PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CPAR ESTUDARAM SOBRE A EVASÃO E PUBLICARAM EM RELEVANTE PERIÓDICO INTERNACIONAL

Postado por: Ailton Junior

Os Professores Dr Elton Gean Araújo e Dr Dalton de Sousa do curso de administração do CPAR/UFMS e o egresso do curso de administração e mestrando na ESAN-UFMS João Pedro F. Zanetoni, juntamente com pesquisadores da Universidade de São Paulo, publicaram o artigo intitulado “The Zero‑Infated Negative Binomial Semiparametric Regression Model: Application to Number of Failing Grades Data” no periódico “Annals of Data Science”, com Qualis A3. O artigo teve como objetivo avaliar o desempenho dos acadêmicos do curso de administração, medido pela variável target de contagem “número de reprovações em disciplinas”, considerando várias co-variáveis como “problemas pessoais e de saúde”, “falta de bolsas de auxílio permanência”, “dificuldade para conciliar trabalho e estudo”, etc.

Os resultados da pesquisa indicaram que:
(1) O número de reprovações em disciplinas foi maior entre os alunos  que trabalham do que os que não trabalham;
(2) Relação positiva e significante entre o número reprovações em disciplinas  e falta de bolsas de auxílio permanência;
(3) Os acadêmicos com maior número de reprovações em disciplinas tendem a pontuarem mais a falta de bolsas de auxílio permanência.
Parabéns Professores Elton e Dalton pelo excelente resultado.