TRÊS LIVROS DO CPAR SÃO APROVADOS PARA PUBLICAÇÃO NA EDITORA UFMS

Postado por: Murillo Evangelista Paiva

Por meio do Edital Agecom Nº 04 /2021, que objetiva, além de outros aspectos, dar visibilidade tanto às publicações produzidas pelos professores e técnico-administrativos da UFMS, três propostas de livro científico originadas no Câmpus de Paranaíba (CPAR) foram aprovadas para publicação em formato digital:

 

Psicologia Histórico-Cultural na Universidade (Vol. II): Saúde Mental, Sofrimento 1º Psíquico e Psicopatologia, desenvolvido pela professora de psicologia Renata Bellenzani e colaboradores;

 

Transtorno do Espectro Autista na Universidade: Da Pesquisa Básica a Aplicada, de Ana Luiza Bossolani Martins, professora do curso de psicologia; e

 

(Des) proteção social e vulnerabilidades nos contextos da saúde, trabalho e educação da professora Ana Claúdia dos Santos e colaboradores, também docente do curso de psicologia.

 

Sobre o livro Psicologia Histórico-Cultural na Universidade (Vol. II): Saúde Mental, Sofrimento 1º Psíquico e Psicopatologia a professora Renata Bellenzani destaca que o livro trata da perspectiva da Psicologia Histórico cultural sobre o adoecimento psíquico (PHC). A PHC é uma escola de pensamento psicológico que teve uma apropriação mais tarde no Brasil, com uma aplicação mais direta no campo da educação, oferecendo muitas teorias importantes sobre o desenvolvimento e a educação. Entretanto, ela também é uma teoria sobre o desenvolvimento humano e sobre o psiquismo e oferece subsídios para pensarmos o desenvolvimento e as situações em que esse desenvolvimento sofre estagnações e interrupções, como nas situações de sofrimento e adoecimento psíquico.”

 

A professora acrescenta dizendo que “trabalhamos no sentido de dar continuidade a essa teoria para questões de saúde mental no contexto atual, no contexto contemporâneo do Brasil, com as ideias chaves da PHC para pensar as questões atuais ligadas ao adoecimento, no mundo do trabalho, nas nossas condições de vida…é uma articulação pouco feita ainda entre a PHC e o campo da saúde mental e reunimos nesse trabalho vários capítulos na tentativa de fazer isso. Além disso, o livro pode contribuir com a construção de políticas públicas de saúde mental, ele tem propostas de aplicação prática na Rede de Atenção Psicossocial, discute os problemas da patologização do sofrimento e problema das condições de vida na atualidade, oferecendo uma contribuição para o cuidado na rede do SUS.”

 

Por conseguinte, a professora Ana Luiza Bossolani Martins, sobre o livro Transtorno do Espectro Autista na Universidade: Da Pesquisa Básica a Aplicada, relata que “a ideia foi reunir o resultado daquilo que desenvolvi ao longo desse período em que estou na UFMS, desde 2014. Foram selecionados trabalhos de conclusão de curso e de estágio básicos realizados pelos próprios discentes da UFMS e trabalhos em colaboração com outros profissionais que estudam a temática do autismo a bastante tempo.” Ela acrescenta dizendo que “reunimos, em 13 capítulos, dois grandes tópicos, que envolvem desde a suspeita até o diagnóstico, abrangendo o que é autismo, como ocorre a detecção precoce e quais são os fatores de risco associado, e outro tópico sobre os processos interventivos, com textos sobre intervenções em diferentes contextos e por diferentes instrumentos, com base na microbiota, abarcando vias mais medicinais, e intervenções comportamentais, em diferentes abordagens da psicologia, tal como a Psicologia Histórico Cultural e Análise do Comportamento. Voltamos nosso olhar também para as atitudes dos universitários em relação aos indivíduos no espectro autista.”

 

Ainda, a professora Ana Luiza Bossolani Martins aponta que “é importante a divulgação de forma livre, mostrando o trabalho que vemos realizando nesse período. A obra mostra o quanto a psicologia tem um potencial enorme para o tratamento para as pessoas no espectro autista. O livro tem uma linguagem clara e objetiva, que pode interessar a um público vasto de alunos e pessoas leigas que queiram saber mais dessa temática e aqueles que queiram se especializar mais. Além disso, ter acesso a essa obra pode despertar o interesse de outros estudantes a trabalharem com a questão do autismo, visto que é um tema atual e precisa de profissionais empenhados, que saibam a respeito do assunto e das diversas formas de intervenção.”

 

Nesse mesmo sentido, a professora Ana Claúdia dos Santos aponta sobre a publicação (Des) proteção social e vulnerabilidades nos contextos da saúde, trabalho e educação: “é uma obra construída por diversas mãos, de professores e alunos, que desenvolveram trabalhos acadêmicos em Mato Grosso do Sul, com populações que se encontram em vulnerabilidade social: grupo de idosos, mulheres trabalhadoras nos espaços urbanos e rurais, trabalhadores que atuam com materiais recicláveis e crianças institucionalizadas. De uma maneira geral, o livro trata sobre grupos invisíveis na sociedade e muitas vezes fragilizados em sua situação social. Por isso, a proposta foi apresentar essa realidade, descortinada a partir desses estudos que ocorreram em resultado de trabalhos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, projetos de extensão e pesquisa, e atividades práticas vinculadas ao ensino. Todos os trabalhos foram desenvolvidos no Mato Grosso do Sul, na UFMS, justamente para conhecer como vivem e trabalham os moradores do Estado.”

 

Ademais, a professora Ana Claudia dos Santos diz que “esse livro não é um estudo de trabalhos acadêmicos da área da psicologia, mas há professores da área da psicologia, da administração e da medicina. Acreditamos que este é o momento para discutir a questão da vulnerabilidade social, pois possui múltiplos significados e sentidos, contribuindo para uma homogeneização e manutenção, para manter essas populações em um lugar de risco, mas, ao mesmo tempo, pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias de empoderamento dos sujeitos e com isso potências de vida. O conceito de vulnerabilidade é representativo de uma linha de força e poder, assim como descortina uma realidade, pode também produzir sujeitos.”

 

Por fim, “a coletânea de trabalhos apresentados nesse livro possibilitam ampliar a reflexão sobre as condições de vulnerabilidade em diversas populações do Estado ao passo que nos aproxima para conhecer seus modos de vida e de trabalho. Também, esperamos contribuir para a formação acadêmica e sobretudo para construção e implementação de políticas públicas, tendo em vista garantir a proteção social”, relata a professora Ana Claudia dos Santos sobre a respectiva publicação.