Projetos de Ensino

ADMINISTRAÇÃO

Grupo de ações e estudos em Marketing, Estratégia e Serviços (GAMES)

Coordenador: Prof. Dr. Dalton de Sousa

Resumo da Proposta:

O Grupo de Ações e Estudos em Marketing, Estratégia e Serviços (GAMES) se reunirá uma vez por quinzena, sempre em horário que antecede às aulas noturnas do curso de Administração/bacharelado do Campus de Paranaíba, como detalhado a seguir:
Reunião quinzenal;
Início: 18 horas, sempre agendado previamente com os participantes e realizadas em dias de aulas das disciplinas do coordenador do projeto.
Disciplinas envolvidas (a depender da oferta semestral):
Marketing I.
Marketing II.
Gestão Estratégica.
Administração de Serviços.
Nas reuniões serão definidos os temas para estudos, distribuídas tarefas e responsabilidades, preparados seminários e definidas datas de apresentação dos conteúdos avançados para as turmas das disciplinas envolvidas, bem como, serão definidos outros produtos para publicação dos temas/assuntos estudos para a comunidade acadêmica e/ou a sociedade em geral (podcasts, vídeos, cartazes, folhetos, banners, resumos, artigos e outros).

Para mais informações: dalton.sousa@ufms.br

 

Demonstrativos Contábeis Aplicados ao Setor Público
Coordenador(a): Fabiano Martin Tiossi

Resumo da proposta: A contabilidade é considerada como uma das ciências mais antigas. Com o passar dos anos, tendo em vista sua importância, ocorreu um desdobramento para a área pública, Conforme apresentando no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP, 2021), sabe-se que a ciência contábil no Brasil vem passando por signifcativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. O processo de evolução da contabilidade do setor público deve ser analisado de forma histórica e contextualizada com o próprio processo de evolução das fnanças públicas. Nesse sentido, o primeiro marco histórico foi a edição da Lei no 4.320/1964, que estabeleceu importantes regras para propiciar o controle das fnanças públicas, bem como a construção de uma administração fnanceira e contábil sólidas no País, tendo como principal instrumento o orçamento público. Outro importante avanço na área das fnanças públicas foi a edição da Lei Complementar no 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabeleceu para toda a Federação, direta ou indiretamente, limites de dívida consolidada, garantias, operações de crédito, restos a pagar e despesas de pessoal, dentre outros, com o intuito de propiciar o equilíbrio das fnanças públicas e instituir instrumentos de transparência da gestão fscal. Dentre estes instrumentos de transparência, temos as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, elaboradas de forma a auxiliar os gestores públicos em seus processos de tomada de decisão. Sua estrutura deve ser observada pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, permitindo a evidenciação, a análise e a consolidação das contas públicas em âmbito nacional, em consonância com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Com o propósito de criar interdisciplinaridade e introduzir a contabilidade pública nos estudos dos acadêmicos do curso de Administração do CPAR, o objetivo principal deste projeto é apresentar os DCASP e sua utilidade para os gestores públicos. A temática será trabalhada, inicialmente, com um pequeno grupo de alunos que se aprofundarão no assunto para, posteriormente, compartilhar seus conhecimentos com os acadêmicos da disciplina de Introdução à Contabilidade.

Para mais informações: fabiano.tiossi@ufms.br

 

MATEMÁTICA

Um estudo acerca da BNCC e seus apontamentos para a disciplina de Matemática

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim

Resumo da Proposta: Sabemos que o âmbito educacional assim como nas demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar a discussão teórica, reflexiva e crítica de documentos e artigos correlacionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de leituras e encontros formativos . De acordo com o MEC, a Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, e cujo “principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito”. Faz-se assim objeto de interesse urgente de estudo para a formação acadêmica dos acadêmicos do curso e futuros professores de Matemática.

Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br

 

História da Matemática no Brasil: Uma introdução
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Sabrina Helena Bonfim

Resumo da proposta: As discussões relativas à inserção da História da Matemática (HM) na formação do professor, embora não sejam recentes, passaram a ter mais destaque, no cenário nacional, no final da década de 1980 (MIGUEL, BRITO, 1996). Nas últimas décadas, a HM tem assumido importância na formação de professores no Brasil, fato que pode ser identificado tanto pela produção acadêmica sobre questões relativas à HM na formação de professores, quanto pelo aumento da oferta de disciplinas que abordam temáticas relativas à HM nos cursos que formam professores de Matemática em território nacional, reafirmando-se como uma das tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem de Matemática. Pertinente a este contexto, entendemos que o âmbito educacional assim como as demais áreas do conhecimento demanda constantes atualizações por parte dos acadêmicos de licenciatura ou profissionais da área, sejam estas feitas durante a própria formação como também ao longo da carreira profissional. Levando em conta esta necessidade e com vista as recentes normativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) este projeto de ensino visa possibilitar e veicular a leitura, discussão teórica, reflexiva e formativa de materiais como artigos científicos e obras relacionados a História da Matemática no Brasil. Busca-se assim, proporcionar ao participante se apropriar dos elementos teóricos culturais necessários a sua especificidade matemática, conhecendo sua história e ampliando assim seu reportório acadêmico formativo para atuação como futuro professor de matemática. Pensando que a Matemática é uma linguagem, agrega-se assim, uma componente importante a formação acadêmica que é a História da Matemática no Brasil, possibilitando ao acadêmico conhecer um pouco do escopo histórico-cultural desta ciência antiga e ao mesmo tempo, tão atual e necessária, enriquecendo o repertório de conhecimentos acerca da temática e contribuindo para a formação do futuro professor para atender as novas demandas das escolas em todo o Brasil, principalmente as da autoria, que vem com forte tendência, principalmente no município de Paranaíba/MS.

Para mais informações: sabrina.bonfim@ufms.br

 

PSICOLOGIA

 

MEDICINA VETERINÁRIA

ENSINO PRÁTICO DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Coordenadora: Profª. Drª. Adriana Caroprezo Morini
O projeto foi elaborado para confecção de material didático para ensino das práticas de anatomia dos animais domésticos no primeiro e segundo semestres do curso de Medicina Veterinária do campus de Paranaíba. Ovinos, cães, bovinos suínos ou outras espécies doados pelo CCZ, por laboratórios da UFMS e de outras Instituições, órgãos públicos ou particulares como empresas que gerenciam rodovias ou ainda por tutores cujos animais vieram a óbito e querem doar o corpo para estudo, serão, se ainda vivos, após aprovação do comitê de ética de uso de animais (CEUA), encaminhados ao laboratório de anatomia dos animais domésticos do InBio UFMS para então serem eutanasiados, canulados pela artéria carótida e após lavagem do sistema circulatório receberão o fixador formaldeído a 10%, serão então encaminhados ao campus de Paranaíba e alojados em tanques com o mesmo fixador (formaldeído). Animais que chegarem as dependencias do CPAR já mortos serão congelados ou formolizados com a mesma técnica, sem a necessidade dos fármacos para eutanásia e serão de responsabilidade de grupos de alunos do primeiro ano do curso de medicina veterinária e esses irão ao longo de toda a disciplina anatomia I e no sendo semestre anatomia II, realizar a dissecação do animal identificando cada estrutura anatômica presente com auxílio do docente e de um roteiro de dissecação guiando passo a passo suas ações.