CPAR comemora Dia do Servidor Público

Postado por: Ailton Junior

No dia 28 de outubro, comemora-se o dia do servidor público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Dornelles Vargas (1882 – 1954), por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Presentes em diversas áreas do atendimento à comunidade, os servidores são designados a cumprir inúmeras funções com presteza, com responsabilidade, com assiduidade, com capacidade de iniciativa e com urbanidade, nos momentos mais importantes na vida das pessoas, como no Ensino Superior público.

Para o Assistente em Administração, Aurélio Mateus, atuante na Unidade de Apoio Acadêmico do CPAR/UFMS: “Ser servidor público é estar compromissado com a ética e a moral social, trabalhando em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, não só durante o expediente no trabalho, mas em todos os espaços sociais que convivemos.”

Os servidores são instrumentos fundamentais para a promoção da cidadania, do enriquecimento lícito social, do futuro e do fortalecimento da Democracia, pois ao servir à sociedade, esses profissionais garantem o direito dos brasileiros de acessarem serviços públicos de qualidade e a igualdade constitucional.

A Assistente Social do CPAR/UFMS, Raynne Ferreira, acredita que para ser servidor público não basta passar em um concurso público, é preciso ter aptidão. “Para servir ao público, não basta conhecer todas as normas e leis, é necessário ser humano, tratar o outro com respeito, zelo e cortesia. Muitas pessoas desconhecem os seus direitos, possuem dúvidas e passam por dificuldades. É preciso saber ouvir, ser resolutivo e ter proatividade. Somos todos cidadãos e merecemos ser bem atendidos em todos os lugares.”

O Assistente em Administração, Murillo Paiva, do Serviço-Escola de Psicologia do CPAR/UFMS, manifesta: “A mais honrosa das ocupações é servir o povo e ser útil ao maior número de cidadãos que lhes confiaram estes cargos, uma vez que o sucesso de um País é o resultado do labor de uma grande e fortalecida equipe verdadeiramente humana em sinergia e em coexistência, observados os seguintes princípios: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.”

Por fim, os servidores merecem toda a nossa admiração e respeito ao desempenharem a nobre missão: partilhar conhecimento técnico e experiência profissional, além de servir diariamente na manutenção e na colaboração do desenvolvimento administrativo da Nação, com dedicação, com trabalho duro e com uma devoção incessante à res publica, deixado o eu-privado de lado.

Colaboração: Murillo Paiva