SISTEMA DE APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É MODIFICADO

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Relatórios de autoavaliação do campus de Paranaíba já podem ser acessados

Todos os anos as instituições de ensino superior realizam uma Avaliação Institucional. Esse processo é supervisionado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e operacionalizado pelo Inep. Por meio da avaliação, a instituição tem a possibilidade de construir um conhecimento sobre a sua própria realidade, ao identificar pontos fortes e potencialidades e também estabelecer estratégias de superação de problemas encontrados.

“Estas informações, além de serem utilizadas pela gestão superior, são parte importante do relatório que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) encaminha todo ano para o Ministério da Educação, e que é um dos documentos base para a consulta das comissões externas que avaliam tanto a Instituição como seus cursos” explica Maria Inês de Affonseca Jardim, presidente da CPA da UFMS.

Um dos resultados do processo de avaliação institucional realizado em 2019 foi a modificação do sistema de aplicação da avaliação que será feita neste ano. “Tivemos muitas sugestões de melhora da plataforma onde a avaliação é realizada e com o importante apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação modificamos totalmente o sistema”, explica Maria Inês.

Em relação às mudanças no sistema, a presidente da CPA destaca a possibilidade de salvar as respostas antes do envio, um campo identificado com um ponto de interrogação onde determinados termos serão explicados e uma nova apresentação na parte de avaliação das disciplinas por parte dos alunos. “Para 2021, quando teremos um novo ciclo avaliativo, uma reestruturação das questões está sendo feita. Não é conveniente em termos de avaliação a mudança das questões durante o ciclo. Também foi incluído um ícone para diferenciar alunos e professores da modalidade presencial e da modalidade de educação a distância”, ressalta.

A partir do dia 15 de junho, a avaliação institucional deve estar disponível para estudantes e professores. “Estamos em fase final de homologação do novo sistema. Neste semestre, considerando a situação atípica das atividades devido à pandemia, a CPA optou por inverter os instrumentos já que os segmentos não estão, em sua maioria, utilizando os espaços físicos da universidade. Assim, vão participar da avaliação os acadêmicos e docentes”, diz Maria Inês.

Segundo a presidente da CPA, os estudantes e professores vão avaliar as condições específicas do seu curso, disciplinas e de suas turmas. “Também foi acrescentado um bloco de questões para que todos possam avaliar alguns aspectos relacionados ao ensino no momento atual, no qual a rotina da Instituição foi modificada por conta das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, destaca. “Foram também acrescentados alguns campos para respostas abertas, sugestão dada na última avaliação”, explica.

Depois de respondida a avaliação, o sistema é fechado e todos dados são tabulados pela Agetic e disponibilizados para a CPA. Em seguida, os dados específicos das unidades e cursos são encaminhados para as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), diretores e coordenadores de curso. Os professores também recebem seus dados individualmente.

As CSAs constroem um relatório e divulgam aos diferentes segmentos da unidade. De posse dos resultados os gestores têm a autonomia para, de acordo com o planejamento da unidade ou do curso, e de acordo com o PDI da UFMS, executar ações de melhoria ou aperfeiçoamento nas estruturas e gestão que estão sob sua responsabilidade. As ações realizadas pelos gestores são indicadas nos relatórios subsequentes das CSAs.

Autoavaliação do CPAR

Os relatórios de 2018 e 2019 da autoavaliação do campus de Paranaiba (CPAR) já estão disponíveis para a leitura. O presidente da CSA da unidade Geraldino Carneiro reafirma a importância dessa autoavaliação para o planejamento de ações. “Participar da Avaliação Institucional é importante para fornecer à instituição o feedback quanto ao planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão, infraestrutura e avaliação dos cursos. Dessa forma os gestores podem visualizar os itens que demandam mais atenção”, diz o professor.

De acordo com o presidente da CSA, é importante que estudantes, técnicos e docentes tenham acesso à autoavaliação, por isso os dados são disponibilizados on-line. “Os relatórios, portanto, trazem uma série de informações importantes, não apenas para os gestores, mas para toda comunidade acadêmica, assim, todos podem ter uma visão de como está a unidade e acompanhar os pontos que necessitam de algum encaminhamento”, explica Geraldino. “Todos podem dar sugestões para a melhoria do atendimento, por isso é interessante conhecer as demandas e pontos fortes do campus”, enfatiza.

Além disso, o professor lembra que além da avaliação institucional existe uma avaliação de cada disciplina. “Os docentes podem ter acesso a essas informações para reavaliarem ou acrescentarem novos métodos em suas aulas. É importante ressaltar que o sistema utilizado garante o anonimato de todos aqueles que participam da autoavaliação”, destaca.

Para acessar os relatórios da Autoavaliação Institucional do CPAR, clicar aqui. Os coordenadores de curso e os professores podem acessar o site: https://siai.ufms.br/avaliacao-institucional/ e ter acesso a avaliação dos estudantes em relação às disciplinas.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no CPAR) e Vanessa Amin