ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de Outubro de 2021

Durante o mês de outubro, os professores, alunos e técnicos-administrativos do Câmpus de Paranaíba realizaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de outras atividades inerentes à vida acadêmica e conquistaram  os seguintes resultados:

No dia 1.º, a Profª Drª Andreia Cristina Ribeiro participou na UNESP (Câmpus de São José do Rio Preto) como membro titular da Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado Acadêmico em Matemática de Linara Stefani Facini.

No dia 11/10, a Empresa Júnior (EJ) do curso de Administração realizou a palestra “Contratação de funcionários nas organizações: análise e casos práticos”, ministrada pela Doutora Eliziane Jacqueline dos Santos (da cidade de SP),  professora e recrutadora de empresas nacionais e internacionais. No evento, a professora Eliziane debateu sobre as tendências do mercado de RH bem como sobre as qualidades buscadas pelas empresas no momento de contratação. Ainda, no mês de outubro, a EJ doou, com recursos próprios, livros da área para o curso de Administração e um triturador de galhos e folhas para ser utilizado no Projeto de Compostagem Urbana

A acadêmica do Curso de Administração, Gabriela Nobre de Paiva, e o Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas, em parceria com outros pesquisadores, publicaram o artigo “Manufatura Enxuta e Economia Circular: Interfaces entre as agendas de pesquisa no XXIII ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente”.

O Prof. Dr. Wesley, em conjunto com pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Economia Circular – CEUSP, tiveram o artigo “The first two decades of circular economy in the 21st century: a bibliographic review” aceito para publicação no Benchmarking: an International Journal, Qualis Capes A1.

Já no dia 22, o Laboratório de Psicometria, Avaliação Psicológica e Educacional (LabPAPE) da UFMS realizou a palestra “Teste das Manchas de Tinta de Rorschach e Outras Técnicas Projetivas”, ministrada pela Dra. Ana Carolina Zuanazzi (Instituto Ayrton Senna) e mediada pelo Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres, do curso de Psicologia do CPAR.

Ainda dois eventos importantes aconteceram durante o mês de outubro, cujo objetivo foi promover a consciência sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, através de palestras, oficinas e rodas de conversa, além de arrecadação de resíduos recicláveis: de 25 a 30, ocorreu a Semana Lixo Zero UFMS 2021, e no dia 30, o 1.º Passeio Ciclístico de conscientização ambiental, ambos considerados um sucesso!

Entre os dias 25/10/21 e 30/10/21 foi promovido o minicurso “Tessituras do Afeto: o papel das educadoras na construção e manutenção de laços sociais e afetivos de crianças e adolescentes acolhidos”, ação de extensão coordenada pela professora Dra.Cíntia Carvalho e suas colaboradoras, estudantes de Psicologia: Aline Assis Andreta, Amanda Ribeiro Rezende e Melanie Conelhero Alves Souza.

O curso teve como público alvo as trabalhadoras do Serviço de Acolhimento Institucional do Município de Paranaíba e contou com a participação ativa das educadoras e da equipe técnica (coordenadora, assistente social, psicóloga e pedagoga) da instituição. Houveram compartilhamentos significativos, em que foram entrelaçados conhecimentos advindos de pesquisas e práticas da Psicologia em contextos de acolhimento, somados ao cotidiano das profissionais, ali engajadas.  Foram trabalhados temas como: 1) A criança e o adolescente como sujeito de direitos e o papel do educador; 2) A atitude receptiva, a voz, a arte da conversa e escuta de crianças e adolescentes; e 3) O cuidado e a promoção de convivência e fortalecimento de vínculos.

Por fim, alguns projetos foram aprovados durante o mês de outubro. O Projeto de Pesquisa “Avaliação Genético-Clínica, Psicológica e Orientação em Indivíduos com Deficiência Intelectual Idiopática”, coordenado professora Ana Luiza Bossolani Martins, e os Projetos de Extensão “Psicologia e Relações Étnicos-Raciais II”, coordenado pela professora Jassonia Lima Vasconcelos Pacini; “Teste das manchas de tinta de Rorschach e outras técnicas projetivas”, coordenado pelo professor Alexandre José De Souza Peres e o “Tecituras do Afeto: O papel das educadoras na construção e manutenção de laços sociais e afetivos de crianças e adolescentes acolhidos”, coordenado pela professora Cíntia Carvalho.

Parabenizamos a todos pelos resultados alcançados!

Dara Suellen Lima (Estagiária/Agecom- CPAR)