Prazo para recadastramento de auxílios estudantis é prorrogado até o dia 10

Postado por: Ailton Junior

O prazo de recadastramento dos auxílios estudantis foi prorrogado até a próxima quinta-feira, 10. Estudantes que recebem os auxílios Alimentação, Creche, Moradia ou Permanência precisam atualizar os dados para garantir os benefícios no primeiro semestre de 2022.

O recadastramento é essencial para que os beneficiários continuem recebendo os auxílios e, inicialmente, o prazo estava previsto para encerrar no dia 31. “Quem não fizer, pode ficar sem os auxílios estudantis a partir de março. Então, a finalidade da prorrogação é dar mais uma chance para os acadêmicos”, reforça o secretário da Secretária de Assistência Estudantil (Seae) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Josemar da Silva Pawiloski.

O recadastramento tem sido exigido pelos órgãos de controle e é uma ação importante para confirmar que os estudantes são elegíveis para o recebimento dos recursos. Os benefícios são direcionados aos considerados vulneráveis socioeconomicamente e, portanto, os acadêmicos precisam ter renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo.

O prazo está chegando ao fim e é importante que os beneficiários não deixem o recadastramento para o último dia. É preciso se preparar com antecedência porque um dos documentos exigidos é a Folha Resumo do CadÚnico, que só pode ser obtida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O estudante precisa fazer o agendamento e comprovar o rendimento familiar no local. Além disso, existe um prazo para que o Cras faça a emissão da Folha Resumo.

“A Folha devidamente assinada pelo entrevistador e pelo responsável da unidade familiar é necessária para o recadastramento de todos os auxílios. Esse documento passou a ser exigido a partir de 2020, portanto muitos bolsistas não apresentaram esse documento antes. Não é uma novidade para os bolsistas mais recentes, mas para os outros é”, explica o secretário.

Recadastramento

Para garantir o direito aos auxílios estudantis, os beneficiários devem atualizar o “perfil acadêmico” no Sistema Acadêmico (Siscad) e inserir a “Folha Resumo do CadÚnico”.

Em seguida, os documentos de comprovação devem ser anexados no site Seleção UFMS. Os documentos variam de acordo com o tipo de auxílio. No caso do auxílio Moradia, também é necessário inserir o contrato de locação do imóvel ou declaração do locador devidamente assinada. Para o auxílio Creche, é preciso anexar declaração de espera de vaga em centro de ensino infantil devidamente assinada.

Confira a relação de documentos exigidos no edital:

Edital-PROAES-84-2021-1

BAIXE O EDITAL AQUI