CONSELHO RECONHECE IMPORTÂNCIA E QUALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul realizou, no dia 26, uma cerimônia virtual de premiação dos melhores cursos da área no Estado, entre eles o curso de Administração do Campus de Paranaíba (CPAR) que recebeu uma moção de reconhecimento do órgão.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os servidores e estudantes por essa conquista. “Esse é um momento de reconhecimento, e a UFMS fica muito feliz de ter líderes, diretores, coordenadores de curso, que coordenam todo um processo de formação dos nossos jovens. Para nós é um orgulho muito grande esse momento. Também quero agradecer os nossos acadêmicos, por terem estudado bastante e participado desse processo de avaliação. Em nome da UFMS quero agradecer aos nossos estudantes, nossos técnicos administrativos, nossos docentes e coordenadores”.

Andreia Cristina Ribeiro, diretora do CPAR, aponta que para além de ser importante para o Campus, esse reconhecimento é bom para os acadêmicos. “A maior motivação é mesmo para os estudantes, é legal eles entrarem em uma unidade sabendo que o curso que eles escolheram é um curso que de fato dá bons frutos. Para o estudante que está cursando acho que aumenta esse sentimento de pertencimento e de enxergar ali uma carreira de fato frutífera, porque está em um curso muito bem avaliado”, finaliza.

O professor Wesley Ricardo de Souza Freitas, coordenador do curso, estava presente e conta que o momento foi de reconhecimento do trabalho dos técnicos, professores, direção do campus e dos alunos. “É uma conquista que nos faz buscar cada vez mais excelência, não só técnica, mas também humana”, completa ele.

O curso de Administração do Campus de Paranaíba tem se desatacado nas avaliações, no Enade alcançou a nota 4 e no IDD, um indicador de diferença entre os desempenhos observados e esperados, o curso alcançou a nota 5. Entre os mais de 1,7mil cursos de Administração do país, o curso do CPAR foi o único a alcançar essa pontuação no IDD.

“Estamos entre os melhores cursos de Administração de Mato Grosso do Sul e o nosso objetivo, dos professores, dos alunos, técnicos e a direção do campus, é trabalhar no sentido de promover, não só o conhecimento, mas mudança, transformar a realidade desses estudantes. Buscamos uma transformação técnica e transformação humana”, explica o Wesley.

Para Wesley essas premiações e notas são importantes para o reconhecimento do trabalho realizado, no entanto não são as únicas maneiras de medir a qualidade do curso. “Nossos resultados são medidos principalmente pelo acadêmico que sai e entra no mercado de trabalho. Temos egressos que são empreendedores aqui e em outros estados, outros se tornaram servidores públicos nas três esferas de governo e, ainda, estudantes que partiram para a carreira acadêmica e, hoje, são professores inclusive da própria UFMS. Há também os que trabalham com consultoria prestando assistência a outras empresas, em cargos de gerência de bancos, enfim, profissionais que atuam em diversas áreas”.

“O grande resultado do investimento público nas universidades federais é refletido pela qualidade dos profissionais que saem. Nosso trabalho está sendo reconhecido, e isso nos motiva a dar o nosso melhor, a dar nossa vida em prol da educação. Pois a educação é a única ferramenta que pode transformar a nossa realidade”, finaliza Wesley.

Reitores, docentes e coordenadores de outras universidades também estavam presentes e foram homenageados devido as suas pontuações no Enade. Além do CPAR, os cursos de Turismo, Tecnologia de Processos Gerenciais da Cidade Universitária e Administração dos campus de Três Lagoas, Pantanal e Campo Grande também foram reconhecidos no evento por seus desempenhos.

Texto: Brunna Oliveira (Estagiária da Agecom no CPAR)