as atividades de estágio ligadas às práticas psicológicas e psicossociais como oportunidade de desenvolvimento de competências específicas relacionadas a avaliação e intervenção em processos clínicos e de prevenção e promoção da saúde e bem-estar para atuar em práticas e estratégias clínicas e de saúde coletiva, em face aos problemas de ordem psicológica ou psicossocial apresentados por indivíduos ou grupos em distintos contextos, no
âmbito do Serviço Escola de Psicologia do Curso de Psicologia – Bacharelado do Câmpus de Paranaíba e de organizações e instituições públicas e privadas, assim como de famílias e comunidades. O público-alvo deste projeto são: acadêmicos da graduação de Psicologia da UFMS/CPAR, na condição de estagiários atuantes na rede pública de saúde e assistência ao cidadão. Espera-se que os participantes possam apreender os aspectos básicos, estruturais e ampliação teórica da Psicanálise articulando esses conhecimentos à sua atuação prática nas áreas de saúde, educação e assistência social, favorecendo ao participante, o trabalho em rede interdisciplinar, conforme o campo de trabalho ou estudos.

email: silvia.bonassi@ufms.br

UFMS Palestrante Free
Coordenador(a): Rafael Pazeto Alvarenga

Resumo da proposta: Por falta de técnicas adequadas, muitos profssionais não atingem níveis satisfatórios de sucesso em suas apresentações orais que são amparadas por materiais de apoio diversos. Para contribuir para a resolução deste problema, este projeto propõe um curso de oratória. O público alvo do curso são universitários e profssionais de diversas áreas que atuam em projetos que necessitam falar ao público. O curso será oferecido todo semestre entre 2023.2 e 2028.1. A demanda por cursos similares sempre é muito alta e o preço de cursos similares quase sempre ultrapassam valores de mil reais ( preços relativamente altos para a maioria dos jovens universitários). Por semestre, estima-se formar entre 250 e 400 pessoas. Assim, estima-se capacitar entre 2500 e 4000 pessoas até o fnal do projeto.

email: rafael.pazeto@ufms.br

Orientação Profissional: construção de caminhos com jovens institucionalizados
Coordenador(a): Ana Cláudia Santos

Resumo da proposta: Os jovens em instituições de acolhimento quando não são adotados e completam 18 anos devem deixar a instituição para viverem em outros locais. Este aspecto pode trazer sofrimento emocional a esses jovens, e por conta disto, há necessidade de uma preparação para o ingresso nesta nova fase em suas vidas. A cidade de Paranaíba possuí um abrigo municipal que oferece este serviço a crianças e jovens e, há jovens que estão nessa condição de saída. A Orientação Profissional, conhecimento da área da Psicologia pode colaborar com os jovens nesta etapa na construção de um projeto de vida. O projeto de vida é uma prática de intervenção que colabora na construção de trajetórias futuras, desenvolvidas a partir da escolha de uma profissão, da reflexão sobre si e o contexto social vivido, necessidades atuais e futuras e identificação de dificuldades e potencialidades. A OP é uma prática de promoção de saúde. Diante da realidade dos jovens que saíram da instituição de acolhimento, o conhecimento da Orientação Profissional a partir de um trabalho desenvolvido pela área de conhecimento da Psicologia, pode contribuir para estes jovens, seres históricos e sociais, e propor a reflexão sobre esse novo caminho que se vislumbra, identificar em si dificuldades e potencialidades nesta trajetória procurando conhecer-se melhor como sujeitos concretos, ampliando seu olhar a partir do contexto social vivido e com isto, despertando sua consciência para outras possibilidades em suas vidas, desenvolvendo uma melhor condição para organizar seus projetos de vida e, com isto, realizar neste momento, uma escolha profissional. A atividade será desenvolvida presencialmente, na instituição de acolhimento, quinzenalmente, na modalidade grupal. Serão utilizadas metodologias participativas para refletir sobre possíveis caminho a serem trilhados.

email: ana-claudia.santos@ufms.br

Orientação Profissional: construção de caminhos com jovens institucionalizados
Coordenador(a): Ana Claudia dos Santos
email: ana-claudia.santos@ufms.br

Grupo de Ouvidores de Vozes no Centro de Atenção Psicossocial de Paranaíba – MS: uma prática de cuidado em saúde mental
Coordenador(a): Jassonia Lima Vasconcelos Pacini
email: jassonia.paccini@ufms.br

Viveiro Municipal de Paranaíba – CPAR/UFMS
Coordenador(a): Raphael Antonio de Oliveira Silva
email: raphael_oliveira@ufms.br

Acolhimento Psicológico
Coordenador(a): Camila Bellini Colussi Macedo
email: camila.bellini@ufms.br

Time Enactus UFMS Paranaíba
Coordenador(a): Ana Claudia dos Santos
email: ana-claudia.santos@ufms.br

Educação Financeira e finanças comportamentais: Ensinando o dinheiro a trabalhar por você
Coordenador(a): Odirlei Fernando Dal Moro
email: odirlei.moro@ufms.br

Projeto Compostagem Urbana e Horta Comunitária do CPAR
Coordenador(a): Raphael Antonio de Oliveira Silva
email: raphael_oliveira@ufms.br