CPAR disponibiliza a rede Wifi eduroam para servidores e estudantes

A UFMS/CPAR agora faz parte da rede EDUROAM.

Principal iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) dedicada à questão da mobilidade, o eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Lançado no Brasil em 2012, dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

Através de uma rede wi-fi de alta velocidade, estudantes, pesquisadores, professores e outros funcionários das instituições cadastradas podem se conectar à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Basta ter o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática, garantindo comodidade e uma experiência de alta qualidade ao usuário.

Para utilizar a rede eduroam basta possuir um dispositivo eletrônico equipado com receptor Wifi e fazer o login com seu passaporte UFMS.

A rede wifi eduroam está disponível para servidores e acadêmicos do CPAR e servidores e acadêmicos de qualquer instituição do mundo cadastrada no projeto. Você pode utilizar a eduroam em qualquer instituição cadastrada do mundo com seu usuário e senha do Passaporte UFMS.

Links importantes:

MANUAL da AGETIC para acesso à eduroam com seu dispositivo

Eduroam.org

RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)/Eduroam

Passaporte UFMS

Abaixo é apresentado um mapa com todos os pontos de acesso disponíveis no globo. O Brasil possui aproximadamente 1780 pontos de acesso. Acesse o mapa interativo disponível no site da RNP clicando AQUI

Quaisquer dúvidas em relação ao uso da internet sem fio ou ao Passaporte UFMS, entrar em contato com:

Dirceu Lorenzi de Matos

Técnico em TI

email :dirceu.matos@ufms.br

Telefone: 3669-0130