Professoras e alunos do curso de Psicologia proferem palestra sobre o Transtorno do Espectro do Autismo

No último dia 07 de outubro de 2015, as professoras do Curso de Psicologia do Câmpus de Paranaíba da UFMS, Ana Luiza Bossolani Martins e Camila Bellini Colussi Macedo, juntamente com os estudantes Isabela Campoli Medeiros, Marcela Almeida Benitez e Daniel dos Santos Braga, proferiram a palestra “Transtorno do Espectro do Autismo: um olhar para os pais” na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa.

Na palestra, a professora Ana Luiza abordou um breve histórico sobre os diagnósticos dos Transtornos do Espectro do Autismo segundo o DSM-IV e agora DSM-V. As características dos indivíduos afetados, mitos e verdades sobre o Autismo, visando alertar os pais para com tratamentos ineficazes. Na mesma ocasião, a professora Camila Bellini, sob a ótica da Psicologia, falou sobre os sentimentos e a aceitação dos pais, diante do diagnóstico, como lidar com essa nova realidade, onde buscar apoio.

Em seguida, as discentes do 3º ano de Psicologia, Isabela Campoli Medeiros e Marcela Almeida Benitez, apresentaram seus dados do projeto de pesquisa intitulado “Quais são os suportes sociais formais disponíveis às famílias de indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo?”, em andamento com os pais de autistas de Paranaíba e região.

Por fim, o acadêmico do 4º ano, Daniel dos Santos Braga, divulgou entre pais e profissionais da educação, seu projeto de Iniciação Científica, em fase inicial, intitulado “Estudo de prevalência dos Transtornos do Espectro do Autismo: Avaliação Clínica, Diagnóstico e Intervenção”, o qual faz parte de um projeto maior que a professora Ana Luiza coordena. O projeto do aluno Daniel visa intervir com crianças autistas sem repertório verbal ou pouco desenvolvido para o desenvolvimento da aprendizagem e melhora da sua comunicação com base em um instrumento aprovado e especializado para essa abordagem.

Confira as fotos da palestra:

IMG_1413 IMG_1414 IMG_1418 IMG_1421 IMG_1422 IMG_1425