Coordenador: Prof. Dr. Dalton de Sousa
Resumo da Proposta:
O Grupo de Ações e Estudos em Marketing, Estratégia e Serviços (GAMES) se reunirá uma vez por quinzena, sempre em horário que antecede às aulas noturnas do curso de Administração/bacharelado do Campus de Paranaíba, como detalhado a seguir:
– Reunião quinzenal;
– Início: 18 horas, sempre agendado previamente com os participantes e realizadas em dias de aulas das disciplinas do coordenador do projeto.
– Disciplinas envolvidas (a depender da oferta semestral):
– Marketing I.
– Marketing II.
– Gestão Estratégica.
– Administração de Serviços.
Nas reuniões serão definidos os temas para estudos, distribuídas tarefas e responsabilidades, preparados seminários e definidas datas de apresentação dos conteúdos avançados para as turmas das disciplinas envolvidas, bem como, serão definidos outros produtos para publicação dos temas/assuntos estudos para a comunidade acadêmica e/ou a sociedade em geral (podcasts, vídeos, cartazes, folhetos, banners, resumos, artigos e outros).
Para mais informações: dalton.sousa@ufms.br
Demonstrativos Contábeis Aplicados ao Setor Público
Coordenador(a): Fabiano Martin Tiossi
Resumo da proposta: A contabilidade é considerada como uma das ciências mais antigas. Com o passar dos anos, tendo em vista sua importância, ocorreu um desdobramento para a área pública, Conforme apresentando no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP, 2021), sabe-se que a ciência contábil no Brasil vem passando por signifcativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. O processo de evolução da contabilidade do setor público deve ser analisado de forma histórica e contextualizada com o próprio processo de evolução das fnanças públicas. Nesse sentido, o primeiro marco histórico foi a edição da Lei no 4.320/1964, que estabeleceu importantes regras para propiciar o controle das fnanças públicas, bem como a construção de uma administração fnanceira e contábil sólidas no País, tendo como principal instrumento o orçamento público. Outro importante avanço na área das fnanças públicas foi a edição da Lei Complementar no 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabeleceu para toda a Federação, direta ou indiretamente, limites de dívida consolidada, garantias, operações de crédito, restos a pagar e despesas de pessoal, dentre outros, com o intuito de propiciar o equilíbrio das fnanças públicas e instituir instrumentos de transparência da gestão fscal. Dentre estes instrumentos de transparência, temos as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, elaboradas de forma a auxiliar os gestores públicos em seus processos de tomada de decisão. Sua estrutura deve ser observada pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, permitindo a evidenciação, a análise e a consolidação das contas públicas em âmbito nacional, em consonância com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Com o propósito de criar interdisciplinaridade e introduzir a contabilidade pública nos estudos dos acadêmicos do curso de Administração do CPAR, o objetivo principal deste projeto é apresentar os DCASP e sua utilidade para os gestores públicos. A temática será trabalhada, inicialmente, com um pequeno grupo de alunos que se aprofundarão no assunto para, posteriormente, compartilhar seus conhecimentos com os acadêmicos da disciplina de Introdução à Contabilidade.
Para mais informações: fabiano.tiossi@ufms.br
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim
Resumo da Proposta: Sabemos que o âmbito educacional assim como nas demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar a discussão teórica, reflexiva e crítica de documentos e artigos correlacionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de leituras e encontros formativos . De acordo com o MEC, a Base Nacional Comum Curricular “ é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, e cujo “principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito”. Faz-se assim objeto de interesse urgente de estudo para a formação acadêmica dos acadêmicos do curso e futuros professores de Matemática.
Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br
Resumo da proposta: As discussões relativas à inserção da História da Matemática (HM) na formação do professor, embora não sejam recentes, passaram a ter mais destaque, no cenário nacional, no final da década de 1980 (MIGUEL, BRITO, 1996). Nas últimas décadas, a HM tem assumido importância na formação de professores no Brasil, fato que pode ser identificado tanto pela produção acadêmica sobre questões relativas à HM na formação de professores, quanto pelo aumento da oferta de disciplinas que abordam temáticas relativas à HM nos cursos que formam professores de Matemática em território nacional, reafirmando-se como uma das tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem de Matemática. Pertinente a este contexto, entendemos que o âmbito educacional assim como as demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar e veicular a leitura, discussão teórica, reflexiva e formativa de materiais como artigos científicos e obras relacionados a História da Matemática no Brasil. Busca-se assim, proporcionar ao participante se apropriar dos elementos teóricos culturais necessários a sua especificidade matemática, conhecendo sua história e ampliando assim seu reportório acadêmico formativo para atuação como futuro professor de matemática. Pensando que a Matemática é uma linguagem, agrega-se assim, uma componente importante a formação acadêmica que é a História da Matemática no Brasil, possibilitando ao acadêmico conhecer um pouco do escopo histórico-cultural desta ciência antiga e ao mesmo tempo, tão atual e necessária, enriquecendo o repertório de conhecimentos acerca da temática e contribuindo para a formação do futuro professor para atender as novas demandas das escolas em todo o Brasil, principalmente as da autoria, que vem com forte tendência, principalmente no município de Paranaíba/MS.
Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br
Trocas culturais: novos horizontes
Coordenador: Prof. Dr. Darbi Masson Suficier
Resumo da proposta: Promover palestras e leituras com pesquisadores externos da UFMS/CPAR provenientes de áreas do conhecimento não presentes nos cursos do CPAR, mas que dialoguem com temas transversais dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Psicologia, Administração, Medicina Veterinária e Matemática. Serão convidados palestrantes das áreas de Antropologia, Sociologia, Direito, Literatura, Estudos Clássicos e Educação. As palestras ocorrerão mensalmente com divulgação prévia e indicação de bibliografa.
Para mais informações: darbi.suficier@ums.br
Grupo de Estudo Teórico-Prático dos aportes da Psicologia Histórico-Cultural como instrumento no grupo de Ouvidores de vozes.
Coordenadora: Prof. Dra. Jassonia Lima Vasconcelos Pacini
Resumo da proposta: Este estudo teve como ponto de partida a ação de extensão desenvolvida no ano de 2022 para atender a demanda local do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), no cuidado em saúde mental. Trata-se de um projeto de Graduação que se articula às disciplinas: Fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia histórico-cultural, Fenómenos e Processos
Psicológicos- Enfoque histórico- cultural I e II e Psicopatologia I e II. A importância deste projeto reside no fato de constituir como atividade fora do currículo regular, mas articulada, que permite aos estudantes o aprofundamento teórico sobre os fundamentos e aportes da abordagem Histórico-Cultural e os dispositivos de cuidado em saúde mental como o Grupo Ouvidores de Vozes (GOV). De acordo com o Movimento de Ouvidores de Vozes (Intervisse), ouvir vozes é um fenômeno tipicamente humano e é consequência de experiências vividas na dinâmica da vida. A compreensão do Grupo parte da influência do movimento da antipsiquiatria e busca superar as concepções da psiquiatria tradicional sobre ouvir vozes, que normalmente visa calá-las por meio de medicação e isolamento dos sujeitos. Pelas ações de extensão já realizadas, salientamos, a importância do GOV enquanto um instrumento de cuidado em saúde mental, que propicia a ampliação das relações sociais e o desenvolvimento de formas mais saudáveis de lidar com o fenômeno de ouvir vozes. Este projeto de ensino se justifica pela necessidade local, interesse dos académicos, necessidade de estudos sobre o tema e necessidade de instrumentalizar novos acadêmicos para atender a demanda local. Além de contribuir para a qualificação da formação em psicologia oferecida pelo CPAR.
Para mais informações: jassonia.paccini@ufms.br