Projetos de Ensino

PSICOLOGIA

Troika – Grupo de Estudos e Aprofundamentos em Psicologia Histórico – Cultural 

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jassonia Lima Vasconcelos Paccini 

Resumo: Trata-se de um Projeto de Graduação, que se configura como um grupo de estudo e se articula às disciplinas: Fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia Sócio-histórica, Fenômenos e Processos Psicológicos – Enfoque sócio-histórico I e II e Introdução à Psicologia. Se constituí como atividade fora do currículo regular, mas articulada, que permiti aos estudantes o aprofundamento teórico sobre os fundamentos históricos filosóficos da fundamentação na abordagem Histórico-Cultural.

Para mais informações: jassonia_paccini@hotmail.com

Práticas Experimentais em Laboratório Didático sobre Fenômenos Psicológicos Básicos

Coordenador(a): Prof. Dr. Juliano Setsuo Violin Kanamota

Resumo: O presente trabalho se caracteriza como um Projeto de Ensino complementar às disciplinas de Fenômenos e Processos Psicológicos – Enfoque Comportamental I e Estágio Básico I e II, do curso de Psicologia – bacharelado do Campus de Paranaíba da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Objetivo Geral: Proporcionar condições pedagógicas adequadas para a compreensão dos princípios comportamentais básicos assim como das habilidades necessárias para a produção de conhecimento por meio do método experimental. Objetivos Específicos: Demonstrar empiricamente os conceitos de contingencia de reforço, reforço positivo, modelagem e extinção do comportamento e esquemas de reforço e discriminação simples e condicional; Permitir ao aluno contato com as fases de uma pesquisa experimental; Permitir ao aluno compreender a necessidade e importância do controle de variáveis estranhas, manipulação direta da variável independente e mensuração precisa e constante da variável dependente; Permitir ao aluno elaborar estratégias de resolução de problemas inerentes à prática de pesquisa; Permitir ao aluno compreender as representações quantitativas e gráficas dos resultados de pesquisa; Criar condições para uma compreensão e avaliação crítica dos conhecimentos produzidos em psicologia.

Para mais informações: julianovk@gmail.com

Grupo de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental 

Coordenador(a): Alexandre José de Souza Peres

Resumo:  Este Projeto de Ensino tem como objetivo geral introduzir a Terapia Cognitivo-Comportamental como abordagem em psicologia clínica. Os estudantes participaram de um grupo de estudos com carga horária total de 80h. Através desse grupo de estudo busca-se os seguintes objetivos específicos: introduzir aspectos teóricos, conceituais e técnicos da Terapia Cognitivo-Comportamental como abordagem em psicologia clínica; contribuir para o desenvolvimento de habilidades de apresentar trabalhos e discutir ideias em público; e contribuir para o desenvolvimento de habilidade de saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional.

Para mais informações:  alexandre.peres@ufms.br

ADMINISTRAÇÃO

Vai dar liga!

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo: Os principais objetivos da Vai dar Liga! são: aprofundar os conhecimentos teórico empíricos dos seus membros a respeito de empreendedorismo social, negócios de impacto, cooperativas e associações; estimular e auxiliar os estudantes interessados no conhecimento sobre economia solidária e economia criativa; desenvolver atividades de divulgação cientifica, técnica ou tecnológica por meio de grupos de discussão, cursos, palestras, monitorias, aulas, iniciação cientifica, seminários, encontros científicos, publicações, rodas de conversa, capacitações em processo, exposições e ações extensionistas. As atividades da Vai dar Liga! Envolvem: (a) atividades de ensino: com discussões de textos sobre economia solidária e economia criativa; (b) atividades de pesquisa sobre cooperativismo, associativismo considerando a gestão, o modelo e a avaliação de negócios de impacto (cooperativas e associações); e (c) atividades de extensão com ações de desenvolvimento e fortalecimento da gestão de cooperativas, associações e grupos informais; incluindo ações do Time Enactus em organizações socioprodutivas e exposições culturais de artistas locais.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com ou entrar em contato com Mariana Aparecida Pascui, aluna de Administração e presidente da Liga Acadêmica.