Em parceria com o Município, professores e alunos de Veterinária realizam estudo sobre leishmaniose
Nos dias 26, 27 e 28 de maio, docentes e discentes do Curso de Medicina Veterinária CPAR/UFMS, em convênio com a Secretaria de Saúde Municipal de Paranaíba, realizaram um inquérito soroepidemiológico para determinar a prevalência de leishmaniose visceral canina na cidade. Esse tipo de estudo epidemiológico fornece subsídios para implementação de ações de controle de doenças por descrever a situação em uma população.
Foi coletado sangue de 250 cães no município, de todos os bairros. Esse sangue passou pelo teste de triagem chamado de TR DPP (https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/produtos/reativos/testes-rapidos/dppr-leishmaniose-canina) e os que forem positivos serão retestados com o teste confirmatório (https://agencia.fiocruz.br/testes-para-leishmaniose-canina-t%C3%AAm-melhor-efic%C3%A1cia-se-usados-em-conjunto).
Com os resultados desse estudo, a Secretaria Municipal de Saúde deverá pleitear, junto ao Ministério da Saúde, a inclusão do município de Paranaíba na política de encoleiramento (com coleiras repelentes) dos cães.
Esse tipo de intervenção pode reduzir drasticamente a ocorrência da leishmaniose em cães, e ajudar a prevenir a contaminação de humanos.