Foi a vez de falar sobre Marketing e Normas da APA

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Nesta quarta-feira (17) os temas abordados na Semana de Desenvolvimento no Campus de Paranaíba foram as Normas da APA  7ª Edição e as contribuições do marketing para o desenvolvimento profissional. Os palestrantes trouxeram várias informações sobre o assunto para os alunos, com o intuito de contribuir na formação e com a carreira dos participantes.

“Como usar as Normas da APA 7ª Edição” foi a primeira palestra do dia, ministrada por Alexandre José de Souza Peres e Rebeca Fonseca Wexell Severo. Foram abordadas as principais normas e como utilizá-las. A palestra foi muito dinâmica e teve um público de mais de 90 pessoas.

Rebeca atualmente é estudante e Alexandre é professor do curso de Psicologia do Campus de Paranaíba, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e possui mestrado e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Seus temas de pesquisa são relacionados à psicologia da personalidade, psicometria e psicopatologia.

Existem diversos padrões de formatação para trabalhos acadêmicos, no Brasil a mais conhecida é a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entretanto, revistas de psicologia costumam exigir as normas especificas dessa área, a APA (American Psychological Association).

Rebeca explica que no final de 2019, a APA sofreu algumas modificações que resultaram em uma nova edição e que não foram amplamente divulgadas, por serem recente e originalmente escritas em inglês. “Havíamos feito a tradução para que os profissionais da área que não sabem inglês tivessem acesso, e pensamos que seria uma ótima oportunidade apresentar na Semana de Desenvolvimento da UFMS, tanto para os alunos, quanto para professores e demais interessados para que pudessem ter um maior contato com essas normas e tirar suas dúvidas”, explica Rebeca.

Rebeca lembra que as normas da APA são utilizadas para trabalhos no mundo todo, por isso a necessidade de conhecer e dominar o assunto. “Muitas revistas acadêmicas da área pedem que os trabalhos sejam na APA, para assim facilitar a troca de informação. A importância dos estudantes terem conhecimento dessa norma é para que a nossa produção científica também seja difundida, que tenhamos facilidade ao submeter os trabalhos e assim disseminá-los”, enfatiza ela.

Cinthia Junqueira está no último ano de Psicologia no Campus de Paranaíba e conta que ao longo da graduação sempre utilizou outro modelo de formatação. “A APA é algo novo para mim. Estou produzindo meu TCC e estou utilizando essas normas como referência, então hoje pude sanar algumas dúvidas e relembrar algumas regrinhas que havia esquecido”, diz Cinthia.

Marketing e Desenvolvimento Profissional

“Contribuições do marketin para o desenvolvimento profissional” foi a segunda palestra do dia e teve um público de mais de 50 pessoas. Dalton de Sousa apresentou o conceito de marketing e como aplicá-lo á carreira profissional para alcançar bons resultados.

Dalton de Sousa possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestrado em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (Faceca) e graduação em Administração pela Faculdade Presbiteriana Gammon. Atualmente, é professor do curso de Administração na UFMS no Campus de Paranaíba.

O professor explicou que muitos confundem marketing com publicidade, mas na verdade isso é apenas a parte visível do marketing. É um processo no qual busca-se entender as necessidades das pessoas e criar ou comunicar um produto que resolva isso, ele está por toda parte seja formal ou informalmente.

Em relação aos profissionais, o professor explica que “nós enquanto profissionais estamos no mercado para oferecer soluções para as pessoas, compreender a necessidade delas e desenvolver de maneira criativa algo para atender essas necessidades”. Mas para além de atender as necessidades, é preciso fazer com que elas se sintam satisfeitas com o trabalho ofertado e dessa forma indiquem o profissional a outras pessoas, acrescenta ele.

“O objetivo do marketing é criar um relacionamento de longo prazo com consumidores e clientes, para conseguir mais sucesso com aquela atividade que está vendendo para as pessoas” explica Dalton. E para isso também é necessário oferecer um serviço que seja diferenciado, “o cerne do Marketing é a diferenciação, como vou me diferenciar como profissional e organização, para que as pessoas me escolham?”.

Dalton deu cinco dicas para qualquer profissional que queira investir no marketing para desenvolvimento profissional. Destacou que é importante conhecer o mercado-alvo, deixar claro seu posicionamento, deixar que o cliente entenda os benefícios e custos do que você oferece e tenha uma marca, uma fonte que vai te tornar conhecido.

Ana Camacho, estudante de Psicologia, aponta a relevância do assunto, “o tema é importante considerando que profissionais das mais diversas áreas estão diante da necessidade de se destacar no mercado de trabalho. O marketing disponibiliza ferramentas para que o profissional conheça seu público, agregue valor a seu serviço ou produto, entre outras atividades, e assim atenda as necessidades e satisfaça os clientes e/ou consumidores”.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto e imagens: Brunna Oliveira – estagiária da Agecom no Cpar