O objetivo maior da criação do Câmpus de Paranaíba (CPAR) foi o de contribuir para o desenvolvimento social, ambiental, cultural, científico e profissional de uma vasta região do Estado de Mato Grosso do Sul, englobando o município de Paranaíba e outros da região. Destaca-se a importância econômica e histórica do município de Paranaíba, cuja trajetória está preenchida por fatos relevantes para a própria história do país, passando pelos desafios da conquista da região sul do Mato Grosso. Contemporaneamente, o município de Paranaíba participa da expansão e da modernização do Estado de Mato Grosso do Sul, ampliando sua indústria, pecuária, comércio e opções de educação.
Em 26 de fevereiro de 1999, o Conselho Diretor da UFMS, emite a Resolução CD nº 8/2000, em que se altera a proposta de Estatuto, definindo-se, no inciso VIII, do Art. 13, da Seção II, referente à Estrutura, os “Órgãos da Administração Setorial”, o nome do Câmpus de Paranaíba. No dia 24 de maio de 2000, o Conselho Universitário da UFMS aprova, por intermédio da Resolução Coun nº 18, o Regimento Geral da UFMS, em vigor na época, em cujo inciso VIII, do Art. 17, do Capítulo II, referente à organização administrativa, consta o Câmpus de Paranaíba.
Pela Resolução Coun nº 10, de 03 de maio de 2001, foram criados três cursos superiores de graduação: Administração, Matemática e Psicologia, para os quais foram abertas inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2001. Durante o primeiro semestre de 2001, montou-se o Processo nº 23104.005016/2001-35, contendo minuta de convênio de cooperação mútua entre a UFMS e a Prefeitura de Paranaíba. Após parecer favorável da PROJUR/UFMS, o Convênio de Cooperação Mútua foi celebrado no dia 5 de agosto de 2001, com duração de cinco anos, cujo objetivo maior é o de dar apoio financeiro para o bom funcionamento do Câmpus.
A partir da data de sua implantação, o Câmpus de Paranaíba passou a funcionar no Educandário Santa Clara – PREVÊ-Objetivo por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Paranaíba e a Associação Brasileira das Franciscanas de Agudos.
Em agosto de 2003, em decorrência da insuficiência de espaço físico para abrigar as novas turmas ingressantes, o CPAR mudou-se para uma escola municipal – Escola Municipal Maria Luíza Corrêa Machado.
Em agosto de 2005, para atender às necessidades de adequação das instalações físicas, a Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio de convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, disponibilizou parte do colégio Educacional Valmir Lopes Cançado para o CPAR.
Em 11 de Janeiro de 2006 foi iniciada a construção do prédio definitivo do Câmpus de Paranaíba, em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Paranaíba, onde as atividades acadêmicas iniciaram-se no segundo semestre de 2007.
Ao longo dos anos, através de um estudo realizado entre os docentes do Câmpus, sobre os perfis de cursos necessários à região, foi apresentado a proposta de criar o Curso de Medicina Veterinária, ao presidente do Conselho de Campus, que opinou favoravelmente à proposta de criar o curso e, em seguida, foi feita a manifestação do Conselho de Ensino de Graduação da UFMS, que também se declarou favorável.
O Curso de Medicina Veterinária foi aprovado pelo Conselho Universitário da instituição, através da resolução COUN n°29, de 16 de abril de 2013 e, em seguida, foi emitida a Portaria n° 646, de 30 de outubro de 2014, pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, autorizando a criação do curso.
Em 2014, foi doada pelo Município de Paranaíba/MS a área de 110,81,32 hectares para implantação da Fazenda Escola do Curso de Medicina Veterinária. Finalmente, em 2022, o Curso de Medicina Veterinária foi oferecido nos processos seletivos da UFMS, com a primeira turma ingressante em março de 2023. Atualmente, o CPAR conta com os cursos de Administração, Matemática, Psicologia e Medicina Veterinária, bem como o curso de pós-graduação MBA Gestão Estratégica de Negócios.