Residentes relatam experiência na docência obtida por meio de projeto

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

O trabalho “A Relevância na formação docente obtida através do Programa de Residência Pedagógica: um relato de experiência”, é apresentado por Paulo Felipe Toro, graduado em Matemática pela UFMS, campus de Paranaíba, e hoje mestrando em Biometria pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu.

“Este trabalho se encaixa entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável global acordados pela ONU, mais especificamente, o quarto, que trata de educação de qualidade”, ressalta Paulo Toro.

Segundo o mestrando, “o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento na formação prática dos cursos de licenciatura promovendo a imersão dos graduandos nas escolas de ensino básico. Dividido em quatro etapas, sempre com acompanhamento dos professores, discutindo as diversas questões pertinentes ao projeto, principalmente as que poderiam influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos”, explicou Paulo. O Programa de Residência Pedagógica foi aplicado em uma escola pública da rede de ensino municipal de Paranaíba, por oito residentes, tendo a duração de 440h.

Paulo Toro falou sobre a relevância do projeto para sua formação acadêmica: “Matemática (infelizmente), não é uma das matérias que os alunos mais gostam. Acredito que parte disso se dá pela didática tradicional e formação dos professores de Matemática. O Programa Residência Pedagógica teve uma importância crucial na minha formação como docente. Foi através dele que pude estar presente com mais frequência da rotina de ‘ser professor’, tanto na parte teórica, quanto na prática”.

O egresso complementou que “foi muito gratificante ganhar a confiança dos alunos e mostrar a eles que Matemática não é esse monstro que todos dizem, sem contar o aprimoramento profissional devido à evolução das minhas regências e didática”.

Confira aqui a apresentação completa do trabalho.

Texto e imagens: Maria de Fátima da Silva Cunha – estagiária da Agecom no CPAR