PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CPAR PUBLICA ARTIGO “ Partidos Políticos e Financiadores de Campanhas: um Estudo a partir da Teoria dos Jogos”

Postado por: dirceu.matos

O Professor Dr. Odirlei Fernando Dal Moro (UFMS-CPAR), em parceria com o Professor Dr. Ednaldo Michellon (UEM) do curso de pós graduação em Economia da UEM, publicou o artigo “Partidos Políticos e Financiadores de Campanhas: um Estudo a partir da Teoria dos Jogos” na revista Economic Analysis of Law Review, qualis A2.

O artigo objetivou explicar a relação entre os partidos políticos e os financiadores de campanhas no regime democrático brasileiro na fase 2014/2018, por meio de uma metodologia de Teoria dos Jogos. O tema justifica-se, pela possibilidade de interesses escusos em tal relação, o que pode levar a prejuízos sociais. O objetivo geral do trabalho foi de expor as possíveis recompensas tanto para um quanto para o outro jogador. Ademais, apresentou-se uma análise dos gastos para as campanhas à deputado federal na eleição de 2014, no qual comprovou-se que as campanhas com maiores investimentos geralmente são as vitoriosas. Os autores concluíram que os partidos políticos e os financiadores de campanhas, enquanto jogadores, estabeleciam jogos cooperativos quando havia um alinhamento ideológico, capital político, uma intenção em colaborar entre eles e probabilidades de êxito nas eleições, sendo o contrário também verdadeiro. Os resultados encontrados apontaram que os financiadores de campanhas obtêm a melhor recompensa quando investem em partidos vencedores e estes colaboram ao longo do mandato. Direcionar recursos financeiros para uma campanha vencedora, portanto, gera uma recompensa superior aos financiadores de campanhas do que não colaborar financeiramente. Além disso, os elevados montantes de recursos investidos em uma campanha ampliam as recompensas dos partidos, considerada neste trabalho como sendo o Fundo Partidário, na medida em que mais votos para a eleição de deputados federais são conquistados. Por fim, expõe-se que a mera proibição de doações privadas às campanhas eleitorais não é suficiente para inibir a prática da corrupção.

O artigo pode ser acessado no link abaixo:

https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/11550

 

Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro

e-mail: odirlei.moro@ufms.br

Telefone: (67) 3669-0162