ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de Julho-2021

ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de Julho/2021.

Durante o Mês de julho, os professores, alunos, servidores e técnicos do Câmpus de Paranaíba, realizaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de outras atividades inerentes à vida acadêmica e conquistaram  os seguintes resultados:

O Prof. Dr. Richardson Coimbra Borges, do curso de Administração, em parceria com Adriano Antonio Nuintin, Alessandro Silva De Oliveira, Ivan Maia Tomé, Wendel Alex Castro Silva e Jaqueline Santos Oliveira, publicaram um capítulo de livro com o título “Epidemia de covid-19 e isolamento social: análise da eficiência das unidades federativas do Brasil no controle do espalhamento e redução do número de óbitos”, no livro eletrônico “Ações e Experiências para o Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 – 3”, organizado por  Luis Henrique Almeida Castro. O Prof Richardson também publicou o “Análise da Eficiência de Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários Brasileiras: Um Estudo Sobre O Capital e Risco”, na Revista Brazilian Journal Of Development, Qualis B2, tendo como co-autores Alessandro Silva de Oliveira, Wendel Alex Castro Silva, Adriano Antônio Nuitin, Ivan Maia Tomé e Georgiana Luna Batinga. O artigo pode ser acessado  em:

O Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro, do curso de Administração, em parceria com Ednaldo Michellon, publicou o  artigo “Partidos políticos e financiadores de campanhas: um estudo a partir da teoria dos jogos” na Revista Economic Analysis of Law Review –EARL, Qualis B1, disponível em:

Os Professores Doutores Darbi Masson Suficier, Elton Gean Araújo, Camila Bellini Colussi Macedo e Wesley Ricardo de Souza Freitas, tiveram propostas de Iniciação Científica aprovadas pelo EDITAL Nº 57/2021 – PROPP/UFMS. O Prof. Darbi orientará os projetos “Análise estatística das práticas culturais e da vida universitária dos estudantes da UFMS/CPAR” e “Capital cultural dos estudantes da UFMS/CPAR”; O Prof. Elton conduzirá a orientação do projeto  “Modelos GAMLSS e Equações Estruturais com Variáveis Latentes: Estudo e Aplicações em Administração”; A Profª Camila teve duas propostas de iniciação científica aprovadas: “O impacto do vínculo professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem” e “A formação social do superego, análise da apatia vigente no contexto moderno perante uma perspectiva educacional”; Por fim, o Prof. Wesley orientará os projetos “Inteligência emocional: um levantamento do estado da arte no Brasil e na América latina” e “Psicologia Positiva: o que a Ciência Brasileira diz?”.

O Prof. Dr. Alexandre Peres, do curso de Psicologia, foi convidado para ser Editor de um prestigiado Journal da Psicologia: The Interconnectedness of Personality and Language. Além disso, publicou dois capítulos de livros, sendo “Competências em Avaliação Psicológica” no livro Formação e estratégias de ensino em avaliação psicológica, de Thatiana Helena de Lima, Katya Luciane de Oliveira, Monalisa Muniz Nascimento, Daniela S. Zanini e Acacia Aparecida Angeli dos Santos. O livro está disponível em:

Também publicou o capítulo “Ensino Médio público no Ceará: Uma análise do período 2007 a 2017”, em parceria com Sofia Lerche Vieira (Universidade Estadual do Ceará) e Eloisa Maia Vidal (Universidade Estadual do Ceará), o livro é organizado por  Eloisa Maia Vidal,  Sofia Lerche Vieira e Iasmin da Costa Marinho. O capítulo está disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353294913_Ensino_Medio_Publico_no_Ceara_Uma_Analise_do_Periodo_2007_a_2017

Ainda, o Prof. Alexandre Peres teve aprovado o projeto de pesquisa “Evidências de validade do Questionário do Estudante do ENADE”  na RESOLUÇÃO Nº 242-CAS/CPAR/UFMS, de 15 de julho de 2021. e o projeto de extensão “Paranaíba Universitária: estudos sobre a viabilidade de abertura de novos cursos de graduação”, na RESOLUÇÃO Nº 245-CAS/CPAR/UFMS, de 27 de julho de 2021.

Parabenizamos os professores pelos resultados alcançados!

Dara Suellen Lima (Estagiária/Agecom- CPAR)