Curso de Medicina Veterinária da UFMS-Paranaíba começará em 2023

Postado por: Ailton Junior

No início da tarde desta segunda-feira (21), autoridades reuniram-se em Paranaíba para lançar as bases do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Paranaíba. Participou da solenidade o professor Wesley Ricardo de Freitas (Diretor da UFMS/CPAR), o professor Marcelo Turine (Reitor da UFMS), Maycol Queiroz (Prefeito de Paranaíba), Sérgio Longen (Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – FIEMS), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB).

Ao som da Banda Municipal Drª Cláudia Robalinho, vereadores, secretários municipais, servidores da UFMS e populares receberam, no aeroporto municipal, a comitiva vinda de Campo Grande, que seguiu para o gabinete do Prefeito.

E foi numa tarde quente e ensolarada que a parceria entre UFMS, FIEMS, Prefeitura Municipal e Poderes Legislativos Estadual e Federal foi oficializada, através da assinatura do termo de empréstimo em comodato de quatro containers com salas de aula, possibilitando o início das aulas em 2023. Colocados à disposição da UFMS e da Prefeitura de Paranaíba pela FIEMS, cada container tem capacidade para atender 40 estudantes, possuindo estrutura de água, energia e climatização.

Já o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, se comprometeu a realizar, com recursos próprios do Município, a construção da guarita, poço artesiano, cercamento e curral da fazenda do curso de Medicina Veterinária.

Com investimento de emendas federais no valor de 26 milhões de reais, o deputado federal Beto Pereira anunciou que o primeiro investimento (R$ 13 milhões) será feito ainda este ano, e o Reitor Marcelo Turine arrematou dizendo que a UFMS irá oferecer 50 vagas para o próximo vestibular, de modo que a primeira turma de Medicina Veterinária do CPAR inicie os estudos em 2023.

Histórico da implantação do curso

Há pelo menos 10 anos que Paranaíba e região aguarda o início da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ao longo do processo, houve muitas sinalizações, acordos, avanços e recuos na implantação do curso.

O primeiro êxito foi a aprovação da Medicina Veterinária no Conselho Universitário da instituição. Em seguida, houve a doação do terreno para sediar a fazenda, localizado estrategicamente a menos de 5 quilômetros do Campus, próximo a rodovia MS-497. Faltava ainda a construção de um novo bloco com salas de aula e laboratórios, que finalmente foi iniciado em meados de 2019.

Porém, a empresa vencedora da licitação abandonou a obra.

Mas com a doação dos quatro containers pela FIEMS, com os repasses das emendas federais e apoio do governo estadual, bem como o aporte da Prefeitura e Câmara Municipal, o projeto do curso de Medicina Veterinária foi retomado, e já é uma realidade para o próximo ano.

Scanned_from_a_Lexmark_Multifunction_Product21-02-2022-145324