ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO ENSINAM SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL PARA IDOSAS

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

O projeto de extensão “Projeto Caseado: desenvolvendo o empreendedorismo social com um grupo de idosas”, realizado por alunos de Administração do Campus de Paranaíba, foi um dos trabalhos apresentados no Integra UFMS esse ano.

O projeto teve como objetivo desenvolver e fortalecer o empreendedorismo social com um grupo de mulheres idosas que confeccionam produtos artesanais. Segundo a estudante responsável por apresentar o projeto, Maria Antonia Tiago da Silva, algumas participantes são aposentadas e outras realizam atividades diversas. Dessa forma, a venda de produtos artesanais representa uma renda extra para as participantes.

“O intuito do nosso projeto é dar o empoderamento a essas mulheres e isso será feito através da comercialização dos produtos que elas fazem”, explica Maria Antonia. “Primeiro realizamos um levantamento dos produtos artesanais que poderiam ser produzidos pelo grupo e que teriam mercado consumidor, e depois buscamos parceiros para a doação de matéria-prima para a produção. Nós também realizamos uma capacitação do grupo e, por fim, seria feita a comercialização dos produtos”.

Com a pandemia, as atividades tiveram que ser paralisadas. Entretanto, o vínculo com as mulheres está sendo mantido e, assim que as atividades retornarem, será feita a comercialização na feira livre da cidade.

Para Maria Antonia, a realização do projeto é muito gratificante. “Elas aprendem muito com a gente e nós com elas. As participantes nos contam da rotina delas, nós conversamos bastante e acabamos tendo essa troca. Para nós, enquanto alunos, é muito prazeroso e gratificante ajudar os outros com o conhecimento que temos enquanto alunos e futuros profissionais”, declara.

De acordo com a estudante, o Integra é muito importante para dar visibilidade aos trabalhos e para acolher os universitários nesse momento de distanciamento. “Me sinto mais segura em participar desses eventos. Nesse momento delicado que estamos vivendo, muitos desistiram por diversos motivos ou trancaram a faculdade. Então, é uma forma de se vincular cada vez mais à Universidade e de estarmos mais próximos uns dos outros”, completa Maria Antonia.

Clique aqui e confira a apresentação do projeto.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Cpar)