15 de maio – DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Postado por: Ailton Junior
Assistente Social
Profissional indispensável: atua na viabilização de direitos sociais e humanos. Defende a liberdade, a democracia, a equidade e a justiça social. Pessoa crítica e propositiva: atua na efetivação de programas, projetos, serviços e benefícios. Atua pela ampliação das políticas públicas, sociais e da cidadania.
O atendimento social é realizado com foco na identificação de expressões da questão social vivenciadas pelos estudantes, como violência, desemprego, trabalho precário, discriminação de gênero/raça/etnia/orientação sexual, vulnerabilidade socioeconômica, agravos à saúde mental, dificuldade no acesso à serviços públicos, etc. Essas problemáticas podem levar a retenção e evasão estudantil, além de limitar as possibilidades de vivência acadêmica nas mais diversas áreas da UFMS.
A atuação do assistente social é norteada por instrumentos e técnicas profissionais, que envolve amplo conhecimento das políticas públicas, análise crítica da conjuntura social, acolhimento, escuta qualificada, orientação, entrevistas, encaminhamentos, visitas domiciliares, estudos sociais, avaliações sociais e pareceres técnicos para a viabilização dos direitos dos estudantes.
No CPAR, a profissão ocupou esse espaço em 2021, depois de anos de luta.
Informações:

Raynne Ferreira Santos