Curso de Psicologia promoveu mini-curso sobre psicologia e saúde

Postado por: Ailton Junior

O Curso de Graduação em Psicologia do CPAR, em parceria com o Programa de Mestrado em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, promoveu entre os dias 15 a 19 de junho o minicurso de 30 horas intitulado “PSICOLOGIA HOSPITALAR OU PSICOLOGIA DA SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR? APORTES HISTÓRICOS E TEÓRICO-PRÁTICOS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL”.

A atividade é parte do PEG – Projeto de Ensino de Graduação, coordenado pela Profa. Dra. Renata Bellenzani, articuladamente à disciplina Psicologia em Saúde I (2018.1). Em função da parceria, o minicurso foi ministrado por Letícia Aquino Costa, psicóloga com título de residência na área e mestranda da professora, pelo referido Programa de Pós-Graduação. A condução do minicurso configurou parte das atividades da disciplina do Programa de Mestrado: “Prática Didática”, ministrada pela Profa. Dra. Zaira de Andrade Lopes, no atual semestre letivo. 

Participaram do PEG/Minicurso em torno de 65 acadêmicos de Psicologia, que tiveram aprofundamento nas áreas específicas de atuação da Psicologai no contexto Hospitalar tais como Unidade de Terapia Intensiva (desde 2005 foi regulamentada a presença obrigatória de psicólogos nas UTIs do país), Cuidados Paliativos, Psico-oncologia e Unidade de Transplante Renal.

Esse tipo de iniciativa, além de possibilitar o incremento da formação didática dos pós-graduandos da UFMS, constitui uma importante iniciativa de integração do Mestrado em Psicologia com as Graduações de Psicologia da UFMS, neste caso, com particular importância por se tratar de um campus do interior, cujos acadêmicos têm menor acesso a esse tipo de atividade que ocorre mais frequentemente na capital,  

O minicurso contribuiu diretamente com a formação de Psicologia do CPAR, que têm como uma de suas ênfases de formação, a área da Saúde. Um dos principais cenários de atuação são as políticas de saúde do SUS e, em particular, a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), em que os/as psicólogos/as devem atuar nas equipes interdisciplinares – auxiliando na minimização do sofrimento psíquico e no incremento da adaptação ativa em situações de adoecimentos graves e de internação. As avaliações dos acadêmicos participantes do PEG foram bastante positivas em relação ao conteúdo ministrado, aos recursos pedagógicos utilizados e às competências didáticas da mestranda Letícia.

Agradecimentos especiais aos técnicos do CPAR e às monitoras da disciplina Psicologia e Saúde I, Monique Luzia de Souza e Nathali Mateus, pelo apoio na preparação e implementação do minicurso.