Projetos de Ensino

Grupo de Discussão sobre Economia Solidária Criativa

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo 

Resumo: A ideia do grupo de estudo é enfocar a economia solidária e a economia criativa a partir dos negócios de impacto (associações e cooperativas) e da economia criativa sob vários pontos de vista. Fornece aos acadêmicos a oportunidade de conhecer essas formas de economia de maneira a incentivar a pesquisas e até mesmo que se desenvolva o empreendedorismo solidário/criativo entre os participantes. Há carência de estudos, pesquisas e pesquisadores que tratam destas temáticas, além disto, o grupo pode vir a impulsionar negócios na região.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com 

Raça, Classe e Mulheres (gênero)

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jassonia Lima Vasconcelos Paccini 

Resumo: O projeto de ensino busca possibilitar aos acadêmicos o acesso à bibliografia, conteúdos e debates relativos às relações raciais em interseccionalidade com a luta de classes e gênero e a importância dessas discussões dentro da Psicologia. Trata-se de um grupo de estudos que se articula às disciplinas: Psicologia e Diversidade Humana I e II. A importância do mesmo reside no fato de constituir-se como atividade fora do currículo regular que permite aos estudantes o aprofundamento em partes das temáticas de diversidade que contribuem para a atuação dentro da Psicologia.

Para mais informações: jassonia_paccini@hotmail.com ou entrar em contato com Gleiciele Cristina Mendes, aluna do 4° ano do curso de psicologia.

Troika – Grupo de Estudos e Aprofundamentos em Psicologia Histórico – Cultural 

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jassonia Lima Vasconcelos Paccini 

Resumo: Trata-se de um Projeto de Graduação, que se configura como um grupo de estudo e se articula às disciplinas: Fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia Sócio-histórica, Fenômenos e Processos Psicológicos – Enfoque sócio-histórico I e II e Introdução à Psicologia. Se constituí como atividade fora do currículo regular, mas articulada, que permiti aos estudantes o aprofundamento teórico sobre os fundamentos históricos filosóficos da fundamentação na abordagem Histórico-Cultural.

Para mais informações: jassonia_paccini@hotmail.com ou entrar em contato com os alunos Cristina, Marcelo Suave e Amanda no 3° ano de Psicologia. 

Vai dar liga!

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo: Os principais objetivos da Vai dar Liga! são: aprofundar os conhecimentos teórico empíricos dos seus membros a respeito de empreendedorismo social, negócios de impacto, cooperativas e associações; estimular e auxiliar os estudantes interessados no conhecimento sobre economia solidária e economia criativa; desenvolver atividades de divulgação cientifica, técnica ou tecnológica por meio de grupos de discussão, cursos, palestras, monitorias, aulas, iniciação cientifica, seminários, encontros científicos, publicações, rodas de conversa, capacitações em processo, exposições e ações extensionistas. As atividades da Vai dar Liga! Envolvem: (a) atividades de ensino: com discussões de textos sobre economia solidária e economia criativa; (b) atividades de pesquisa sobre cooperativismo, associativismo considerando a gestão, o modelo e a avaliação de negócios de impacto (cooperativas e associações); e (c) atividades de extensão com ações de desenvolvimento e fortalecimento da gestão de cooperativas, associações e grupos informais; incluindo ações do Time Enactus em organizações socioprodutivas e exposições culturais de artistas locais.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com ou entrar em contato com Mariana Aparecida Pascui, aluna de Administração e presidente da Liga Acadêmica.

Pesquisa, elaboração e estudos de dados da conjuntura econômica brasileira: uma análise do período pós real (1994-2019) 

Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro 

Resumo: O projeto de ensino busca proporcionar aos acadêmicos do curso de administração conhecimentos básicos sobre a pesquisa, elaboração e o estudo de dados macroeconômicos da economia brasileira (política fiscal, política monetária, setor externo, atividade econômica e preços), bem como promover reflexões diversas a respeito dos 25 anos do Plano Real.

Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br

Grupo de Estudos Michel Foucault

Coordenador(a): Prof. Dr. Jeferson Camargo Taborda

Resumo: Michel Foucault, considerado um dos principais filósofos do século XX, produziu dezenas de obras que trouxeram enormes contribuições para as ciências humanas e sociais. Sua obra é complexa e permeada de mudanças conforme o desenvolvimento de novas pesquisas, a saber: fase “Arqueológica” (anos 60), fase “Genealógica” (anos 70) e fase da “Ética” (anos 80). Presente em diversos mestrados e doutorados, os conceitos foucaultianos se tornaram obrigatórios para qualquer discussão que leve em conta as questões sociais e políticas contemporâneas. Como esta perspectiva se ancora numa Filosofia da Diferença isto permite ao pesquisador um olhar mais atento tanto aos aspectos micro quanto macro da sociedade. Além disso, o domínio desta estratégia de pesquisa possibilita a realização de análises específicas em questões complexas como saúde, educação, organizações, mídia, prisão, loucura, dentre outros.

Para mais informações:  j.taborda@hotmail.com