Projetos de Ensino

ADMINISTRAÇÃO

Grupo de ações e estudos em Marketing, Estratégia e Serviços (GAMES)

Coordenador: Prof. Dr. Dalton de Sousa

Resumo da Proposta:

O Grupo de Ações e Estudos em Marketing, Estratégia e Serviços (GAMES) se reunirá uma vez por quinzena, sempre em horário que antecede às aulas noturnas do curso de Administração/bacharelado do Campus de Paranaíba, como detalhado a seguir:
Reunião quinzenal;
Início: 18 horas, sempre agendado previamente com os participantes e realizadas em dias de aulas das disciplinas do coordenador do projeto.
Disciplinas envolvidas (a depender da oferta semestral):
Marketing I.
Marketing II.
Gestão Estratégica.
Administração de Serviços.
Nas reuniões serão definidos os temas para estudos, distribuídas tarefas e responsabilidades, preparados seminários e definidas datas de apresentação dos conteúdos avançados para as turmas das disciplinas envolvidas, bem como, serão definidos outros produtos para publicação dos temas/assuntos estudos para a comunidade acadêmica e/ou a sociedade em geral (podcasts, vídeos, cartazes, folhetos, banners, resumos, artigos e outros).

Para mais informações: dalton.sousa@ufms.br

Comunicação Empresarial: criação de uma empresa fictícia para a FAITEC

Coordenador: Prof. Me. Magno Pinheiro de Almeida

Resumo da Proposta:

Os acadêmicos participarão da aula teórica em sala e juntamente com as explicações organizarão empresas “fictícias” que permutam com a criatividade, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. A culminância dar-se-á na apresentação de uma FEIRA CULTURAL no final do semestre, que tem como nome FAITEC Feira Acadêmica de Inovação e Tecnologia, desde o início, saberão lidar com os ruídos que poderão afetar as empresas que atuarão no futuro. O conhecimento adquirido passará entre a teoria e a prática. Portanto, os “mini empresários” criarão suas empresas “fictícias” e colocarão em prática a comunicação interna, externa e estratégica. No final, apresentarão tudo que aprenderam na teoria para três avaliadores dois da UFMS/CPAR e um externo (podendo ser de outras instituições ou empresários da região). As ideias e o processo de ensino aprendizagem adquirido em sala, serão simulados em quatro momentos: explicação do conteúdo, organização das empresas fictícias, projeto de ensino de graduação com conteúdo e conhecimentos para que os mesmo possam ter ciência de outras áreas que não conseguirão ver somente na disciplina de Comunicação Empresarial e na FEIRA CULTURAL final. Com isso o pensamento de criação e inovação estará presente na vida dos nossos acadêmicos, pois o processo de ensino-aprendizagem saíra de dentro das quatro paredes e externará para a comunidade o conhecimento adquirido, assim, melhorando e auxiliando a região em geral. NOTA: Devido à pandemia (COVID-19), à Influenza H3N2 e da nova variante Ômicrôn, a cuminância da FAITEC será no anfiteatro, com a presença de cada empresa fictícia nos seus respectivos horários com os avaliadores. Será apresentado via GoogleMeet para os colegas assistirem e a comunidade externa acompanhar (o link será criado e colocaremos no site da UFMS/CPAR), respeitando sempre o Plano de Biossegurança da UFMS. As apresentações ocorrerão a partir do dia 20/06/2022 e terminarão no dia 27/06/2022.

Observação Serão 6 protótipo de empresas fictícias:
2 Alimentos;
2 Artesanais;
2 Sócio Ambiental.
Poderão criar aplicativos, formato em 3D e reformulação descritiva. No portifólio deverão
constar:
Introdução,
Pesquisa de Mercado,
Passo a passo da Ideia,
Metodologia fazendo interlocução com as aulas ministradas, formato do protótipo e, conclusão.
Portanto, devido a pandemia a execução do projeto de ensino dar-se-á via GoogleMeet e a liberação de materiais via grupo do Whatsapp, com conteúdos e vídeos sobre: empreendedorismo e inovação, marketing, mercado nacional e internacional, gestão de custo, logística, finanças e orçamentário e gestão de recursos humanos. Esses conteúdos não são abordados na disciplina Comunicação Empresarial, por isso a necessidade de organizar este projeto para que nossos acadêmicos possam colocar em prática o conhecimento adquirido, a partir das empresas fictícias que serão criadas para apresentação da FAITEC no final do semestre.

Para mais informações: magno.pinheiro@ufms.br

MATEMÁTICA

Um estudo acerca da BNCC e seus apontamentos para a disciplina de Matemática

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim

Resumo da Proposta: Sabemos que o âmbito educacional assim como nas demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar a discussão teórica, reflexiva e crítica de documentos e artigos correlacionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de leituras e encontros formativos . De acordo com o MEC, a Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, e cujo “principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito”. Faz-se assim objeto de interesse urgente de estudo para a formação acadêmica dos acadêmicos do curso e futuros professores de Matemática.

Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br

 

Um estudo acerca do novo Ensino Médio brasileiro e do novo Currículo de MS

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim

Resumo da Proposta: Sabemos que o âmbito educacional assim como as demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar a discussão teórica, reflexiva e crítica do documento e artigos correlacionados, acerca do novo Ensino Médio brasileiro e do novo Currículo proposto para o estado de MS, por meio de leituras e encontros formativos . De acordo com o MEC, “A Lei 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e  profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.” Este projeto de ensino integra-se ao anterior (estudo da BNCC) dando continuidade as discussões críticas, formativas e reflexivas no tocante aos aspectos legais da educação brasileira. Faz-se assim objeto de interesse urgente de estudo para a formação acadêmica dos acadêmicos do curso e futuros professores de Matemática.

Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br

PSICOLOGIA

Grupo de Estudo sobre a violência contra as mulheres

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Santos

Resumo da proposta: A proposta do grupo de estudo é analisar os fundamentos que compõem a violência contra asmulheres. Para isto será organizado um grupo com acadêmicos dos cursos do CPAR para leitura  da produção acadêmica e discussão, propondo com isto, a refexão sobre o tema. A proposta é o grupo se reunir toda semana, às sextas-feiras, para discussão.

Para mais informações: