Serviço Social UFMS/CPAR – Acadêmicos

O atendimento social ao estudante visa atuar nas situações vivenciadas pelos acadêmicos nos âmbitos educacional e social, que podem afetar o seu desempenho e levar a sua retenção e evasão, além de limitar as possibilidades de vivência acadêmica nas mais diversas áreas na universidade (cultura, esporte, lazer, ensino, pesquisa, extensão, entre outras).

ATIVIDADES:

• Acolhimento, identificação das necessidades dos acadêmicos, entrevistas, orientações, visitas domiciliares, estudos e pareceres sociais para viabilização de direitos sociais e acesso às políticas públicas;
  • Encaminhamento aos serviços prestados pela rede pública, privada e não-governamental de saúde, assistência social e educação no município em que os acadêmicos habitam.
  • Acompanhamento social dos acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica;
  • Rodas de conversas, oficinas e eventos voltados aos interesses dos acadêmicos e que promovam o bem-estar, saúde, acessibilidade, inclusão, igualdade, respeito e dignidade;
  • Orientação individual e coletiva sobre os Auxílios da Assistência Estudantil, direitos dos estudantes referente as normativas institucionais, além de informações educacionais, assistenciais, de lazer, cultura e esporte no âmbito da UFMS.

CONTATO:

Raynne Ferreira Santos

Assistente Social (CRESS 5493 – 21ª Região/MS)

E-mail: raynne.ferreira@ufms.br

Expediente: