ACONTECEU no CPAR! Resultados durante o mês de NOVEMBRO de 2021

Postado por: Murillo Evangelista Paiva

Durante o mês de novembro, os professores, os alunos e os técnico-administrativos do Câmpus de Paranaíba realizaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de outras atividades inerentes à vida acadêmica e conquistaram os seguintes resultados:

O Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas, do curso de administração e atual Diretor do Câmpus de Paranaíba, participou como membro titular da Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração (Ppgadm) – mestrado profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Campus Cascavel (UNIOESTE), do mestrando Morelle Maykon Monteiro Mello. Além disso, o docente foi convidado para participar da organização do livro “Gestão de Recursos Humanos no Século XXI: Desafios e Tendências” pela editora Paco Editorial.

No dia 7 de novembro, foi realizada a 2ª Caminhada nos Câmpus da UFMS, promovida pela Coordenadoria de Cultura e Esporte da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE/UFMS). Além de muita interação e descontração entre os participantes, houve sorteio de brindes ao final do exercício, promovendo um momento de muita diversão.

Por conseguinte, nos dias 25 e 26 de novembro, a partir do Projeto de Extensão “CPAR Saúde e Esporte”, empreendeu-se avaliação física e funcional com a participação do profissional de Educação Física Diego Secate de Oliveira, o qual possui experiência ocupacional no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro/Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME) e, no momento, é orientador pessoal de reabilitação cárdio-física, esporte e atividade física adaptados, além de desenvolvimento de protocolos.

Ademais, no dia 29 de novembro, o Projeto “Compostagem Urbana”, da Empresa Júnior do curso de administração, ofertou o “Curso Prático de Compostagem Doméstica”. A iniciativa dá prosseguimento ao projeto que, desde agosto deste ano, visa a implantação de práticas de reaproveitamento de resíduos orgânicos dentro e fora da Universidade.

O Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres, do curso de psicologia, fez duas novas publicações no mês de novembro: GOMES, C. M. A. ; GOLINO, HUDSON FERNANDES ; PERES, A. J. S. “Evidências Desfavoráveis ao Postulado de Cargas Fatoriais Simples do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”. Avaliação Psicológica, v. 20, p. 308-320, 2021, e também “Processamento da linguagem natural: Modelagem de tópicos”. In: Cristiane Faiad; Makilim Nunes Baptista; Ricardo Primi. (Org.). Tutoriais em análise de dados aplicados a psicometria. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2021, v. 1, p. 436-459.

Por fim, foi aprovado o projeto de extensão “II Encontro Paranaibense de Análise do Comportamento: Feminismos e Estudos de Gênero e da Mulher”, coordenado pelo professor do curso de psicologia Dr. Juliano Setsuo Violin Kanamota.

Parabenizamos a todos pelos resultados alcançados!

Dara Suellen Lima (Estagiária/Agecom- CPAR)