Projetos de Pesquisa – Medicina Veterinária

Profª Drª Anahí Souto Vieira

Impacto da mudança ambiental na prevalência de doenças infecciosas em bovinos na região do Bolsão Sul-Mato-Grossense.

 

Profª Dra. Ana Izabel Passarella Teixeira

Inquérito soroepidemiológico de leishmaniose visceral canina no município de Paranaíba, MS

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença potencialmente fatal, de difícil tratamento e extremamente onerosa para o sistema público de saúde. O cão é a principal espécie parasitada pelo protozoário Leishmania sp. e pode ser utilizado como sentinela para os casos em humanos. A presença de muitos cães doentes mostra que existe o vetor e o protozoário na região. Logo conhecer o quadro epidemiológico da LV em cães em determinada região/cidade auxilia na formação de estratégias de controle da doença podendo assim diminuir os casos nos animais e no homem. Logo o objetivo com esse projeto será de realizar um levantamento epidemiológico de LV canina no município de Paranaíba- MS. Para isso serão coletadas amostras de sangue de 298 cães domiciliados com idade superior a 6 meses de ambos os sexos e sem distinção de raça no município. As amostras de sangue serão realizadas por punção da veia jugular ou cefálica. As amostras serão utilizadas para realização de teste rápido (TRDPP) com confirmação dos casos positivos pela técnica de ELISA. Posteriormente será calculado a prevalência da doença na cidade.

 

Avaliação da situação vacinal dos alunos da comunidade acadêmica CPAR/UFMS

O Brasil é líder global em vacinação, com 300 milhões de doses disponíveis anualmente para combater 19 doenças por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar da importância da vacinação na comunidade científica, uma percentagem crescente de pessoas acredita que é perigosa e desnecessária. O termo “hesitação em relação à vacinação” refere-se aos vários níveis de hesitação em relação a vacinas e imunização específicas, que têm recebido maior atenção. As universidades desempenham um papel crucial na difusão do conhecimento científico sobre saúde coletiva, que pode ser aplicado em futuras práticas profissionais. Portanto, é de extrema importância conhecer o status vacinal dos estudantes universitários e suas crenças a respeito das vacinas.
Profª Dra. Adriana Caroprezo Morini
Desenvolvimento e validação de modelos esqueléticos 3D de fauna silvestre a partir de peças naturais para fins didáticos e de conservação
Este projeto propõe o desenvolvimento de um protocolo otimizado para a criação de modelos esqueléticos tridimensionais (3D) de animais da fauna silvestre, a partir do escaneamento de peças anatômicas naturais. O objetivo principal é validar a fidelidade morfométrica desses modelos impressos em 3D em comparação com os esqueletos reais, além de avaliar seu potencial como ferramenta didática no ensino da Anatomia Veterinária e como recurso para pesquisa e conservação de espécies silvestres. A pesquisa busca contribuir para a democratização do acesso a esses materiais valiosos, minimizando a necessidade de manipulação de espécimes reais de alto valor biológico e conservacionista.