Projeto “Você na Universidade” apresenta a UFMS aos alunos do Ensino Médio da região

Postado por: Ailton Junior

O Projeto Você na Universidade realizou visitas aos alunos do Ensino Médio em Paranaíba e na região. Este projeto de extensão, coordenado pelo servidor Hiran Aparecido da Silva, tem como principal objetivo apresentar aos estudantes do Ensino Médio os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as principais formas de ingresso e informações sobre bolsas e auxílios estudantis. A equipe de acolhimento recepciona as turmas, oferecendo uma visão geral da universidade e de seus programas.

A aluna à frente do projeto, Ana Paula Cortez, conduziu as visitas em colaboração com psicólogas da CRE10 – Coordenadoria Regional de Educação – Paranaíba-MS, abrangendo todas as escolas públicas de Paranaíba. Além de fornecer informações, elas também se envolveram em conversas e atividades reflexivas para ajudar os jovens a lidar com dúvidas e ansiedades em relação às escolhas profissionais futuras.

Os alunos das escolas públicas e privadas foram convidados a conhecer o Câmpus e suas instalações internas, como salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Essa interação direta permitiu a troca de experiências com os estudantes universitários, estimulando o interesse deles em ingressar no Ensino Superior.

Neste ano, o projeto também visitou escolas em Aparecida do Taboado e Santa Fé do Sul. Além disso, participou da ExpoEcoArt 2023, um evento organizado pelo Colégio Cecafe COC de Santa Fé do Sul, com o objetivo de promover a interação entre alunos do Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior, por meio de rodas de conversa e divulgação dos cursos oferecidos por cada instituição.

Ao longo de todo o projeto, foi notável o aumento significativo na matrícula de estudantes das escolas municipais nos cursos oferecidos pelo Câmpus. Além disso, essa iniciativa estreitou os laços entre os acadêmicos e a realidade vivenciada pela população local, possibilitando a identificação de outras necessidades em que a universidade pode colaborar com a comunidade.

As ações realizadas neste projeto efetivamente contribuíram para promover a inclusão educacional de jovens de Paranaíba-MS e da região, tornando mais acessível sua admissão em instituições de ensino superior.

A disponibilidade de acesso ao conhecimento desempenha um papel fundamental no desenvolvimento desses jovens, sendo a educação reconhecida como um direito universal no pleno exercício da cidadania.

Clique aqui para ver as fotos