Início dos trabalhos 2016 do Grupo de Estudos e Projeto de Ensino Marxismo e Psicologia

O Grupo de Estudos e Projeto de Ensino Marxismo e Psicologia  anuncia o início das atividades de 2016.

O Grupo de Estudos Marxismo e Psicologia está em seu segundo ano de funcionamento e, após ter dedicado o seu primeiro ano de existência às alternativas de construção da ciência psicológica sobre as bases do materialismo histórico-dialético, volta-se ao estudo da teoria social pós-moderna. A teoria social pós-moderna tem sido base de sustentação de diversas correntes psicológicas na contemporaneidade tanto em sua expressão conservadora quanto em sua expressão como pós-modernidade de transgressão. Trata-se, pois, de um estudo rigoroso – balizado pelo método de Marx – das condições sociomateriais que gestaram o pensamento pós-moderno, bem como daquelas categorias e pressupostos a partir dos quais tal corrente se constituiu como tendência. O grupo serve, ainda, como estímulo às atividades de ensino por parte dos estudantes, uma vez que sua metodologia prevê que os participantes assumam a exposição de parte dos conteúdos. Por último, espera-se que a massa crítica de conhecimentos acumulada por este grupo sirva de subsídio a uma análise em totalidade daquelas escolas psicológicas que hodiernamente conformam a crise da psicologia.

PROGRAMAÇÃO E BIBLIOGRAFIA

05 DE MARÇO: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: Lyotard e o anúncio da pós-modernidade.

• Exposição e debate dos capítulos 1, 2 e 3 da obra A Condição Pós-Moderna, de Jean-François Lyotard

12 DE MARÇO: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: Lyotard e o anúncio da pós-modernidade.

• Exposição e debate dos capítulos 4 e 5 da obra A Condição Pós-Moderna, de Jean-François Lyotard

02 DE ABRIL: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: Lyotard e o anúncio da pós-modernidade.

• Exposição e debate dos capítulos 6, 7, 8, 9 e 10 da obra A Condição Pós-Moderna, de Jean-François Lyotard

16 DE ABRIL: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: Lyotard e o anúncio da pós-modernidade.

• Exposição e debate dos capítulos 11, 12, 13 e 14 da obra A Condição Pós-Moderna, de Jean-François Lyotard

RESCESSO DAS AULAS CONFORME O CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFMS

28 DE MAIO: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: o pós-modernismo de contestação de Boaventura de Souza Santos.

• Exposição e debate da obra Pela Mão de Alice, de Boaventura de Souza Santos.

04 DE JUNHO: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: o pós-modernismo de contestação de Boaventura de Souza Santos.

• Exposição e debate da obra Pela Mão de Alice, de Boaventura de Souza Santos.

18 DE JUNHO: Os fundamentos da teoria social pós-moderna: o construcionismo social de Tomás Ibañez e Kenneth Gergen na psicologia.

• Exposição e debate de O movimento do construcionismo social na Psicologia Moderna, de Kenneth Gergen
  • Exposição e debate de La realidad no existe: algunas consideraciones epistemológicas y ontológicas a partir de la extraña realidad cuántica, de Thomas Ibañez

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: o Manifesto Comunista como arquitetura da modernidade – Marx e Marshall Berman.

• Exposição e debate de O manifesto comunista, de Marx e Engels
  • Exposição e debate de Tudo o que é sólido desmancha no ar, de Marshall Berman

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: os fundamentos econômicos do pensamento pós-moderno – a análise de David Harvey.

• Exposição e debate de Condição pós-moderna, de David Harvey

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: os fundamentos econômicos do pensamento pós-moderno – a análise de István Mészáros.

• Exposição e debate de O poder da ideologia, de István Mészáros

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: o pós-modernismo como lógica cultural do capitalismo tardio – a análise de Frederic Jameson.

• Exposição e debate de Pós-modernismo ou a lógica cultural do capitalismo tardio, de Frederic Jameson

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: a pós-modernidade como projeto conservador – a análise de Eagleton.

• Exposição e debate de As ilusões do pós-modernismo, de Terry Eagleton

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: o balanço de Perry Anderson

• Exposição e debate de As origens da pós-modernidade, de Perry Anderson

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: a pós-modernidade como projeto conservador – as análises de Ellen Wood e Meera Nanda.

• Exposição e debate de O que é a agenda “pós-moderna”, de Ellen Wood
  • Exposição e debate de Contra a destruição/desconstrução da ciência: histórias cautelares do terceiro mundo, de Meera Nanda

DATA A DEFINIR: A Crítica Marxista à pós-modernidade: uma crítica ao pós-modernismo de transgressão – as análises de José Paulo Netto e Mavi Rodrigues.

• Exposição e debate de Foucault sem espelhos: um pensador proto pós-moderno, tese de Mavi Rodrigues
  • Exposição e debate de De como não ler Marx ou o Marx de Souza Santos, de José Paulo Netto

Obs.: As datas dos encontros a partir do dia 18 de junho serão marcadas após o recesso do calendário acadêmico da UFMS. Os encontros ocorrerão no CPAR, aos sábados, das 13:30 às 17:30.