Professor promove série de lives como recurso avaliativo

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Desde meados do mês de março, quando a Universidade optou por substituir as atividades presenciais nos câmpus por estudos dirigidos com uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), por causa da pandemia da Covid-19, a relação professor-aluno nos cursos de graduação presenciais foi modificada. Muitos docentes tiveram que reinventar suas aulas. Novas estratégias de ensino foram pensadas e adotadas diferentes formas de avaliação.

No campus de Paranaíba, por exemplo, o professor do curso de Administração Wesley Ricardo de Souza Freitas desenvolveu o projeto intitulado Super Ação. A atividade é vinculada às disciplinas Gestão de Recursos Humanos e Tópicos Especiais em Administração.

“A ideia é realizar uma série de lives pelo Instagram, com histórias de superação, de conquistas, de resiliência, confiança, fé, esperança, tudo que a gente precisa para superar as nossas limitações e barreiras, profissionalmente ou pessoalmente”, explica Wesley. As lives têm feito sucesso nesse período de isolamento social. Artistas e outros profissionais aderiram a essa forma de comunicação e interação e, por isso, o professor decidiu incorpora-las às aulas.

O objetivo do docente é que a live funcione como atividade avaliativa, na qual o estudante deve relacionar as lições aprendidas aos assuntos estudados, como liderança de empresa, recursos humanos, motivação de pessoas, entre outros. As lives serão abertas à participação da comunidade em geral, especialmente quem tiver interesse nos temas. Wesley explica que a partir da ideia, elaborou um projeto que está em fase de aprovação.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Cpar)